01/05/2010

2.552.(1maio2010.12.21') Isabel Granada explicitou as razões da CDU para votar contra as Contas dos Serviços Municipalizados 2009

Este ponto começou a ser apresentado pelo Presidente da Câmara à 1h e 15'!!!!
5 votos contra (CDU 3 + BE 1 + PJunta de Alpedriz)
PS absteve-se 4
António André interveio em defesa da freguesia por causa das constantes interrupções/rupturas de água...

6. Sobre as Contas 2009 dos SM




Votamos contra.


Um dos mais graves problemas que Alcobaça tem é o da compra em água em alta à Águas do Oeste.


Gostamos de ver o Presidente da câmara Paulo Inácio defender, agora, o que não foi capaz de defender quando era Presidente da Concelhia do PSD ou da Assembleia Municipal.


A CDU alertou na devida altura, e bem mais uma vez, o tempo o veio provar, aquando da assinatura do contrato com a Águas do Oeste em 2002, vincando que o maior erro era assumir um compromisso mínimo de compra de água, cujo custo já então, era igual à receita total dos Serviços Municipalizados. Nós nunca estivemos contra o colocar em rede para uma emergência e para a compra de 1 mínimo de metros cúbicos anuais!•


O segundo erro gravíssimo ainda está na actualidade: não se estuda e não se projecta para saber rentabilizar a nossa potencialidade, uma das riquezas do concelho: H2O que brota com qualidade por todo o nosso concelho!


3º erro: O pagarmos o tratamento caríssimo o tratamento dos esgotos domésticos nas nossas ex-ETAR’s e ainda a água da chuva à Águas do Oeste.


Gostamos de ver o Presidente da câmara Paulo Inácio defender, agora, o que não foi capaz de defender quando era Presidente da Concelhia do PSD ou da Assembleia Municipal. A CDU alertou na devida altura, e bem mais uma vez o tempo o veio provar, aquando da assinatura do contrato com a Águas do Oeste em 2000, vincando que o maior erro era assumir um compromisso que não tinha em conta o grande investimento que ainda era preciso realizar para separar a drenagem pluvial da dos colectores de efluentes domésticos.


Como também alertámos então, nunca era de entregar as ETAR’s por aquele preço e imediatamente começar a pagar (3 vezes mais do que nos custava) a peso de ouro o tratamento dos efluentes) …


4º erro. É um tema que tem andado arredado do nosso debate nesta Assembleia e que justificaria uma informação precisa. 10 longos anos se passaram. A realidade das suiniculturas mudou. O grande argumento era a despoluição das suiniculturas. A mega ETAR de Turquel, que passou para o território da Benedita, ainda não arrancou. As condutas estão feitas. A ETAR de tratamento em SMPorto finalmente começou a ser construída…




5ª razão para votarmos contra… A empresa ROC “Amável e Calhau…” demonstrou que há uma trapalhada de números entre a Câmara e os SMunicipalizados!!!


Seria natural que houvesse uma informação da ROC à Assembleia Municipal sobre as contas dos SMunicipalizados. Porque não recebemos esse parecer?


6ª Razão. Ao longo de 12 anos sempre defendemos que a administração não devia ser sectária, monocolor, só com PSD’s… Fomos eleitos para trabalhar em todas as frentes: a água e o saneamento são frentes de grande importância para a qualidade de vida dos nossos munícipes!


7ª Razão. Houve clara campanha eleitoral com colocação de cartazes da obra na cumeada Cela, Bárrio e Vestiatia e afinal passado 1 ano ainda não está financiada…


8ª Razão. Sucessivo adiamento de empreitadas por todo o concelho. A Cela é a freguesia com pior índice de cobertura de saneamento. As promessas de obras não realizadas são muitas com destaque para o saneamento da Ribeira do Pereiro em Alpedriz.


Pel’ Os Eleitos da CDU, Isabel Granada
Presidente da Câmara revelou que tinha estado em reunião com a empresa Águas do Oeste.
.............
entretanto no região de cister de 6.5.2010
http://www.regiaodecister.pt/portal/index.php?id=3868
Rupturas de água desesperam moradores e autarca na Vestiaria

