Presidente da Câmara informou dos resultados da reunião que a CIMOESTE teve com a Sr.ª Ministra da Saúde a 7.9 e afirmou que tem um novo paradigma: o Novo Hospital na cidade de Alcobaça.
Intervim, salientando:
1. Acho muito grave que todos os presidentes de câmara do Oeste tenham deixado cair o novo Hospital do Oeste Norte, um facto consagrado, por escrito, em Resolução de Conselho de Ministros, no PAO, para compensar a perda do aeroporto da OTA.
O alargamento do Hospital das Caldas não servirá no futuro aos Alcobacenses porque têm de andar, aflitos, nas situações complicadas de saúde, por dentro das ruas da cidade e bem sabemos como 1 minuto pode ser decisivo.
2. O terreno de Alfeizerão (Quinta da Cela...3,5Milhões de euros) há dias era a luta 1ª dos Presidentes do PSD (Gonçalves Sapinho e Paulo Inácio). Acabou!!! Estamos a caminho do Plano B em conjunto com o "novo paradigma"!...
3. Sim à construção de 1 novo Hospital de Alcobaça e à entrega do actual à Misericórdia para desenvolver respostas necessárias aos idosos do nosso concelho!!!
Não à doação e localização no mercoalcobaça. O objectivo é fundamental e importante, mas temos de ter a clara certeza de que não tínhamos uma solução melhor e mais barata ao município.
Todos me dizem que os hospitais novos devem ser construídos junto de vias rápidas. Em Alcobaça temos a VCI. Vimos todas as hipóteses? Está em construção a IC9... Foi vista alguma das saídas junto à cidade?
Quanto custa o metro quadrado daquela propriedade do Mercoalcobaça? Quanto custa a indemnização à Pizzaria Cister e o encontrar de novas salas para as associações que lá estão? Quanto custa o encontrar imediato da solução para as grandes feiras municipais da criança, da Feira de São Bernardo, de São Simão? Presidente vai-me dizer que venha esse problema...Mas quanto custam as tendas provisórias e as logísticas anexas e as soluções novas fixas, infraestruturadas?
Ainda ontem estive com 1 dos construtores do merco que me contou das condutas enormes de drenagem pluvial, das sapatas de dezenas de metros de profundidade e as características dos pilares...Quanto custará a a perda e a demolição de todo esse investimento?
4. Os 3,5M€ já têm em cima os juros de 1 ano passado...
Quanto vale a doação do merco (terreno, indemnizações, investimento perdido no construído)?
Quanto vale a alternativa provisória e a construir para Feiras?