façam-me chegar a vossa opinião via
rogeriommr@gmail.com
O região de cister de 15.7 publicou um artigo da jornalista Ana Ferraz:
Governo garante concurso para hotel no Mosteiro
Até ao final do ano, o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) deverá abrir concurso público para a instalação de uma unidade hoteleira de luxo no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
Apesar de o REGIÃO DE CISTER não ter recebido confirmação daquele instituto até ao fecho da edição, o presidente da Câmara, Paulo Inácio, assegurou que recebeu essa garantia do secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle.(+1 que não nos disse...)
A ideia de colocar um hotel naquele monumento foi defendida há décadas por Rui Rasquilho, muitos anos antes de ter sido nomeado Director do Mosteiro, cargo que ocupou até 2008. Foi sob sua Direcção que o projecto conheceu algum desenvolvimento, tendo, no entanto, ficado suspenso até agora.
Também o anterior presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, foi um acérrimo defensor da ocupação do espaço devoluto do monumento com um hotel de charme.
O REGIÃO DE CISTER sabe que se mantêm interessados no projecto dois grupos hoteleiros nacionais, ambos com hotéis de topo em Portugal.
A área afecta ao futuro hotel será o Claustro do Rachadouro, mas ainda não se sabe se será também o Jardim do Obelisco ou parte dele, já que a Câmara manifestou intenção de recuperar aquele espaço.
Actualmente decorrem obras de requalificação na Biblioteca do Mosteiro. Trata-se de um investimento de 750 mil euros, verba que integra os cerca de 4 milhões previstos, no âmbito do Qren, para utilizar no monumento, como anunciou em Julho de 2009 João Seabra Lopes, que liderava uma equipa multidisciplinar do Igespar e apresentou, naquela data, o Plano Director do Mosteiro. Entre os trabalhos previstos serão privilegiadas obras de salvaguarda e preservação, mas também haverá financiamento para os serviços que ali funcionem.
O Igespar conta ainda solucionar problemas de acessibilidade dos espaços abertos ao público e alargar o circuito de visita.
.............................................................