(OBRAS PARTICULARES) 20.
------ DESPACHOS DO VEREADOR DO PELOURO DE GESTÃO URBANÍSTICA
– INFORMAÇÃO - 42 páginas de despachos...
Tivemos 1 problema gravíssimo de bairro de barraca junto à Fundação maria Oliveira. Agora temos 1 bairro da Bela Vista que continuamos sem ter a informação como estamos de pagamentos de rendas, água, saneamento...Também tarda a resolução da habitação (e saúde) de pessoas que vivem nas barracas da Cova da Onça o que é 1 mau sinal de governação na cidade...Pergunto, qual é a intervenção do Pelouro das Obras Particulares, da responsável pela Habitação/Social/Educação..., em relação aos abarracados, onde moram ´várias famílias de etnia cigana e que crescem, a olhos vistos da EN8, na Lameira, Prazeres de Aljubarrota...
3.588.
Pelos vistos o Agrupamento de Escolas D.Pedro I, a freguesia e a Câmara/ Educação estão a alfabetizar algumas pessoas, curiosamente apenas homens, na ex-escola de Chiqueda, acção que é de saudar quem promove e quem participa.
Vereador José Vinagre diz que querem alcatroamento da rua.
....................
cister.fm postou deste modo, no dia 9.11.2010:
Incumprimentos das regras por famílias ciganas preocupam CDU
Rendas em atraso, contas de serviços por pagar, ocupação indevida de terrenos privados e desacatos constantes são atribuídos a famílias de etnia cigana a residir em Alcobaça.
O pagamento das rendas no Bairro da Bela Vista, em Alcobaça, esteve na origem de um longo questionário feito pela CDU à maioria PSD, que governa a Câmara Municipal de Alcobaça, na reunião do executivo.
A Câmara Municipal da Alcobaça ainda não respondeu.
Há vários relatos sobre alegados incumprimentos por partes dos inquilinos de etnia cigana, que foram deslocalizados para um bairro social, depois de terem ocupado durante décadas, com barracas, um terreno pertencente à Fundação Maria e Oliveira, em Alcobaça.
O bairro tem sido marcado por desacatos entre as famílias que foram ocupar os 24 apartamentos daquele novo bairro. Alguns agregados fugiram, alegando “medo” de represálias de outros residentes, de quem terão sofrido várias ameaças.
Para Rogério Raimundo, todos "têm que pagar renda, água, saneamento e respeitar as regras". O vereador terá recebido informação de que, para além das rendas em atraso, os inquilinos daquele bairro, também na pagam a água, luz e saneamento.
“Paulo Inácio já poderia ter tomado alguma decisão, uma vez que já passou um ano desde que tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Alcobaça", tempo que considera suficiente para ter agido, afirma o vereador da CDU sobre este assunto.
Para o vereador da oposição, o Presidente da Câmara está "mais uma vez a agir mal" em relação a esta situação uma vez que "não está a saber impor as suas regras a esta comunidade".
Segundo Rogério Raimundo, “a autarquia já deveria ter resolvido a questão das barracas na Cova da Onça”, para onde se mudaram algumas das famílias fugidas do Bairro da Bela Vista, um local onde, neste momento, está quase concluído o futuro Centro Escolar.
Além destas questões relacionadas com os elementos de etnia cigana a residir em Alcobaça, a CDU questionou, ainda, a maioria PSD sobre os abarracados, da mesma etnia, que se “apropriaram”, também, de um terreno privado na Lameira (Aljubarrota), há vários anos.