No "triangulando" que sairá amanhã no Região da Nazaré
II – Tema regional
Hospital Oeste Norte é um mau exemplo de como os presidentes de câmara do oeste norte têm trabalhado mal. Critiquei atempadamente o então meu Presidente da Câmara, Dr. Sapinho, por criar a ilusão de que por comprar terreno em Alfeizerão ia conseguir o Hospital à revelia das Caldas da Rainha (e dos municípios a Sul) e de quem lá vive e trabalha.
Os Presidentes de Câmara fecharam-se em si durante dezenas de anos. Eles andaram por lá, mas os munícipes estiveram a leste do Oeste.
Andam à procura da identidade Oestina há vários anos. Não a encontram porque não existe. Falta construir a regionalização e a nossa região a sério. Existirá com certeza alguns resquícios da Estremadura. Somos estremenhos. Temos histórias de ligação com os Ribatejanos. As actuais comunidades intermunicipais, com melhor entrosamento no novo órgão Assembleia Intermunicipal, das 2 velhas províncias deveriam começar a conversar para construir uma Região entre Coimbra e Lisboa. Temos que envolver e construir já para termos Região, com Alcobaça e Nazaré, a ficarem no centro dessa nova autarquia.