10/05/2010

2.633. Coastwatch Europe...Nazaré e o mar...E Alcobaça anda a ver navios?


Alunos da Nazaré fazem observação do litoral
(Na nossa praia da Légua)


Cerca de uma centena de alunos de instituições de ensino do concelho da Nazaré está a participar na identificação do tipo de detritos que atingem o litoral, no âmbito do projecto europeu “Coastwatch 2010”.

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal assume a coordenação do projecto a nível concelhio, que envolve também o Agrupamento de Escolas da Nazaré, o Externato D. Fuas Roupinho, o FOR-MAR e o Clube de Amigos do Bairro Social.

Desde Março, os alunos têm percorrido faixas de praia de 500 metros de extensão, identificando o tipo de resíduos deixados pela maré, de acordo com um formulário-padrão.

Artes de pesca, objectos de plástico e têxteis, são as principais categorias de detritos encontrados.

O projecto Coastwatch vai decorrer até meados do mês de Maio e abrange dez unidades territoriais, num total de cinco quilómetros de linha de costa.

Na opinião dos professores envolvidos, esta actividade contribui para o reforço do sentido de cidadania activa dos alunos, bem como para a sua sensibilização para os problemas ambientais.

O projecto "Coastwatch Europe" pretende alertar para os principais problemas do litoral, através da sua observação directa, nomeadamente aqueles que resultam da ocupação humana ao longo de várias gerações, intensificada nas últimas décadas.

Este projecto, de carácter europeu, é coordenado pela Irlanda desde 1988 e conta com a colaboração de cerca de 23 países, entre os quais Portugal.

Todos os anos são cobertos cerca de 10 000km de costa em toda a Europa, através da participação de voluntários, desde os fiordes da Noruega às ilhas gregas.

Desde o seu aparecimento, o projecto Coastwatch deixou de se limitar apenas a recolha de informação e monitorização do litoral, para abranger outras áreas, como a consciencialização e educação ambiental, ou a participação na discussão pública sobre as decisões directamente relacionadas com o litoral.

Nazaré, 21 de Abril de 2010

O Gabinete de Imprensa e Comunicação