respiguei do tintafresca.net
Distrito de Santarém tem seis municípios com dívidas acima dos 20 milhões de euros
Leiria encabeça lista de municípios da região mais endividados
O concelho de Leiria encabeça a lista de concelhos do distrito de Leiria mais endividados a médio e longo prazo, com 91,3 milhões de euros, seguido de Alcobaça com 14,2 milhões de euros, Ansião com 11,6, Nazaré com 10,7 e Pombal, com 8,6 milhões, segundo dados de 31 de Dezembro de 2009 divulgados pela Direcção-Geral da Administração Local.
O menos endividado é a Batalha, com apenas 1,3 milhões de euros de dívida, seguido de Alvaiázere, Óbidos, Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande, todas com menos de 4 milhões de euros de dívida.
No distrito de Santarém, o concelho de Santarém lidera com 38,6 milhões de euros, seguido de Ourém com 26,5, Tomar com 24,9 milhões, Cartaxo com 24,3, Torres Novas com 23,7, Rio Maior com 21,3, Abrantes com 17,9 milhões e Alcanena com 14 milhões.
Mação e Constância são os concelhos do distrito menos endividados, com cerca de 2 milhões de euros, seguidos de Benavente e Vila Nova da Barquinha, todas com menos de 4 milhões de euros de dívida de médio e longo-prazo.
Na região Oeste do Distrito de Lisboa, o concelho mais endividado é a Lourinhã, com 20,3 milhões, seguido de Torres Vedras, com 15,5 milhões, Azambuja com 12,3 milhões e Alenquer com 11,1 milhões.
Os menos endividados são o Cadaval, com 2,9 milhões, seguido de Sobral de Monte Agraço, com 3,4 milhões.
18-10-2010
.....
respiguei do jornal de leiria:
Castanheira de Pera- Autarquia demora 900 dias a pagar a fornecedores
Castanheira de Pera é o município do País que mais tempo demora a pagar aos fornecedores. De acordo com dados da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), em Junho último aquela câmara registava um prazo médio de pagamento de 901 dias, ou seja, demorava mais mais de dois anos e meio a saldar as dívidas aos seus credores.
Mas Castanheira de Pera não é a única autarquia da região a integrar a lista de municípios, que durante o primeiro semestre deste ano, pagaram acima dos 90 dias estipulados por lei. Segundo a listagem agora publicada no site da DGAL, metade das autarquias da região não cumpriu os prazos de pagamento.
À semelhança do que aconteceu na maioria dos municípios do País, em todos os municípios faltosos da região houve, durante o segundo trimestre do ano, um agravamento dos prazos em relação aos primeiros três meses de 2010.
Entre as câmaras cumpridoras estão Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Nazaré, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.
Até ao fecho da edição, não foi possível obter esclarecimentos da Câmara de Castanheira de Pera.
Texto: Maria Anabela Silva 14-10-2010