19/05/2010

2.692.Quinta da Cela Velha, da família Humberto Delgado, foi de novo assaltada...

A Quinta da Cela Velha onde está a Capela de São Bento, pertence à viúva do "general sem medo", Sra. D. Maria Iva Andrade da Silva Delgado (que fez 102 anos no dia 13 de Maio) uma das granjas mais antigas da região, com a primeira carta de emprazamento de 1431, propriedade da família Andrade e Gamboa desde 1571.
Está situada num dos montes ribanceiros com bela vista sobre os Campos da Cela...
............
http://www.igespar.pt/en/patrimonio/pesquisa/geral/benscomproteccaolegal/detail/71522/
Capela de São Bento, na Quinta da Cela Velha
Categoria de Protecção
IM Imóvel de Interesse Municipal
Decreto n.º 2/96, DR n.º 56, de 06-03-1996
Despacho de homologação de 30-08-1991
Nota Histórico-Artistica
A Quinta de Cela Velha era uma das mais antigas quintas das granjas dos Monges de Alcobaça, que teve carta de emprazamento em 1431, pertencendo à família Andrade e Gamboa desde 1571. A capela, dedicada a São Bento, que ainda hoje integra o território da quinta, é referida pelos autores setecentistas como uma das mais antigas do reino, mas foi remodelada na primeira metade do século XVIII. Assim é mencionada nas Memórias Paroquiais de 1758, cujos dados foram confirmados em 1774 pelo cronista da Ordem de Cister, Frei Manuel de Figueiredo.

É possível que este restauro ou reedificação tenha sido patrocinado por António de Andrade e Gamboa, aqui sepultado em 1776. A inscrição tumular refere ainda o seu filho Francisco João de Macedo e Andrade, falecido em 1804.

A capela, de linhas muito depuradas, apresenta fachada principal em empena triangular e sineira do lado esquerdo sobre os cunhais. É marcada pela abertura do portal de verga curva, e pelo brasão de armas dos Andrades. No interior, e para além do nicho de madeira sobre o altar-mor, ganha especial interesse a pedra tumular já referida, com data de 1817.

(RC)
...........................
http://www.policiajudiciaria.pt/PortalWeb/content/?id=%7B9B5395CB-904F-41C7-9B8C-4461D4AB10E1%7D

452 DIÁRIO DA REPÚBLICA—I SÉRIE-B N.o 56 —6-3-1996
Distrito de Leiria
Município de Alcobaça:
Capela de São Bento, na Quinta da Cela Velha,
com acesso pela estrada nacional n.o 242-6, ao
quilómetro 2, freguesia de Cela.
Edifício onde viveu Manuel Vieira
..................
http://cela-nova.blogs.sapo.pt/581.html
Cela Velha a povoação mais antiga
Na Cela Velha, actualmente com uma população de duzentas habitantes, destaca-se a Quinta da Cela Velha, o que resta de uma antiga granja actualmente também designada como Quinta Humberto Delgado e que tem resistido na sua traça primitiva.
É ainda na cerca desta Quinta que se situa a capela de S. Bento, a única das dez ermidas, cuja construção data dos primórdios da nacionalidade, embora existam referências mais ou menos lendárias que atribuem a sua construção ao ano 714 da nossa era. Certo é que esta ermida se trata do mais antigo templo existente na freguesia da Cela e um dos mais antigos no concelho. O interesse e valor desta capela particular está na sua antiguidade e na sua história, quanto ao resto trata-se de um pequeno templo de linhas simples e sem grandes ornamentos. Do seu recheio restam uma pequena imagem de S. Bento, uma imagem de Nossa Senhora e um crucifixo.
..............
http://porcaminhosdecister.blogspot.com/2010/04/cela-velha-monumentos-e-locais-visitar.html
Ermida ou Capela de S. Bento
É ainda na cerca desta Quinta que se situa a Capela de S. Bento, a única das dez ermidas, cuja construção data dos primórdios da nacionalidade, embora existam referências mais ou menos lendárias que atribuem a sua construção ao ano 714 da nossa era.
Certo é que esta ermida se trata do mais antigo templo existente na freguesia da Cela e um dos mais antigos no concelho. O interesse e valor desta capela particular está na sua antiguidade e na sua história, quanto ao resto trata-se de um pequeno templo de linhas simples e sem grandes ornamentos.
A Capela não se encontra aberta ao público, e do seu recheio restaram uma pequena imagem de S. Bento, uma imagem de Nossa Senhora, um crucifixo de marfim e um missal em rito antigo, que hoje estão guardadas e substituídas por estatuetas modernistas de autoria de um dos filhos do general.
...................
No Região de Cister  de 20 Maio de 2010
Fundação, associação e Câmara querem requalificar Cela Velha

Dotar a Cela Velha de condições físicas para receber roteiros culturais é um dos objectivos de um projecto que está a ser preparado pela Fundação Humberto Delgado, o Rancho Papoilas do Campo e a Câmara de Alcobaça.
O objectivo é requalificar a praça central até à estação de caminhos de ferro (hoje encerrada), integrando no projecto também a capela de São Bento, que remonta ao ano 714 e é das mais antigas do País.
"É importante manter a memória de Humberto Delgado e levar essa mensagem às escolas, associações e público em geral", explicou ao REGIÃO DE CISTER Iva Delgado, presidente da Fundação. A filha do General Sem Medo refere ainda que, com o projecto, que se encontra numa fase embrionária, os parceiros pretendem que a localidade se insira no mapa turístico, mostrando o património cultural, histórico, político e social.
Para além do embelezamento do espaço e da criação de condições para tornar a Cela Velha um "local de peregrinação da liberdade", como defende Iva Delgado, entre os objectivos está ainda a criação de uma delegação da Fundação Humberto Delgado.
Iva Vieira, presidente do Rancho, explica que a ideia já existia no tempo de Gonçalves Sapinho, mas o projecto foi sendo atrasado. "Hoje parece-nos que estão reunidas condições melhores do que antes", defende Iva Vieira, que, no entanto, salvaguarda: "Se a Câmara não quiser avançar, tentaremos nós".
O presidente da autarquia diz-se interessado e empenhado no projecto, que os parceiros pretendem candidatar a fundos comunitários. "Aquela zona tem um enorme potencial na valorização da memória", defende Paulo Inácio, que reuniu esta semana com responsáveis da Refer (proprietária da estação), para conversar sobre o património da empresa no concelho de Alcobaça. "Primeiro queremos perceber a receptividade da Refer e entender se a estação da Cela Velha está disponível", esclarece o autarca.
Paulo Inácio quer ir mais longe no projecto e incluir os campos agrícolas da Cela Velha, que gostaria de aproveitar para passeios pedonais. "Há interesse no turismo agrícola, até pelo sofisticado sistema de irrigação que a Associação de Regantes está a preparar. Além disso, é um espaço de lazer muito bom".
Forte em tradição agrícola, a Cela Velha tem uma das mais antigas granjas do País, a Quinta da Cela Velha, propriedade da família de Humberto Delgado. É dentro dos portões da quinta que se encontra a milenar capela de São Bento.
Os dois monumentos (é só um!) a Humberto Delgado, da autoria do escultor José Aurélio, são outros dos atractivos da localidade.