29/08/2010

3.294. Presidente mostrou a última versão da Regeneração Urbana no período antes da ordem do dia da reunião de câmara de 27.7.2010

Presidente Paulo Inácio abriu os trabalhos dizendo que íamos começar pela prometida apresentação das últimas ideias para a Regeneração Urbana.
Passou a palavra ao projectista.
Exposta uma planta global da intervenção exterior ao mercado municipal.
Alguns apontamentos das novas ideias:
1.O estacionamento entre a Rua Dr. Brilhante, Av.Joaquim Vieira Natividade, R. Eduíno Borges Garcia e Av. Manuel Silva Carolino...Fica mais praça, sem os 170 lugares de ligeiros, amplia para 20 autocarros, 700 metros quadrados para a parceira cooperativa e...
2.1 rua subterrânea entre a Av Dr. Lameiras e a R. Eduíno Garcia...
3. A rotunda da câmara para a uma fonte aquática em quadrado onde confluem 2 linhas de água. 1 vem do actual espelho de água em frente ao tribunal. e outro do existente junto aos táxis.
(Sugestão do Presidente)
Os jardins actuais serão restaurados e terão muito menos alterações em relação às soluções anteriores.
O parque estacionamento subterrâneo passa a 2 pisos (a versão anterior era mais área e de 1 piso só , + barato) 400 lugares.
Presidente tem muitas dúvidas de conseguir privado exigido pela candidatura e as consequências para estacionamento de moradores na envolvente.
4. a Rua Judite Vasco...desaparece
5. A rua da Praça João Deus Ramos passa a 2 sentidos e o passeio aumenta.
6. Rotunda oval na esquina do BES e outra descentrada no cruzamento da R. Eduíno Garcia (que vai ter os táxis) e Av. Manuel Silva Carolino.
7. 4 faixas na zona de intervenção na Rua de Olivença.
8. + passeio para dignificar PSP e GNR.
9. Acabam com o estacionamento para camiões. Vão procurar outro local.
10. No global com o estacionamento subterrâneo há mais lugares de estacionamento.
11. Presidente Paulo Inácio quer 1 monumento que consagre o beija-mão a Inês de Castro. Anda à procura de 1 escultor de renome. Em Abril de 2012 terminam as comemorações da transladação do corpo de Inês de Castro para o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
12. Presidente diz que vai tentar concretizar a discussão pública para além de trazer para reunião de câmara e para a Assembleia Municipal.

Vereador Acácio Barbosa questionou alguns aspectos do estacionamento.
Vereador Jorge Agostinho defendeu parques de estacionamento mais afastados do centro e transportes vaivém para o centro: uma cidade sustentável.
Gostou do projecto globalmente.
Perguntou se a Rodoviária Tejo permanece no mesmo espaço.
Intervim na presença da equipa projectista:
Agradeço a explanação, vou ver estes novos elementos com tempo, solicito cópia, mas preciso de saber 3 elementos básicos: os nomes do Arquitecto e da Arquitecta aqui presentes, bem como o nome da empresa projectista.
Depois, só tenho considerações de ordem política a colocar.
Luís Pereira, Marta Jacob e LASP.
Saíram ficando o Eng.º Óscar Oliveira e Arq. Matias.
Disse então:
Não me vou pronunciar sobre os novos pormenores. Quero cópia para reunir e depois na próxima reunião de câmara trarei a opinião da CDU.
As questões de princípio que estão feridas desde já.
1 ideia, 1 projecto, 1 empresa projectista.
Temos criticado a falta de concursos de ideias. Apenas no cine-teatro se fez 1 concurso de ideias. Em qualquer das grandes obras vieram sempre com a questão da pressa, de que tem de ser assim se não perdemos financiamentos.Repete-se o erro!
A discussão pública do projecto é mesmo 1 questão basilar!
O global do que pretendem para a cidade já foi presente em reunião de câmara as vossas linhas de força mas a opinião pública ainda não tem essa informação.
...........
cister.fm postou:
generação muda face à Gafa


