05/07/2010
2.989. João Silva brilha de novo: 4º na prova elite masculina do Campeonato Europeu de Triatlo..Athlone..Irlanda 4.7.2010
Europeu de Triatlo
João Silva tão perto do Bronze!
João Silva obteve uma excelente 4.ª posição, a apenas 2 segundos da medalha de bronze na prova de elite masculina, do Campeonato da Europa de Triatlo/2010, que se disputou em Athlone, na Irlanda, neste domingo.
É mais um enorme feito do triatleta beneditense que, apesar de ser ainda sub23, consegue o melhor resultado entre os 5 portugueses participantes. O resultado de conjunto dos atletas nacionais foi muito bom. Para além do 4.º lugar de João Silva, Bruno Pais foi 6º, João Pereira 16º, Miguel Arraiolos 30º e Duarte Marques 47º.
As condições meteorológicas obrigaram a organização a alterar o percurso devido ao risco de derrocada. Com esta alteração perdeu-se a zona mais técnica e selectiva dos segmentos de ciclismo e corrida que poderão ter prejudicado os nossos triatletas que são bons tecnicistas.
A prova foi muito rápida, até a natação (1500 metros), com um tempo inferior a 17 minutos serve para ilustrar isso. O esloveno Richard Varga impôs um ritmo na natação que apenas 4 homens o conseguiram seguir: Javier Gomez (Espanha), os irmãos Alistair e Johnatan Brownlee (Grã-Bretanha) e ainda o italiano Alessandro Fabian. João Silva era o primeiro do grupo perseguidor, com mais 29 segundos, mas já sem hipótese de integrar o grupo da frente.
Contra o que seria de esperar este quinteto conseguiu manter-se isolado na frente durante todo o segmento de ciclismo (40 Km). Assim, à chegada à segunda transição o quarteto da liderança (Richard Varga já tinha deixado o grupo) tinha cerca de um minuto vantagem para o grupo que os perseguia. Portugal tinha todos os seus atletas no grupo perseguidor.
Ainda dentro do parque de transição Alistair Bronwlee desferiu um forte ataque cavando imediatamente um grande fosso entre ele e Javier Gomez. Na terceira posição colocava-se o italiano Fabian e na quarta Johnatan Brownlee.
João Silva saiu do parque de transição para a corrida no 27.º lugar a 1 minuto e 22 segundos do primeiro, enquanto Bruno Pais era 8.º a 1m e 16s. Com o passar dos quilómetros o desgaste ia-se fazendo sentir, mas aparentemente fazia bem a João Silva e Bruno Pais que iam passando adversário atrás de adversário. Ao terceiro quilómetro o beneditense já ocupava a 13.ª posição e continuava a ganhar lugares, era mesmo o mais rápido em prova, chegando ao 3.º lugar aos 7 Km. Uma vez nesse lugar teve forte oposição por parte do francês David Hauss que resistiu a todas as mudanças de velocidade do português para, no último ponto de retorno, desferir o ataque que o levaria à Medalha de Bronze. João Silva ainda pareceu capaz de ultrapassar Hauss sobre a linha meta, mas ficou a escassos metros de o concretizar. Logo a seguir, na 6ª posição, terminou Bruno Pais
No final da prova o triatleta da Benedita mostrou-se satisfeito com o resultado. “Claro que estou contente com a minha prestação, mas ficaria mais feliz se tivesse conseguido chegar às medalhas. Não foi possível, paciência! Vou continuar a trabalhar para que os resultados possam aparecer”.