Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Mosteiro de Alcobaça promove no dia 18 de Abril Quinta Pedagógica em frente ao Monumento
No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o exterior do Mosteiro de Alcobaça será palco, no dia 18 de Abril, de diversas actividades sócio-educativas, promovidas pelo Serviço Educativo do Mosteiro de Alcobaça em colaboração com a Quinta Eco-pedagógica “Pequena Terra”.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS em 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade.
Neste sentido, para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o ICOMOS elegeu como tema de celebração para 2010, o património associado à actividade agrícola.
Tendo por base a directiva proposta pelo ICOMOS e pelo IGESPAR, IP, o Mosteiro de Alcobaça apresenta uma programação de sensibilização para este universo patrimonial, lançando o tema “Património Rural/Paisagens Culturais”.
Integram o programa diversos stands animados com actividades tais como a Agricultura Biológica, Energias Alternativas, Reciclagem, Bird Wathching, Animais de Quinta, Passeios de Burro, Jogos Ecológicos, Jogos Tradicionais. Estes stands estarão colocados frente ao monumento, entre as 10h00 e as 18h00. Do programa consta também um Teatro de Marionetas, “D. Roberto”, pela S. A. Marionetas, às 14h30, também no exterior e às 18h30 um Concerto pelos Professores da Academia de Música de Alcobaça, na Sala do Capítulo.
A participação nestas actividades é gratuita, bem como a entrada no monumento. A Directora do Mosteiro de Alcobaça, Dra. Cecília Gil deixa, desta forma, o convite à participação de todos, neste dia de celebração do Património e portanto do Mosteiro de Alcobaça.
Via tintafresca.net que recolheu informação no Mosteiro de Alcobaça