A Câmara Municipal de Alcobaça quer regenerar a malha urbana de quase toda a zona da Gafa.
Uma das grandes intervenções passa pela junção do jardim dos Paços do Concelho ao da praça dos Táxis, eliminando-se a via rodoviária aí existente, e pela criação de novas acessibilidades.
A maioria PSD à frente da autarquia apresentou em reunião de câmara, na passada sexta-feira, os seus planos da regeneração urbana da zona envolvente ao mercado municipal.
De acordo com o presidente da Câmara, Paulo Inácio, trata-se de uma “relocalização” do projecto inicial elaborado pela anterior equipa camarária, liderada por Gonçalves Sapinho, e que prevê, agora, “a supressão de ruas e o alargamento de outras”.
O projecto, que será apresentado publicamente em breve, “estende-se desde o Mercado Diário até ao Estádio Municipal”, e já foi apresentado à CCDR.
Paulo Inácio informou que caso a CCDR aprove a candidatura e sejam garantidos os apoios comunitários do QREN, a obra começará “ainda durante este mandato”.
Sobre o plano de intervenção, o autarca alcobacense explicou que a área de jardim vai “aumentar substancialmente” e que serão construídas duas novas rotundas.
Quanto às ruas que deixarão de existir, o projecto prevê a supressão da rua entre o Tribunal de Alcobaça e o edifício da Câmara Municipal, através da junção dos jardins que ladeiam esta via de acesso à Rua Judite Neves Vasco e à rotunda dos Paços do Concelho.
Ao lado deste novo jardim, a rua Eduíno Borges Garcia será alargada com mais vias, passando a haver duas para cada sentido, ficando dotada de duas rotundas, uma de acesso à rua de Olivença e outra junto ao Mercado Municipal.
Paulo Inácio disse que todo esse novo espaço ficará transformado numa “grande praça municipal, através de jardins, com o simbolismo da água bem presente”, através da criação de duas cascatas que “representarão os rios da cidade, Alcoa e Baça”.
Todo esse espelho de água irá unir-se em frente aos Paços do Concelho num lago, com 30 por 20 metros, que “simbolizará Alcobaça, pela união do dois rios”.
O projecto aguarda, agora, pela aprovação da CCDRLVT e pelo financiamento comunitário. “Temos de ter cautelas” uma vez que se trata de um processo de difícil execução, já que tem de passar muitas fases da povoação”, salienta Paulo Inácio.
Por definir ficou o projecto para o imóvel do Mercado Diário Municipal, para onde se prevê, num piso superior a construir, a deslocalização de serviços da autarquia, entre outras valências.
--------------------------------------------
cister.fm noticiou:
CDU acusa PSD de repetir erros do passado




A CDU acusa a actual maioria PSD no executivo de Alcobaça de repetir erros do passado sobre a regeneração urbana.
Segundo Rogério Raimundo, toda a intervenção na zona envolvente ao Mercado Municipal assenta num princípio errado, o de “não auscultar ninguém antes de apresentar o projecto”.
“Desta forma está-se a seguir a mesma linha do anterior elenco camarário”, afirma.
Posição diferente tem o PS. Para Acácio Barbosa “o projecto ainda não está encerrado” e a discussão pública promoverá alterações ao plano da regeneração urbana.
A Câmara Municipal de Alcobaça pretende apresentar o projecto da regeneração urbana em breve, mas a CDU não quis esperar e avança já com alguns reparos, nomeadamente a não discussão do projecto durante a sua elaboração.
A maioria PSD, liderada por Paulo Inácio, apresentou, recentemente, as linhas mestras deste projecto, que altera, ligeiramente, o que foi apresentado pelo anterior executivo camarário, tendo anunciado que aguarda, neste momento, a aprovação do financiamento comunitário necessário à sua execução.