24/05/2010

2.715.Análise Swot da CERÂMICA...Vai haver jantar conferência de imprensa (25Maio)

(via convite do município)

ARFAI, Faria & Bento e SPAL  identificadas empresas de referência no sector da cerâmica


Depois de apresentada a Análise SWOT de 2 de Julho de 2009 feita ao Sector da Cerâmica no Concelho de Alcobaça e à Região do Oeste, o Município de Alcobaça recebe, pela primeira vez, uma comitiva estrangeira no âmbito do projecto CERÂMICA, de 24 a 26 de Maio. O jantar oficial do projecto será na próxima terça-feira, 25 de Maio, pelas 20h, no Restaurante D. Inês de Castro, no qual decorrerá também uma conferência de imprensa de apresentação e explicação do Roteiro das visitas ao Concelho e à Região do Oeste.
Para além do Município de Alcobaça, marcam também presença os Municípios de Hodmezovasarhely (Hungria) e de Baia Mare e Turda (Roménia), acompanhados por 50 indivíduos ligados directa ou indirectamente ao sector da cerâmica de cada cidade representada. Trata-se de uma viagem que surge na sequência das boas práticas identificadas no Concelho a partir da Análise SWOT pelas equipas que desenvolveram o projecto – Município de Alcobaça e INTELI. Os case studies de referência seleccionados para os parceiros estrangeiros poderem visitar e conhecer foram as empresas SPAL, a ARFAI e a FARIA & BENTO.

PROGRAMA
20H00 Recepção - “D. Inês” Restaurante
20:15 Conferência de Imprensa de apresentação do projecto (fase de transferência intensiva de experiências – componente III)
20H30 Jantar oficial
22h00 Momento Cultural – Sessão de Fados
.................
Luci Pais no região de cister de 27.5.2010
particularidade: pela 1ªx Presidente sózinho, comigo e com o Acácio... + nenhum vereador PSD!
Húngaros e romenos visitam cerâmica de Alcobaça

Mais de quatro dezenas de autarcas, empresários, artesãos e formadores húngaros e romenos visitaram o concelho de Alcobaça, nos últimos três dias, no âmbito do projecto europeu Cerâmica. A comitiva teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelas empresas de cerâmica Arfai, S. Bernardo, Faria & Bento e Spal.
Trata-se de uma viagem que surge na sequência das boas práticas identificadas pelas equipas que desenvolveram o projecto, Câmara de Alcobaça e Inteli (Centro Inteligência e Inovação), a partir da ‘Análise swot’ apresentada em Julho do ano passado.
O estudo apontou linhas de orientação estratégica para combater a crise do sector e torná-lo mais rentável e competitivo.
A atomização do sector na região, a mão-de-obra de uma faixa etária elevada e pouco qualificada, a forte dependência de alguns mercados externos e a não rentabilização dos investimentos produtivos foram alguns dos pontos fracos apontados na ‘Análise swot’.
A favor foram considerados o forte know-how do processo produtivo e do sector, a disponibilidade de mão-de-obra com experiência, a forte vocação exportadora, o reconhecimento de Portugal como País produtor de cerâmica de qualidade e o investimento em novos equipamentos e métodos de trabalho, entre outros.
Inovação, sustentabilidade, integração urbana, turismo industrial, promoção da arte e do artesanato foram algumas das sugestões apontadas pela equipa para desenvolver e promover o sector.
Na terça-feira, decorreu na cidade um jantar que reuniu parceiros portugueses e estrangeiros. Paulo Inácio, presidente da Câmara, referiu que o "encontro é importante para encontrar soluções para o sector, com grande peso no concelho".