aprovado por unanimidade
Assembleia Municipal de Alcobaça 19.Abril. 2010
P1. Associação Mosteiros de Portugal – Projecto de Estatutos - Aprovação
Votamos a favor deste projecto de estatutos e fazemos votos de que haja uma efectiva parceria que rentabilize a força atractiva dos 4 Mosteiros Património da Humanidade…
Mas perguntamos: Quem vai ficar com esta frente? Quem vai trabalhar por Alcobaça nesta parceria a 4?
Temos muitas frentes sem responsável de missão.
Os estatutos até podem ser bonitos, as intenções podem ser óptimas mas a acção é que conta.
O que têm feito os nossos representantes da Assembleia no Hospital Bernardino Oliveira?
O que temos feito na CPCJ?
Onde está o Conselho Municipal de Segurança? E o da Educação que nunca mais reuniu? E o da Juventude que devia estar constituído por lei e ainda não se constituiu?
Mas queremos declarar, ainda, o seguinte sobre o nosso Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Nós andamos há muitos anos a reivindicar o nosso papel de Alcobacenses no Mosteiro. Há a Associação de Amigos da Abadia que esperamos dê o seu melhor. Mas como autarcas achamos que estamos muito longe do que é o mínimo político.
Sabemos o que queremos para rentabilizar aquele volume imenso deixado pelo Lar Residencial há + de 6 anos?
Alguma vez a Assembleia Municipal, a Câmara a Assembleia de freguesia da cidade, a Junta da cidade reuniram para chegar a 1 texto estratégico, reivindicativo, que una os alcobacenses como carta magna do que queremos para aquele espaço histórico?
Nos entretantos o que vamos assistindo é ao ridículo de colocarem restos de armazéns, de outros espaços lisboetas, no Claustro do Rachadouro, dirigidos pelo IGESPAR, sem qualquer indignação da câmara ou deste órgão Assembleia Municipal ou da vizinha Junta/Assembleia de freguesia. Apenas nós na CDU protestámos e nos indignámos em conjunto com muitos cidadãos, quando deveria ser um exemplo de que estamos vivos e não nos deixamos ultrajar!
A abadia, e todo o espaço património da humanidade, tem 1 dono e responsável. Além dos edifícios há o jardim do obelisco, os fontanários, as levadas, a conduta de água potável, o terreno da ex-serração…Sabemos de alguns projectos do IGESPAR, mas não seria fundamental reunirmos a Assembleia Municipal e a câmara especificamente para tratarmos deste factor essencial para o desenvolvimento da cidade e do nosso concelho.
Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Sr. Presidente da Câmara, Sr.ª Presidente da Junta o que têm para nos dizer para esta questão estratégica de conseguir unir os alcobacenses sobre o que queremos para o nosso Património da Humanidade?
Pel’ Os Eleitos da CDU, Isabel Granada