10/09/2010

3.348. Novo ano lectivo 2010/2011

cister.fm a 13.09.2010 postou:
2010-09-13 01:00:00

Inicio do ano lectivo no Ensino Básico de Alcobaça sem problemas
Dezenas de alunos regressam esta segunda-feira às salas de aula, no concelho de Alcobaça.
O novo ano lectivo começa para todos os alunos matriculados no pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Alguns dos estabelecimentos reabrem de “cara lavada”. A Câmara Municipal aproveitou as férias de verão para efectuar diversos melhoramentos nos edifícios escolares.
“Por falta de meios”, três escolas só irão sofrer obras durante o decurso das aulas, explicou a vereadora da educação. Será o caso das Escolas Básicas do 1º Ciclo (EB1) da Ribafria, Gaio e Martingança.
“A intenção é proceder aos melhoramentos durante os fins-de-semana e, caso não afectem o decorrer do ano lectivo, também durante os dias úteis”, afirma Mónica Batista, vereadora da educação do município de Alcobaça.
.........
Externato da Benedita com novos cursos
Publicado a 10 de Setembro de 2010 .No Externato Cooperativo da Benedita (ECB) as aulas também arrancam no dia 13 de Setembro. O 3º ciclo conta este ano com 571 alunos, aos quais se juntam 559 do ensino secundário e 30 alunos do ensino nocturno.
No passado mês de Junho a escola renovou o selo “EFQM – Committed to Excellence”, que lhe foi atribuído há dois anos, tornando o Externato na primeira escola portuguesa com qualidade reconhecida.
“A renovação confirma que estamos no bom caminho”, explica o director pedagógico, Alfredo Lopes. E na busca da excelência, numa escola onde não se tem registado um abandono escolar significativo, um dos grandes desafios actuais é o combate às repetências, que se verificam sobretudo no 7º ano. Um fenómeno que o director explica pelo facto de não haver retenções no 6º ano.
Para dar resposta a estes casos, foi contratada uma professora para as Necessidades Educativas Especiais. “O grande desafio é dar resposta aos alunos que chegam do 2º ciclo com necessidades muito profundas”, explica Alfredo Lopes.
Além desta contratação, a escola vai também levar a cabo o ensino das Matemática em ninhos – pequenos grupos nos quais as turmas são divididas e que são constituídos consoante o conhecimento e o grau de evolução dos alunos.
Também no 7º ano de escolaridade abre este ano, pela primeira vez, uma turma de ensino articulado de Música, composta por 25 alunos e com um currículo próprio. Esta é uma novidade que conta com a parceria da Academia de Música de Alcobaça.
Já no que diz respeito ao ensino profissional, as novidades passam pela abertura dos cursos de Técnico Multimédia e Técnico de Apoio Psicossocial. Mantém-se a oferta do curso de Informática de Gestão. Outra novidade é a abertura de um Curso de Educação e Formação em horário diurno para “resolver o problema dos alunos com mais dificuldades e com repetências”, explica Alfredo Lopes. A escolha recaiu sobre Instalação e Operação de Sistemas Informáticos.

Cursos de Dança e Música não avançam em Alcobaça
A falta de inscrições em número suficiente impediu a abertura dos cursos profissionais de Intérprete de Dança Contemporânea, Instrumentista de Sopro e de Percussão e Instrumentista de Cordas e de Teclas que a Academia de Música de Alcobaça (AMA) e a Escola Secundária Dona Inês de Castro (ESDICA) tinha preparado para este ano lectivo.
Já na edição da passada semana da Gazeta das Caldas o director da ESDICA, Gaspar Vaz, dava conta das dificuldades que se estavam a sentir, dado que não havia o número mínimo de 15 inscrições que viabilizassem os cursos. Deixava, mesmo assim, a hipótese de avançar com o curso de dança.
Já no início desta semana a AMA divulgou que”apesar do enorme esforço colocado naquele que constituía mais um novo desafio educativo” nenhum dos cursos abriria. Mas tal como já tina feito Gaspar Vaz, é agora a vez do director da AMA, Rui Morais, garantir que o projecto não fica por aqui, dizendo que espera que se consiga avançar com os cursos no próximo ano lectivo.
Joana Fialho
jfialho@gazetacaldas.com