27/05/2010

2.741. 1 frase que tive de cortar na opinião para o JLeiria, para não ultrapassar os 3500 caracteres



(a foto é de Miguel Prudente)

Sobre a Abadia quero recordar o trabalho (esquecido) “Avaliação Estratégica das Condições de Desenvolvimento do Concelho de Alcobaça”, feito pela empresa “SaeR”, coordenado pelo Prof. Ernâni Lopes, em Junho de 2004:


“Alcobaça tem, assim, um vazio no seu centro. A distribuição do património do Mosteiro não originou novos centros de decisão. Não foi encontrada função para o Mosteiro, mas reconheceu-se a existência do vazio, procurando-se responder-lhe com a sua ocupação para actividades desconexas que, pela sua natureza, não poderiam revitalizar este espaço construído: instalações militares, hospital, hospício têm de comum o facto de estarem tuteladas pelo Estado como proprietário do edifício – que, como se compreende, não encontraria comprador. Quando se consegue libertar o Mosteiro destas funções “oportunistas”, não se resolve o vazio, pois a passagem do Mosteiro para o estatuto de monumento – mesmo que integrado no património mundial – mais não é do que o reconhecimento de que é uma construção vazia.


Enquanto este vazio não for preenchido, é nele que se encontra a maior ameaça a Alcobaça e o maior obstáculo à identificação e à exploração das suas oportunidades.”