31/08/2010

3.304. João Valeriano da ESDICA,17 anos, com 188 posts produzidos...está nesta iniciativa do município de Peniche.

http://www.forum.pt/index2.php?option=com_myblog&blogger=JoãoBerto
A última gota...

Escrito por:
João Alberto Branco Valeriano (17 anos alcobacense, da escola Secundária Dona Inês de Castro...este é um dos 188 posts)


Tags: Sem tags


'' O MAR representa uma parcela enorme e fascinante deste nosso planeta. Outrora olhado apenas como fonte de alimento, via de transporte, local de despejos e campo de batalha, o MAR é hoje visto de forma bem mais ampla como um elemento essencial à vida na Terra, o verdadeiro motor do planeta, que governa os ciclos dos elementos químicos, gerando a maior parte do oxigénio e absorvendo grande parte do dióxido de carbono, e que é o maior espaço de vida na Terra, não só em termos de diversidade genética como relativamente ao espaço físico ocupado.
A descoberta dos mistérios que o MAR ainda encerra, o uso das novas tecnologias para a sua exploração sustentável e a protecção constante da sua integridade são, pois, de interesse vital para a humanidade e uma responsabilidade a partilhar por todos nós, habitantes deste condomínio a que gostamos de chamar 'Planeta Azul'. ''






João Coimbra


Não poderia acabar esta minha participação sem agradecer à FORUM ESTUDANTE por me ter dado oportunidade de participar num concurso desta natureza.


Consultei alguns livros, Internet, jornais e revistais para melhor me documentar e fazer os textos que vos apresentei ao longo destes dois meses e meio.
Desejo Boa Sorte a todos os participantes e espero que o MAR nos una em Peniche.
Saio desta experiência mais enriquecido e, citando Madre Teresa de Calcutá...
"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."

Abraço
João Valeriano


............

respiguei do tintafresca.net.
Semana Tanto Mar


50 jovens iniciam “programa fascinante”à descoberta do Mar em Peniche
O Programa Tanto Mar, que visa despertar as novas gerações para o valor estratégico do mar, vai ter início no dia 1 de Setembro, em Peniche. Do surf à pesca, da ciência ao mergulho, do ambiente à história, será uma semana em cheio para 50 jovens de todo o País, vencedores de um concurso de blogues sobre o Mar que decorreu entre Março e Junho e que os motivou a conhecer mais profundamente a realidade marítima. Os participantes têm entre 15 e 18 anos e provêm de todo o País. Os autores com mais posts produzidos foram a Andreia Carmona, da Escola Nuno Alvares, em Castelo Branco, o João Valeriano, da Escola Sec. D. Inês de Castro de Alcobaça e o Paulo Pereira, que vem de Vila D´Aves, da Escola Sec. D. Afonso Henriques.
Como vai funcionar a Semana Tanto Mar?
A semana Tanto Mar, de 1 a 7 de Setembro, inclui no seu programa um conjunto de actividades muito variadas, em torno do Mar e das suas potencialidades.

Assim, os 50 participantes conhecerão a fortaleza de Peniche, a história do naufrágio do San Pedro Alcântara e os achados da arqueologia sub-aquática (dia 1, 14.30 Fortaleza de Peniche); verão a operação de um ROV de pesquisa oceanográfica e tomarão contacto com os trabalhos para a extensão da plataforma continental (dia 2 Set. 11h. Porto de Peniche); terão ocasião de conhecer a Berlenga, Reserva Natural e candidata às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, em pleno Ano Internacional da Biodiversidade, com baptismo de mergulho, passeio de kayak, coastwatch Berlenga e visita ao farol (dia 3 Set, 9.30, saída para as Berlengas); terão a experiência única de um dia de escola de surf (dia 5 Setembro, a partir das 9h30 na praia do Baleal); mergulharão nas actividades laboratoriais relacionadas com a biotecnologia marinha, com a aquacultura ou com a restauração (dia 6 Set. a partir das 9h.30m, na ESTM); experimentarão a sensação de estar numa traineira de pesca e verão a fileira das pescas (dia 7 Set. a partir das 9h.30m Porto de Peniche).



Estas serão algumas das actividades inesquecíveis que os jovens participantes na Semana Tanto Mar terão ocasião de viver. Os participantes ficarão alojados na Casa Municipal da Juventude, em Peniche e farão as suas refeições na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.



Destaques dia-a-dia:

• Dia 1 Setembro: Sessão de Abertura com a presença do Secretário de Estado da Defesa e Assuntos do Mar - 12h30, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar; Arqueologia Subaquática -14h30, Fortaleza de Peniche.

• Dia 2 Setembro: Porto de Pesca de Peniche, 11h. – Observação do ROV (robot submarino) em operação, visita a navio do Instituto Hidrográfico e a lancha Salva-vidas.

• Dia 3 e 4 Setembro: DIA ABERTO da Reserva Natural das Berlengas -Visita às Berlengas (9h.30m.), candidata às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, transportados por uma fragata da Marinha. Baptismos de mergulho e passeio de Kayak.

