1. O Gabinete Apoio ao Presidente Câmara Municipal de Peniche fez 1 comunicado sobre a visita do Prepública a Peniche:
História, Ciência, Sustentabilidade e Estratégia para o Mar
Presidente da República visita Peniche
com o mar em fundo
António José Correia com Maria e Aníbal Cavaco Silva
Peniche recebeu, no dia 7 de Maio, a visita do Presidente da República. A visita de trabalho decorreu no âmbito da 3ª Jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras e possuiu como tema principal o Mar. Aníbal Cavaco Silva iniciou a sua visita com uma ida à Fortaleza de Peniche, local histórico indissociável da resistência e da luta anti-fascista do povo Português, tendo tido a oportunidade de contactar bem de perto com a realidade de outrora.
Para além da questão histórica, foi apresentada ao Presidente da República uma exposição que retrata as actividades mais relevantes que o Município de Peniche têm vindo a desenvolver no âmbito do Mar, as quais procuram reproduzir, a nível municipal, as grandes linhas de orientação e acções estratégicas consagradas na Estratégia Nacional para o Mar, aprovada em Novembro de 2006.
À semelhança do documento referido anteriormente, a Estratégia Municipal para o Mar consagra 6 eixos de intervenção a saber:
1 - Sensibilização e Mobilização da Sociedade para a Importância do Mar;
2 – Promoção do ensino e divulgação nas escolas de actividades ligadas ao Mar;
3 - Planeamento e ordenamento espacial das actividades;
4 - Protecção e recuperação dos ecossistemas marinhos;
5 - Fomentar a Economia do Mar
6 - Apostar nas novas tecnologias aplicadas às actividades marítimas.
A aposta no Mar do Município de Peniche está aliás bem explícita na estratégia de desenvolvimento do concelho, a “Magna Carta – Peniche 2025, para um Desenvolvimento Económico Sustentável”, em que o Mar constitui um dos três vectores estratégicos e o “Fomento da Economia do Mar e Energias Renováveis” um dos seis grandes programas de actuação.
O Presidente da República reconheceu publicamente o dinamismo e o esforço do Município de Peniche na concretização de um conjunto significativo de acções e que traduzem, na prática, a implementação de uma verdadeira estratégia para o Mar.
Após a visita à Fortaleza, o Presidente da República foi recebido nas instalações da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leira (IPL), tendo valorizado a importância das suas actividades de investigação e desenvolvimento em torno dos recursos marinhos e do turismo, assim como o sucesso que o IPL tem vindo a assumir no panorama nacional.
Aproveitando o facto da realização do encontro dos responsáveis pelos Grupos de Acção Costeira (GAC) na ESTM (Peniche), o Presidente da República sublinhou o seu papel catalisador do desenvolvimento sustentável das comunidades piscatórias, deixando no final uma palavra de reconhecimento a todos os pescadores nacionais, que exercem pesca artesanal, pelas constantes dificuldades ao nível da segurança.
Para mais informações sobre a Estratégia Municipal para o Mar consulte o site do Município em http://www.cm-peniche.pt/
............
2. respiguei do tintafresca.net
Dois concelhos do litoral Oeste citados como “bom exemplo”
Cavaco elogia Nazaré e Peniche por terem uma estratégia de aproveitamento do mar
Presidente e Primeira-Dama passearam
na Marginal da Nazaré
“Estou empenhado no dia de hoje a projectar a nossa grande riqueza em Portugal que é o mar”, declarou o Presidente da República, na Nazaré, na manhã do dia 7 de Maio. Os dois dias de visita à região Oeste, no quadro da 3ª jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras, são a passagem à prática, segundo Cavaco Silva, do que anunciou no seu discurso do 25 de Abril, em que destacou o aproveitamento do mar e das indústrias criativas como oportunidades de desenvolvimento para Portugal.
A Nazaré e Peniche, visitada anteriormente, foram designadas como “bom exemplo” por Cavaco Silva que congratulou as duas cidades por terem uma estratégia de aproveitamento económico do mar, antes mesmo de fazerem parte da agenda presidencial. “Acredito que é com gente desta que daremos volta a crise. Que podemos inovar e aumentar a produção nacional para lutar contra a crise”, afirmou o Presidente da República, acrescentando que pretende evidenciar os bons exemplos para que nas outras comunidades se avance com estratégias de economia do mar.
Segundo Cavaco Silva, o objectivo ao levar a cabo esta jornada é “valorizar, estimular e dar visibilidade às iniciativas que as comunidades locais estão a desenvolver” para um melhor aproveitamento dos recursos do mar. O Presidente da República recordou que Portugal é um País privilegiado pela sua zona costeira única na Europa, mas “não aproveitamos o mar, como o fazem nos outros países”.
“Vive o Mar” é o nome do conjunto das acções desenvolvidas pela autarquia nazarena em parcerias com outras entidades. As diferentes facetas da estratégia de economia do mar foram apresentadas a Cavaco Silva pelo presidente da Câmara da Nazaré, Jorge Barroso, que sustentou a necessidade de parcerias como o caso da Docapesca, resultando numa “gestão de proximidade.” Para o autarca nazareno, “importa reforçar o conceito de melhor pesca em vez de mais pesca.”
Cavaco Silva e Jorge Barroso com recifes artificais em fundoO desenvolvimento de um melhor ambiente urbano do Porto de Pesca, a instalações de recifes artificiais ao largo da costa da Nazaré e a criação de uma zona exclusiva de pesca ao anzol são outros dos projectos da Câmara da Nazaré, que pretendem valorizar a actividade piscatória. Contudo, a autarquia também tem incentivado outros recursos proporcionados pelo mar como o desporto náutico, para o qual está em construção, na Praia do Norte, um Centro de Alto Rendimento de Surf. A autarquia promove ainda regularmente acções de sensibilização ambiental para as crianças das escolas, os alunos da Universidade Sénior e os turistas.
Foi debaixo de uma chuva fina que Cavaco Silva foi recebido pelos pescadores da Nazaré no Porto de Pesca, onde descobriu o sistema recifal que no próximo mês de Junho vai começar a ser imerso no mar. No local, o Presidente da República foi informado pelo presidente da Associação de Pescadores e Armadores da Nazaré, Bruno Vidal, das dificuldades do sector em renovar a mão-de-obra, que está cada vez mais escassa, e da disparidade entre o preço de venda da produção na lote e nos restaurantes que chega a ser dez vezes mais alta neste último. Cavaco Silva incentivou os pescadores unirem-se “para acabar com este esquema”, realçando que é com união que se faz a força.
O Presidente da República ainda se dirigiu à comunidade pescadora da Nazaré, mostrando-se sensibilizado com os grandes riscos da pesca artesanal que resultam num número elevado de mortes todos os anos, tendo como contrapartida uma remuneração não compensatória. “Exprimo a minha simpatia e solidariedade às famílias que perderam um pescador que se aventurou no mar em condições muitas vezes perigosas”, expressou aos presentes Cavaco Silva, o qual acredita que uma estratégia no mar pode vir no futuro a beneficiar os pescadores.
A visita seguiu pelo Centro Cultural da Nazaré, onde está presente até este domingo uma exposição etnográfica intitulada “Rostos de mar e terra” que retrata o modo de vida da comunidade piscatória na primeira metade do século XX. Após os discursos de Cavaco Silva e Jorge Barroso na Capitania do Porto da Nazaré, a visita do Presidente da República findou-se com um passeio a pé pela Marginal.
Susana Marto