11/10/2010

3.531. Intervim na reunião de câmara Pública sobre Estratégia

Requeiro oralmente o agendamento de uma reunião de câmara, reunião específica,  sobre a estratégia para o nosso município...
Ao longo destes 11 meses percebi que o Presidente considera que o programa eleitoral que apresentou ao eleitorado nas eleições de há 1 ano é que é o Plano Estratégico...Considero que devemos respeitar o que prometemos ao eleitorado, mas não podemos ficar só por esse compromisso.
Objectivamente a câmara pagou documentos de estratégia que deviam ser discutidas com princípio meio e fim.
O Sr. Presidente da Câmara entregou-me o texto da estratégia para o município de Alcobaça elaborado e pago ao Prof. Augusto Mateus, depois de muita insistência.
Ainda não me entregou o documento de estratégia, específico para o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, pago ao mesmo professor, mas não sei quanto custou...
Temos também 1 trabalho da SaeR, do Prof. Ernâni Lopes, que já tem 6 anos...
Temos portanto o seu programa eleitoral e textos pagos pelo município para analisar com princípio meio e fim.
O requerimento não precisa de ser passado a escrito?
Presidente diz que está aberto a esta reflexão...Mas acha injusto...Há estratégia, rumo e caminho apresentado às claras, talvez ambicioso demais:
- Emprego, Zonas Industriais (algumas informadas sob reserva)
- Parque Verde
- Rio Todo
- Loja do Munícipe, Loja do Cidadão e Câmara Nova
- Hotel no Mosteiro
- Faltam soluções para as sedes de freguesias e depois a descentralização de meios para elas manterem estes espaços de excelência; melhorar ambientalmente e turisticamente; o PROTOVT tb apoia a valorização da ruralidade; não há financiamentos da UE e do Estado mas temos de procurar esses financiamentos.
- Hospital na cidade. Via resposta ao BE temos 1 documento escrito da ministra confirmando o novo Hospital em Alcobaça.
- Parque de negócios
- Quinta das Freiras...
Nós que estamos cá é que conhecemos a realidade e o que é preciso.Passo-a-passo...
Os académicos tb são precisos mas nós é que sabemos o que queremos...Não há livros sagrados...Temos caminho, estratégia, rumo...
Lanço + 1 repto para nos unirmos à volta de 1 grande projecto:
Museu Nacional da Língua Portuguesa nos 2/3 do mosteiro que estão disponíveis...
Só há em São Paulo. Brasil...
Em relação ao repto acho muito bem que seja discutido inserido na reunião que reclamei agendamento.
...........
o site do Região de Cister postou a 12.10.2010:
Alcobaça quer Museu da Língua Portuguesa no Mosteiro

O presidente da Câmara de Alcobaça anunciou, esta segunda-feira, quer convencer o Governo a instalar no Mosteiro um Museu da Língua Portuguesa, semelhante ao existente em São Paulo, no Brasil, que recebe mais de meio milhão de visitantes por ano.
Paulo Inácio considera que o concelho tem “legitimidade histórica perante o País e o Mundo” para receber aquele equipamento e lançou um repto aos partidos políticos e às forças vivas do concelho para que “se unam” em torno deste objectivo.
“Basta sensibilizar o Estado para esta questão. Se estivermos todos empenhados e unidos não será uma utopia”, declarou o chefe do executivo municipal, recordando que o Museu da Língua Portuguesa se poderá articular com o hotel de luxo a instalar no Mosteiro, o que permitiria recuperar um “monumento que carece de ser tratado”.
“Não é nenhuma utopia e não é um investimento desadequado”, frisou Paulo Inácio, que se disse “envergonhado” pelo facto de o País “ainda não dispor” de um Museu deste género.
“Será um espaço de aprendizagem da nossa língua”, fez notar o autarca, salientando os “retornos” que este tipo de equipamentos podem proporcionar à cidade, nomeadamente através das visitas das escolas.