18/06/2010

2.912. Para além de 2ª descarga no Rio Alfeizerão agora há poluição em Turquel como noticia Lusa + Cister.fm

Tantas promessas há 10 anos...Despoluição de SMPorto!!!
Tantos milhões investidos pela Águas do Oeste em tubagem e nada de nada para tratar efluentes das suiniculturas. TREVOESTE??? Vereador (do ambiente) Hermínio Rodrigues????

respiguei do jornal das Caldas
Nova descarga no Rio de Alfeizerão

Junho 16th, 2010 · Sem Comentários
No passado 10 de Junho, após dois dias de chuvas intensas, o rio de Alfeizerão recebeu mais uma descarga de efluentes suinícolas, queixando-se novamente o morador, Fernando Milhanas, e um elemento do Movimento de São Martinho para as Caldas, António Costa.
A água do leito do rio apresentava-se barrenta devido às chuvas, mas o cheiro era intenso e indescritível.
Mais uma vez no local estiveram o presidente da Junta de São Martinho do Porto, acompanhado pela autarca de Alfeizerão, assim como os elementos da GNR, que voltaram a recolher amostras e elaboraram mais um auto de notícia, juntando-o a tantos outros.
Carlos Barroso

..........
2010-06-16 17:47:00

Turquel: GNR investiga descarga de resíduos de pecuária
O núcleo das Caldas da Rainha do SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente) está a investigar uma descarga de resíduos de uma pecuária cujos responsáveis foram já identificados, confirmou à Lusa a GNR.
A descarga de efluentes foi denunciada esta terça-feira ao SPNA pelo proprietário de um terreno agrícola na localidade de Redondas (junto ao quilómetro 89 do IC2, entre a Benedita e Leiria).
"Não é primeira vez que isto acontece nos terrenos onde tenho, para além de culturas agrícolas, uma mata de sobreiros” queixa-se o proprietário do terreno, Manuel Braz.
Fonte das relações públicas da GNR de Leiria confirmou à Lusa que o Núcleo de Proteção do Ambiente das Caldas da Rainha se deslocou ao local onde “verificou a descarga”.
“Já foram identificados os intervenientes e os serviços irão agora avaliar a situação, já que se supunha que a exploração tivesse autorização para efetuar as descargas” disse à Lusa o responsável pelas relações públicas da GNR de Leiria.

“Vamos proceder da forma regular e averiguar que tipo de auto será levantado” conclui.

Diário Digital / Lusa