29/11/2010

3.789. Opinei sobre 1.Rio Alcoa e o mar. 2.Grande Greve Geral. 3. NÃ(t)O

artigo d' opinião publicado no Região da Nazaré de 24.11.2010
Triangulando


A educação é o que resta depois de se ter esquecido tudo o que se aprendeu na escola (Albert Einstein)

1.Rio Alcoa e o mar. 2.Grande Greve Geral. 3. NÃ(t)O
1.Vértice Local.
A beira-rio do Alcoa, da nascente à foz, vai ter um conjunto de projectos que poderão mudar significativamente a nossa especialíssima região Alcobaça/Nazaré. Esta é das tais obras consensuais, que merecem o aplauso generalizado e que servem para unir, desde que haja o, sempre, necessário envolvimento das populações e a partilha/debate com quem sabe construir. A IRH e as Câmaras de Alcobaça e Nazaré trabalham numa obra especialíssima e de interesse regional. Chamo, desta tribuna, a atenção dos leitores do Região da Nazaré para estarem atentos e dêem os seus contributos.
Tenho defendido, aquel’abRRaço de boas práticas políticas, permanente, entre Alcobaça e Nazaré, que multiplique as potencialidades dos dois concelhos. As questões políticas do mar têm sido em maior número, mas esta parceria dinâmica com os 2 municípios tem de ter atitude e acções concretas dentro do Oeste e dentro da futura região administrativa que deverá incluir os municípios vizinhos.
2.Vértice Nacional.
Vamos ter uma Grande Greve Geral a 24 Nov 2010 para responder, com luta consequente, ao maior ataque aos direitos de quem trabalha e é reformado desde a Revolução de Abril. Temos que ter outras políticas que sirvam quem trabalha e quem produz, que sirvam quem trabalhou e que não têm agora rendimentos suficientes para ter uma vida digna.
3.Vértice Internacional
Não à NATO. Estive na manifestação da avenida da Liberdade, pela PAZ entre os Povos e entre as nações, pelo desarmamento, pela não produção de armas, pelo fim de todas as guerras, contra a cimeira (não foi preciso peditório nenhum para se gastar tanto dinheiro e meios…). Participei na manifestação de sábado e apreciei em directo, ao vivo, como se deturpa e tenta diminuir a luta. Quero contar-vos que, quando estacionava perto do Marquês de Pombal, minutos antes da Manif arrancar, fiquei estarrecido com o que ouvia na prestigiada Antena 1: “não chegam a mil pessoas…” Pelo que me disseram 1 pequena repórter da RTP1 à frente do pano da frente da manifestação repetia que: “eram cerca de 200 manifestantes”… Muita comunicação social está ao serviço de quem explora e de quem promove a guerra. Aproveito este espaço para valorizar quem luta consequentemente por um mundo mais JUSTO e com muita PAZ!!!
Rogério Raimundo
Vereador CDU/PCP
Câmara Municipal de Alcobaça