Por razões não conhecidas a Dr.ª Cecília Gil já não é Directora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça...
Por ser o funcionário do IGESPAR com mais antiguidade de serviço, relacionado com o "nosso" monumento ficou interinamente a dirigir o Mosteiro.
.................
via tintafresca.net
Dois anos depois de ter sido nomeada Directora do Mosteiro de Alcobaça demitiu-se
A directora do Mosteiro de Alcobaça pediu a demissão na última semana de Julho, tendo sido substituída interinamente por Jorge Pereira de Sampaio, técnico do IGESPAR no monumento Património da Humanidade. Segundo apurou o Tinta Fresca junto de várias fontes, a tutela não estaria satisfeita com o desempenho de Cecília Gil, no cargo desde Julho de 2008, pelo que a demissão se tornou inevitável. A direcção do IGESPAR deverá nomear nos próximos dias um substituto até que se abra novo concurso para o cargo, embora o número de candidatos esteja agora mais limitado, já que, desde 2005, estes terão de possuir o Curso Avançado em Gestão Pública.
Este curso, nos termos da Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto, e da Portaria n.º 1141/2005, de 8 de Novembro, é obrigatório para o exercício de cargos de direcção superior nos serviços e organismos da Administração Pública Central.
Hotel de charme a concurso até final de 2010
Esta demissão surge no momento em que o IGESPAR prepara o concurso para o hotel de charme, a instalar no Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. O lançamento do concurso até ao final do ano foi confirmado ao Tinta Fresca pelo presidente da Câmara municipal de Alcobaça, de acordo com uma informação proveniente do próprio IGESPAR. Contudo, o projecto merecia reservas à ex-directora, que preferia uma pequena hospedaria para o espaço do antigo Lar Residencial de Alcobaça. Confira aqui a entrevista de Cecília Gil ao Tinta Fresca, publicada no início de 2010.
Mário Lopes