Foi em tom desesperado que António André, presidente da Junta da Vestiaria, se dirigiu ao executivo municipal na reunião de sexta-feira da Assembleia Municipal. As sucessivas rupturas de água na freguesia levaram o autarca a afirmar que ficou sem condições para gerir aquela Junta.
"Não posso continuar como presidente com aquele flagelo!", exclamou António André, que falou em várias rupturas por dia no abastecimento de água. "Em 20 metros chega a haver quatro rupturas", salientou.
O autarca disse que não consegue "dominar" os seus munícipes, chegando a ser incomodado em casa às 5 horas da manhã por pessoas que não têm água em casa. "Até à porta da igreja, num velório, já me pediram satisfações", disse, visivelmente transtornado, o presidente da Junta da Vestiaria, que revelou que deixou mesmo de frequentar algumas colectividades.
António André, que é autarca há 16 anos, explicou estar a chegar a um ponto de saturação e que está na disposição de lutar "até na Assembleia da República" para resolver o problema.
O deputado César Santos (PS), que já interveio no mandato anterior sobre o mesmo problema, lembrou os avisos colocados com informação sobre o início das obras de substituição da conduta antes das eleições. "Os cartazes davam a obra como adjudicada", apesar de nada ter avançado.
As constantes falhas de água são provocadas pelo corte deliberado do fornecimento quando é necessária alguma intervenção na velha conduta, que abastece não apenas a Vestiaria, como também o Bárrio e a Cela.
Mónica Veloso não é natural da freguesia, mas é ali que reside e explora um café, juntamente com José Manuel. Ambos testemunham que há dias em que há mais do que um corte no abastecimento e não raras vezes Mónica é forçada a utilizar água engarrafada para tarefas tão rotineiras como lavar o chão do estabelecimento ou servir cafés.
Na rua principal da sede de freguesia há centenas de remendos no alcatrão, prova dos constantes arranjos na conduta.
E, com a chegada do Verão, os vestiarienses temem que os cortes se agravem e, à mesma proporção, a água escasseie ainda mais nas torneiras.
O presidente da Câmara garante que a autarquia procura financiamento comunitário para a substituição da conduta, uma obra orçada em três milhões de euros. Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, Paulo Inácio assegurou mesmo que "esta será a primeira obra dos SMAS. Nenhuma outra se fará antes desta".
23jan2010

Bem sei que a maioria do povo de Alcobaça elegeu 4 elementos do PSD (13.401) , 2 do PS (6.231) e apenas a mim da CDU (4.558) para o órgão Câmara Municipal...
(bem sei que há 20 mil que não votaram, 1.320 estiveram no nulo e no branco, 4.314 apostaram no BE,PP e Ind/Dr. Pedrosa

Mas será possível que tenham eleito para decisões como as desta semana?
Só eu é que votei contra os aumentos de 5,5% na parte da água e + 5,5% na parcela do saneamento.

A juntar ao facto do critério do índice de preços ao consumidor de 2009 dar -1%!!!
Quer dizer em vez da redução de 2% no recibo único, vamos ter + 13% de aumento, em tempos em que a crise é imensa, em que:
- há muita gente à procura de emprego sem qualquer apoio a não ser o dos pais e familiares;
- o desemprego aumenta e há muito trabalhador que já passou o tempo de receber subsídio;
- muitos micro, pequenos e médios empresários faliram e não têm subsídio de desemprego;
- muitos empresários resistem contra tudo e contra todos;
- os salários não são actualizados há anos.

Responder-me-ão que se estão desfavorecidos, entrem em contacto com o Pelouro de Acção Social e entrarão no escalão das famílias carenciadas...mas até aí, nesse escalão, ouve também aumento de 13%!!!

Ou então dirão como o Presidente da Câmara anterior: só o Vereador Rogério Raimundo é que reclamou...

O que muitos alcobacenses me dizem é que nem reparam na factura da água.saneamento.lixo, por ser a + pequena do mês...

Há 12 anos que explicito por onde devia ser o caminho e nunca implementaram, nem me permitiram implementar o que defendo, para reduzir custos nos SM, criar mais receitas com o potencial água, para evitar recair no consumidor o ónus de má gestão!!!

Ainda me falta saber qual é, exactamente, o custo do administrador Eduardo Romero (PSD é claro. ex colega da mesa da AM)...
Em breve procurarei saber o que este administrador veio acrescentar em alterações e práticas que justifiquem este salário que era poupado nos últimos mandatos. desde 2001...

Em 7 só eu votei contra esta decisão política!
Será que os munícipes e as Instituições de Alcobaça vão-me deixar orgulhosamente só, de novo, com a CDU, com os seus 15,3% de eleitores votantes, nesta luta?
Será que os eleitores que votaram PSD e PS estão de acordo com estas práticas?

e ainda falta a taxa do RSU... Será que tb vão aumentar no lixo???
Para quem ler apenas esta nota...É de ver tb as postagens anteriores com as deliberações...
..................
a cister.fm noticiou assim:

Água e Saneamento mais caros em 5,5%.
Estão aprovados os novos preços da água e do saneamento em Alcobaça para 2010.
.
A água e o saneamento sofrem um aumento de 5,5 por cento. Os consumidores irão pagar mais 11 por cento em relação a 2009. Contas feitas, o aumento da água cifra-se em 1 cêntimo por metro quadrado. (isto a vermelho está completamente errado!!!) .
Acácio Barbosa, vereador eleito pelo PS, classificou os aumentos de «razoaveis», tendo em conta que a «maioria PSD introduziu escalões para as famílias numerosas e para os consumidores mais carenciados».
.
«As medidas agora aplicadas foram defendidas pelos socialistas durante a campanha eleitoral para as autárquicas de 2009», acrescentou.
.
Por sua vez, Rogério Raimundo, vereador da CDU, que contestou os valores a aplicar aos alcobacenses, argumenta que «o aumento é contraditório com o princípio que se utilizou ao longo de vários anos, que era de se ter em conta o índice dos preços ao consumidor do ano anterior».
.
Como em 2009 o índice de preços foi de menos 1 por cento (-1%), Rogério Raimundo entende que «a actualização deveria seguir no mesmo sentid