ver 3.218.
Ontem sábado estiveram especialistas da Universidade de Coimbra...
Arqueólogo da câmara mandou tapar, assinalar, para futuras investigações...
Curioso ver autarcas a trabalhar voluntariamente na obra do famoso passeio...
1 amigo vestiarense assegurou-me que em miúdo, com o (saudoso) Tóju percorreram 1 túmel deste género, desde o Cidral ao Largo do Lar Residencial...
.........
Descoberto Túnel na Vestiaria
Foi descoberto, no dia 30 de Julho, durante as obras de alargamento da via, no troço Vestiaria-Alcobaça, um túnel ainda sem número de metros de comprimento determinado.
Este túnel situa-se junto do cruzamento para a Aliceira e foi descoberto após o abatimento de parte do seu tecto, o que suscitou curiosidade.
Este túnel, ainda sem princípio e fim á vista, tem cerca de dois metros de altura e um de largura.
A Câmara Municipal de Alcobaça foi informada e enviou para o local um técnico a fim de se proceder à inspecção do mesmo.
o Região de Leiria publicou:
Túnel descoberto em Alcobaça pode ter sido usado pelos frades do Mosteiro
Publicado em 13 Agosto 2010 às 11:58 am.
Um túnel que poderá ter centenas de anos foi descoberto, por acaso, em Vestiaria, freguesia de Alcobaça, informou o presidente da junta à Agência Lusa.
A descoberta do túnel aconteceu quando, no decorrer de obras no pavimento, os operários detetaram um abatimento do piso, segundo conta o presidente da Junta de Vestiaria, António André
“Os operários estavam a fazer um alicerce e quando escavaram para colocar o lancil depararam-se com um buraco fundo, que abriram um pouco mais”, acrescenta António André, que comunicou de imediato o achado à Câmara Municipal de Alcobaça.
Com cerca de um metro de largura e dois de altura, o túnel terá vários metros de extensão e para numa sala “com mesas e bancos”.
“O túnel tem continuidade, mas estará barrado por raízes de eucalipto. Vamos ver se é possível abrir para ver onde vai dar. Suspeito que quando foram abertas as condutas de água que poderão ter fechado parte do túnel”, adianta ainda o presidente da junta.
A origem da passagem subterrânea é para já desconhecida. O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, afirma que já enviou arqueólogos ao local, mas “ainda não existem respostas”.
Considerando o achado importante para o concelho, Paulo Inácio prefere não “especular” sobre o que poderá ser a passagem subterrânea.
“A situação já foi sinalizada ao Igespar [Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico] e a câmara está a analisar a descoberta na sequência de trabalhos que estão a ser realizados”, acrescenta o presidente da autarquia.
António André acredita que a passagem subterrânea era utilizada pelos frades do Mosteiro de Alcobaça, já que é conhecida uma rede de túneis que ligava o mosteiro ao castelo e a outros pontos, para refúgio dos monges e para evacuação da população.
Os trabalhos da junta vão continuar, mas o local vai ficar preservado. “Vamos fazer uma porta para as pessoas poderem visitar”, revelou ainda o presidente da junta.
O Mosteiro de Alcobaça está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional, desde 1910, pelo Igespar. Em 7 de Julho de 2007 foi escolhido como uma das sete maravilhas de Portugal.