na segunda etapa da Taça do Mundo de Triatlo, em Monterrey, no México onde o triatleta beneditense concretizou um feito histórico, sendo o primeiro triatleta português masculino a conquistar uma taça do Mundo.
Vitória Histórica de João Silva ao vencer a Taça do Mundo de Monterrey
O Beneditense, João Silva, conquistou hoje, no México, a primeira vitória portuguesa (no sector masculino) em provas da Taça do Mundo de Triatlo.
Nesta segunda etapa da Taça do Mundo de Triatlo, Portugal alinhou à partida com Duarte Marques, João Pereira, Miguel Arraiolos e João Silva. O objectivo da equipa nacional passava por obter importantes pontos no ranking mundial com vista à qualificação olímpica para os Jogos Olímpicos Londres 2012.
O segmento de natação foi feito em pelotão compacto e com os portugueses João Silva e Duarte Marques bem colocados nas primeiras posições, 5.º e 9.º, respectivamente. Durante o segmento de ciclismo registaram-se diversas tentativas de fuga tendo acabado por se formar um pequeno grupo com oito elementos na frente onde estavam os dois portugueses e três norte-americanos, pelo que o entendimento foi sempre muito bom. Assim, à entrada para a segunda transição, muitos dos principais favoritos estavam a três minutos do grupo da frente.
O resultado para Portugal ainda poderia ser melhor já que em boa parte do segmento de corrida João Silva e Duarte Marques eram primeiro e segundo. Já na fase final do segmento de corrida João Silva conseguiu destacar-se para conquistar uma vitória histórica par Portugal, com o tempo de 1h 44m 40s, enquanto Duarte Marques integrou o grupo que lutou pela medalha de prata e bronze, tendo concluído na sexta posição, a 45s do seu companheiro, o seu melhor resultado em provas da Taça do Mundo. Nas segunda e terceira posições terminaram o norte-americano Matt Charbot (a 25 segundos) e o alemão Gregory Bucholz (a 28 segundos).
O regresso da equipa nacional ao aeroporto de Lisboa está previsto para terça-feira 20 de Abril 2010 pelas 08h20 da manhã, no voo CO064.