que terei de saudar numa próxima reunião
Presidente da Câmara convidou os Vereadores da Oposição para a Conferência de Imprensa que convocou para as 17h e que começou às 17h e 30' e terminou às 18h e 30'.
Presidente projectou várias imagens em Power-point à medida que ia fazendo a apresentação dos sucessivos temas.
Centros Escolares. Pavilhão Desportivo de Évora. Jardim do Obelisco. Beira-rio. Parque Verde Vieira Natividade. Museu Raúl da Bernarda.
Parque de Negócios/cooperativa Call center.
Resposta à Ministra da Saúde sobre o Estudo de Localização do Hospital.
Jornalistas presentes representando os seguintes órgãos de comunicação social:
Alcoa, Gazeta das Caldas, Rádio Benedita, Rádio Cister, Rádio Nazaré, Região de Cister, Região de Leiria e Tinta Fresca
............................
respiguei do tinta fresca a 27.4.2010
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=eb327ea4-12f2-483b-ac1a-652366a1c308&edition=114
Aproveitando os fundos da Rede de Mosteiros Património da Humanidade
Câmara de Alcobaça quer requalificar histórico Jardim do Obelisco
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça apresentou, no dia 26 de Abril, os seis centros escolares do concelho, os novos Parque de Negócios e parque verde da cidade, o projecto de requalificação do Rio Alcoa e, a grande novidade desta conferência de imprensa, a intenção de requalificar o Jardim do Obelisco, parte integrante do Mosteiro de Alcobaça. Paulo Inácio anunciou ainda que a Câmara municipal de Alcobaça aprovou, nesse mesmo dia, por unanimidade, a compra do edifício do Museu Raul da Bernarda, constituído por uma área de 240 m2 e um logradouro de 1760 m2 na margem esquerda do Rio Alcobaça por 112 mil euros. De fora ficou a colecção de faiança, propriedade da família Raul da Bernarda, que a autarquia espera poder manter no edifício e, se possível, transferir a sua tutela para o município.
Segundo Paulo Inácio, esta conferência de imprensa, que contou também com a presença dos vereadores da oposição, pretendeu assinalar os seis meses de mandato do actual Executivo.
O Centro Escolar de Alcobaça irá contar com 20 salas de aula, incluindo um auditório, cantina, bar, biblioteca e um pavilhão gimnodesportivo, que Paulo Inácio pretende que esteja também ao serviço da população em geral. O autarca não se quis comprometer com uma data para a abertura deste centro que já se encontra em fase avançada de construção, embora seja certo que não abrirá a tempo de iniciar o novo ano lectivo, admitindo que possa ser inaugurado no segundo trimestre de 2011.
Todos os centros escolares contam já com candidaturas aprovadas, à excepção do centro da Cela, mas a aprovação desta candidatura deve estar também para breve. O Centro Escolar da Benedita irá contar com 20 salas para o 1º Ciclo e 6 salas para o Ensino Pré-Escolar, servindo um total de 630 crianças. Paulo Inácio destacou nesta infra-estrutura as “áreas de recreio excepcionais”, o pavilhão gimnodesportivo e a existência de uma horta pedagógica.
O Centro Escolar de Pataias terá 16 salas para o 1º Ciclo e 4 para o Ensino Pré-Escolar, tendo capacidade para acolher 484 crianças. A obra está orçada em 4,5 milhões de euros.
Por sua vez, o Centro Escolar de Turquel terá 10 salas para o 1º Ciclo e 3 para o Ensino Pré-Escolar, tendo capacidade para acolher 300 crianças. A obra está orçada em 3,5 milhões de euros.
Por fim, o Centro Escolar de Alfeizerão terá 8 salas para o 1º Ciclo e 3 para o Ensino Pré-Escolar, tendo capacidade para acolher 267 crianças. A obra está orçada em 3 milhões de euros. O projecto contou com um revés, uma vez que a existência de um projecto único de concepção e execução mereceu reparos das entidades superiores, o que levou a autarquia a recuar e abrir concursos separados para ambos os projectos.
Neste pacote educativo consta ainda o Pavilhão Gimnodesportivo de Évora de Alcobaça que, segundo Paulo Inácio, será o recinto mais moderno do concelho, permitindo a prática de quase todos os desportos.
O autarca anunciou que já se iniciou o processo para a execução do Parque de Negócios, que ficará sedeado nas instalações da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, que assim será alvo de uma requalificação profunda, tanto no interior do edifício como no exterior. O Parque de Negócios custará 500 mil euros e o call center que ali ficará sedeado poderá criar 150 postos de trabalho.
Relativamente à requalificação da frente ribeirinha, o edil garantiu que o processo será longo e deverá esperar pela aprovação de candidaturas a fundos comunitários. Paulo Inácio quer ir mais longe e harmonizar urbanisticamente as casas construídas junto ao rio, pelo que espera convencer os proprietários a colaborar com a autarquia nesse sentido.
O edil anunciou ainda a inauguração para breve do EcoParque dos Monges, um projecto turístico privado já com uma dezena de anos de existência. Paulo Inácio deteve-se ainda a explicar os detalhes do Parque Vieira Natividade, lembrando que além dos terrenos municipais, o projecto espera contar com os 4 hectares pertencentes à Estação Nacional de Fruticultura de Vieira Natividade e ao Ministério da Agricultura.
Contudo, a grande novidade avançada neste dia por Paulo Inácio foi o interesse da autarquia em requalificar o Jardim do Obelisco, parte integrante do Mosteiro de Alcobaça, mandado construir pela Ordem de Cister. O autarca revelou que pretende investir os dois milhões de euros que irá receber da Rota dos Monumentos Património da Humanidade na requalificação do jardim, estendendo depois a intervenção até às margens do Rio Alcoa e à Levada que desemboca na Cozinha do Mosteiro de Alcobaça.
A ideia levou já uma equipa do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico a deslocar-se a Alcobaça para analisar a viabilidade de tal intervenção, mas Paulo Inácio garante que terá técnicos de grande prestígio no terreno a estudar a intervenção, incluindo técnicos da Administração de Região Hidrográfica do Tejo, I.P., pelo que espera obter a aprovação do IGESPAR, que detém a tutela do jardim.
Mário Lopes
27-04-2010