• Dia 5 Setembro: Praia do Baleal, Demonstração de socorros a náufragos (ISN) e Escola de Surf (Rip Curl)Dia 6 Setembro: Actividades laboratoriais (Aquacultura, Biotecnologia, Animação e Restauração), 10h00–18h00 - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

• Dia 7 Setembro: Pesca e Pescadores (visita a embarcações, lota e unidade fabril- Porto de Pesca de Peniche, 10h00.



Quem são os participantes?
50 jovens de todo o país vão viver esta experiência única. São os vencedores de um concurso de blogues sobre o Mar que decorreu entre Março e Junho e que os motivou a conhecer mais profundamente a realidade marítima. Os participantes têm entre 15 e 18 anos e provêm de todo o País. Os três autores com mais posts produzidos foram a Andreia Carmona, que vem de Castelo Branco, da Escola Nuno Alvares, tem 16 anos e produziu 210 posts. De Alcobaça, da Escola Sec. D. Inês de Castro, virá o João Valeriano de 17 anos, com 188 posts produzidos. Finalmente, no top 3 dos bloguistas, está o Paulo Pereira, com 187 posts, que vem de Vila D´Aves, da Escola Secundária D. Afonso Henriques e tem 18 anos.

Quem organiza?
A parceria Forum Estudante / Câmara Municipal de Peniche/ Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar (Instituto Politécnico de Leiria), no exercício da sua vocação de serviço de utilidade pública, assumiu como missão, contribuir para:

1. Aumentar a consciência cívica dos estudantes portugueses sobre a importância do Mar para Portugal.

2. Ajudar a despertar vocações para as profissões ligadas ao Mar, para que aumente o capital humano qualificado capaz de tirar partido dos recursos marinhos que dispomos.

3. Apoiar as instituições públicas e privadas relacionados com o Mar para que possam chegar de uma forma mais eficaz aos jovens estudantes.
Ao desenvolver o Programa Tanto Mar, a Forum Estudante, a Câmara Municipal de Peniche e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, procuram desenvolver uma acção plurianual continuada de promoção do Mar, junto dos estudantes dos níveis secundário (1ª fase) e básico (2º fase), tendo um ponto alto anual: a Semana Tanto Mar, de 1 a 7 de Setembro, em Peniche.

Quem apoia?
A Semana Tanto Mar tem o alto patrocínio do Ministério da Defesa Nacional – Secretaria de Estado da Defesa Nacional e Assuntos do Mar.

Como patrocinadores principais, contam-se a Caixa Geral de Depósitos e a Rip Curl (que será a responsável pelo dia do Surf, durante a semana).

Apoiam ainda a iniciativa, a Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, o Instituto Portuário e para os Transportes Marítimos (IPTM) e a rádio Cidade FM (media partner).

O interesse desta iniciativa foi igualmente reconhecido pela Associação Oceano XXI, responsável pela promoção do “Cluster do Conhecimento e Economia do Mar".

Porquê o Mar?
Segundo a organização, “o Mar representa, para Portugal, a maior oportunidade de desenvolvimento, um recurso estratégico vital e uma marca de identidade incontornável. As novas gerações precisam de despertar para esta realidade.
A vasta área de águas territoriais, a extensão costeira e o posicionamento no Oceano Atlântico que dispomos oferecem potencialidades múltiplas, capazes de gerar oportunidades desde a energia à pesca, dos recursos turísticos à exploração mineral do subsolo oceânico, da actividade portuária à construção naval, não esquecendo a biotecnologia aplicada aos recursos biológicos marinhos. Isso permite um novo paradigma de desenvolvimento, centrado numa estratégia de eficiência colectiva e consubstanciada num “Cluster do conhecimento e economia do mar” (Aprovado no âmbito do COMPETE (QREN) e promovido pela Oceano XXI – Associação para o Conhecimento e Economia do Mar”).
Essa opção requer uma opinião pública esclarecida e motivada, capaz de entender e apoiar uma política pública de valorização do Mar. Para isso, a sensibilização cívica desde a infância é essencial. Por outro lado, necessita, para se concretizar, de capital humano suficiente e adequado. Da ciência à economia, dos serviços aos sectores industriais, as instituições que se relacionam com o Mar precisam de encontrar recursos humanos qualificados, capazes de assumirem todas as oportunidades geradas pelo cluster do Mar.
As novas gerações, aparentemente, não evidenciam um conhecimento suficiente do valor estratégico do mar para o futuro de Portugal, para além da sua dimensão de lazer e desporto, que muitos já cultivam. É necessário mobilizá-las para proteger e gerar desenvolvimento, a partir de um dos escassos patrimónios que terão ao seu alcance.
Portugal não pode continuar de costas voltadas para o Mar. As novas gerações terão que se virar para o Mar e encontrar aí as oportunidades para se realizarem, individual e colectivamente. O Programa Tanto Mar dará o seu contributo para essa viragem”, conclui.
Para mais informações visite a Página Oficial do Município de Peniche no seguinte endereço: www.cm-peniche.pt
29-08-2010