09/06/2010

2.837. João Silva de novo a fazer o melhor! Bravoooooooooooooooooo

João Silva Sétimo em Madrid


Deslumbrante a sua corrida com o melhor tempo

O triatleta da Benedita conseguiu, para Portugal, o melhor resultado masculino de sempre numa prova do Campeonato do Mundo de Triatlo.

A capital espanhola recebeu a terceira etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo e à partida para a prova masculina alinharam 65 atletas, entre eles, quatro portugueses: Bruno Pais, que se estreou na competição na presente temporada, Duarte Marques, João Pereira e João Silva, que já tinham estado presentes na etapa anterior, disputada em Seul.

No segmento de natação, João Silva logo se mostrou disponível para um bom desempenho. No final dos primeiros 750 metros era 6.º, mas perdeu alguns lugares e conclui os 1500 metros deste segmento na 16.ª posição, 20 segundos depois do russo Dmitry Polyansky.

No início do ciclismo formou-se um grupo de oito atletas - Alistair e Jonathan Brownlee, Javier Gomez Noya, Frederic Belaubre, Joshua Amberger, James Sear Dmitry Polyansky e Alexander Brukhankov - que assumiu a liderança da prova nas duas primeiras voltas.

Atrás, seguia o grupo perseguidor, onde estavam os portugueses João Silva e Duarte Marques (34.º a sair da água). Mais afastado, seguia Bruno Pais (48.º a sair da água), mas o grupo do atleta fundanense começou a reduzir a diferença para o grupo perseguidor e anulou essa desvantagem logo na segunda volta.

Na volta seguinte (o ciclismo tinha oito voltas, num total 40 quilómetros), os fugitivos foram absorvidos e a prova passou a ter na frente um grupo com 40 atletas. João Pereira seguia mais afastado, com uma diferença superior a dois minutos.

João Silva continuava a mostrar à vontade neste grupo, tendo inclusivamente passado pela frente do grupo, constando num dos pontos de cronometragem como primeiro. No entanto, no momento em que Peter Croes, Jamie Huggett e Matt Chrabot desferiram um ataque fortíssimo, o beneditense encontrava-se numa posição desfavorável (encostado às grades sem poder arrancar no momento certo) e não pôde acompanhar o grupo que foi em perseguição dos fugitivos.

Bruno Pais, com um forte segmento de ciclismo - conseguiu o melhor registo: 01h01m25s, também esteve na frente do grupo e foi um dos oito atletas que responderam ao ataque de Peter Croes, Jamie Huggett e Matt Chrabot, impossibilitando que a fuga vingasse já perto do final do ciclismo. Assim, acabou por ser um grupo de dez atletas, que incluía Alistair Brownlee, um dos favoritos à vitória, e o espanhol Javier Gomez Noya, a chegar ao parque para a segunda transição.

Courtney Atkinson e Alistair Brownlee assumiram desde logo a liderança, formando-se um duo perseguidor: Javier Gomez Noya e Sven Riederer. Bruno Pais pagou caro o esforço no ciclismo e foi perdendo posições.

Corrida espectacular de João Silva

A recuperar lugares estavam João Silva e o campeão olímpico Jan Frodeno. O português foi mesmo o mais rápido no segmento de corrida (30m57s, único atleta a cumprir os dez quilómetros em menos de 31 minutos) e os dois cumpriram as duas últimas voltas praticamente juntos, deixando no ar a hipótese de que se a dupla tem acompanhado os líderes na parte final do ciclismo, podia ter lutado pelos lugares do pódio.

A decisão quanto ao vencedor chegou já perto do fim. Alistair Brownlee atacou e Courtney Atkinson revelou-se incapaz de acompanhar o ritmo do jovem britânico. Assistiu, por isso, à vitória do Campeão do Mundo de Triatlo em Madrid, com o tempo de 01h52m41s. O australiano cortou a meta dez segundos depois. O suíço Sven Riederer impôs-se a Javier Gomez Noya na volta final e impediu que o espanhol subisse ao pódio. Quinto lugar para o alemão Steffen Justus.

João Silva e Jan Frodeno discutiram ao sprint o sexto posto, vantagem para o campeão olímpico. Seguiram-se Dmitry Polyansky, Jared Shoemaker e AlexanderBrukhankov. Bruno Pais foi 16.º classificado, Duarte Marques 35.º e João Pereira não concluiu a prova.

Quanto à classificação do Campeonato do Mundo de Triatlo, com três etapas efectuadas, o russo Alexander Brukhankov mantêm-se na frente, apesar do décimo lugar em Madrid, com 1723 pontos. Dmitry Polyansky é segundo com 1639 e Courtney Atkinson é terceiro com 1480. Quarta posição para o campeão olímpico Jan Frodeno (1413). Quanto aos portugueses, João Silva ocupa agora o 17.º lugar (657 pontos), Bruno Pais é 36.º classificado (248 pontos), João Pereira é 67.º (61 pontos) e Duarte Marques é 69.º (56 pontos).

A quarta etapa do Campeonato do Mundo de Triatlo está marcada para 17 e 18 de Julho em Hamburgo

...........
“Senti-me muito bem ao longo de toda a prova. Tenho pena de não ter conseguido ir no grupo da frente no final do ciclismo, mas as contingências de cada prova levam, muitas vezes, a não podermos fazer aquilo que achamos ser capazes. Espero que numa próxima as coisas corram melhor.


Agora vou para um estágio em altitude – Font Romeu – para me preparar para o campeonato da Europa daqui a 1 mês.”

Foram estas as palavras de João Silva no final da prova.