Extra 8 - MODCOM. Câmara participa com 30 mil euros com a parceira ACSIA.
Hoje decide-se transferir 1ª prestação.
.....................
respiguei do região de cister de 11.11.2010
ACSIA apresenta novo projecto ‘MODCOM’
Desfile de moda será uma das apostas do projecto
A Associação de Comércio, Serviços e indústria de Alcobaça (Acsia) e a Câmara de Alcobaça vão desencadear um conjunto de iniciativas que visam a dinamização do comércio tradicional. O projecto ‘MODCOM’ foi apresentado, esta terça-feira, no auditório da Biblioteca de Alcobaça.
A iniciativa representa um investimento no valor de 100 mil euros, através da qual se pretende realizar várias celebrações a propósito de datas especiais, de modo a atrair o público para as zonas de maior comércio em Alcobaça.
"Vamos tentar não repetir alguns erros que aconteceram no ano passado com este tipo de acções", sublinha o presidente da Acsia, Jorge Vasco, acrescentando que "alguns pormenores tiveram que ser revistos".
Tentar apostar nas animações do comércio tradicional ao fim-de-semana e durante os feriados são algumas das linhas que diferem este projecto do realizado em 2009.
A Animagest será a empresa responsável pelos eventos. A primeira iniciativa vai ter lugar já no próximo sábado. "Vamos oferecer gratuitamente um pacote de castanhas a quem apresentar talões de compras do comércio tradicional iguais ou superiores a dez euros", refere Fátima Bexiga, uma das responsáveis da empresa.
As iniciativas irão acontecer de forma periódica, com especial destaque para datas comemorativas, como o "Natal, dia dos namorados ou dia dos pais", lembra a representante da Animagest, que pretende realizar um catálogo com vários lojas da região até ao final da iniciativa.
"Terminámos as nossas comemorações a 7 de Maio com um desfile de moda, no qual pretendemos trazer um apresentador mediático e vários manequins conceituados, de modo a atrair alguns canais de televisão e revistas", destaca Fátima Bexiga.
Apesar de todos os esforços envolvidos no MODCOM, Jorge Vasco pede aos comerciantes alcobacenses que ajudem a "divulgar estas iniciativas e que colaborem", pois "todos têm a ganhar" com o projecto.
Jorge Vasco lamenta não apresentar projecto de maior dimensão
Apesar de todos os esforços realizados para trazer o projecto MODCOM para o comércio de Alcobaça, Jorge Vasco lamenta o facto de não conseguido apresentar um "conjunto de acções que poderiam trazer ainda mais valor para o comércio local". O principal obstáculo foi mesmo o facto de o projecto de regeneração urbana "ainda não ter sido aprovado". Contudo, o presidente da Acsia não baixa os braços e acredita na concretização do projecto.
texto Luciano larrossa