29/07/2010

3.127. PEV contra a ampliação do Hospital das Caldas...

Jornal das Caldas
Partido “os Verdes” contra ampliação e a favor de um novo hospital

Julho 29th, 2010 ·
O partido ecologista “Os Verdes” manifestou-se no passado dia 19 de Julho contra a ampliação do hospital das Caldas da Rainha e por isso vai questionar o Ministério da Saúde sobre os impactos da obra para captações de água termal.
“A ampliação do hospital não é a melhor opção (…) e vamos questionar o ministério da Saúde sobre quais são os projectos e estudos e que viabilidade têm esses estudos quando está à vista que isso é um factor contra natura, até para o termalismo e o desenvolvimento da cidade” afirmou Joaquim Correia, no final de uma visita ao complexo do Hospital Termal, Mata e Parque das Caldas da Rainha.
Os dirigentes do Verdes, Joaquim Correia e Cláudia Madeira, visitaram a Mata e o Parque D. Carlos I na sequência da entrega na Assembleia da República de uma carta aberta assinada por 15 subscritores que apelam à não separação daquele património do Hospital Termal considerando que tal poderá “pôr em risco uma área vital, a ser protegida e valorizada”.
Depois de verificarem no local “o enquadramento e aquilo que o ministério da Saúde prevê para a zona Norte-Oeste” os Verdes associam-se às preocupações dos autores da carta alertando para “os problemas que a ampliação poderá trazer para o perímetro de protecção do aquífero termal e para o perigo de grande parte da mata ser amputada”.
Embora não esteja relacionado com esta visita, sabe o Jornal das Caldas que vários profissionais de saúde e alguns cidadãos das Caldas pensam em organizar-se e realizar uma marcha até Lisboa, manifestando-se em frente ao Ministério da Saúde, contra a ampliação do Hospital Distrital das Caldas e a favor de uma nova unidade como foi prometido, encenando uma peça histórica onde a Rainha D. Leonor é figura principal e cria o Hospital Termal.
Este movimento ainda muito embrionário poderá surgir se os políticos locais não tomarem qualquer posição firme a favor de uma nova unidade em detrimento da ampliação.
Ao que o Jornal das Caldas apurou existe muita divisão interna no PSD, mas Fernando Costa defende a ampliação. Do lado do PS as ideias dividem-se, preferindo ambos os sectores ir de encontro ao que o Governo anunciou embora prefiram claramente uma solução mais douradora como é o caso de uma nova unidade.
Quem está fora destas discussões e se sentem indignamos, são os profissionais da saúde que todos os dias tratam mais doentes no Hospital das Caldas em condições nada benéficas para a qualidade dos serviços de saúde, já que agora, devido à reorganização do Centro Hospitalar Oeste Norte, o Hospital das Caldas recebe directamente doentes de Alcobaça, Bombarral, Peniche, quando antes recebia de Bombarral, Óbidos e Caldas da Rainha, preferencialmente.
Carlos Barroso