24/11/2010

3.749.(24nov2010.10.10') O xadrez poderia ser 1 modalidade exemplar no nosso concelho...

***
Para aprender 
http://superxadrez.com/#.WJMCC2Egw2k.facebook
***
José Cavadas o grande promotor do xadrez no nosso concelho tem saber, vontade...É preciso tão pouco para termos 1 concelho exemplar nesta modalidade!!!
Os Portugueses gostam de Xadrez?


No geral não gostam. Acham piada ao jogo, de uma forma lúdica, mas ao nível da competição não gostam.
Muitos xadrezístas vão aos torneios por razões paralelas, contactos com os amigos, almoços, jantares, isso não é xadrez de competição, mas Xadrez Social.
Dos milhares de Portugueses que sabem mexer as peças, só uma pequena parte estão federados e muito pouco destes entram em provas. E muitas destas provas são de 1 dia ou uma tarde! Se possível em ritmo rápido para ir para casa mais cedo! Porque será?
Alguns queixam-se que não há torneios de ritmo clássico e quando os há, são estes mesmos críticos que não aparecem, ou aparecem em muito pequeno número. Criticar é fácil!
E apoios à modalidade - O que existe?
Comparativamente com outras modalidades é inexistente.
Vejam os apoios que os nossos vizinhos Espanhois têm para o Desporto e ao Xadrez em particular. Estão a anos luz de nós. Aprendamos com eles!

O Xadrez Jovem
O jovem de 6, 7 anos quando se interessa por xadrez, joga, joga até aparecer a playstation, o skate, o futebol ( a ilusão de se tornar um Cristiano Ronaldo!) assim o xadrez de competição dá lugar ao xadrez lúdico ou ao xadrez social.

Mesmo os jovens que entram na "competição a sério" e são os melhores de Portugal pensam em arranjar o Estatuto de Alta Competição para entrar na Faculddade "X", depois de entrarem o Xadrez ( Jogo, Treinadores, Clube, etc) que lhe deu essa oportunidade é abandonado.

Aposte-se no Xadrez Escolar.
Existem quantos clubes de xadrez em Portugal?
Segundo as regras de filiação na FPX é necessário para formar um clube de xadrez - 8 elementos, nº contribuinte. Então 8 amigos juntam-se para participar na III ou II divisão e já está a época feita. Isto é um clube de xadrez? Acho que não. É um grupo de amigos/conhecidos qie querem jogar competições de equipas! Um clube tem de ser mais que isto. Tem de ter outros fins para além de uma ou 2 competições de equipas em que participem. Desde que tenha condições para isso claro.

Uma boa percentagem em Portugal estão nesta situação. Felizmente nem todos.

Os clube /Empresa são importantes; Os clubes /Formação são também importantes. Cada um tem de ter os seus objecitvos.
Quando formarem um clube de xadrez verifiquem se há necessidade de o formar, pois pode existir 1 ou mais na zona e é preferivel se for possível haver 1 ou mesmo 2 fortes clubes (não estou a falar em força de jogo mas em dinamismo) do que 2 fracos e com dificuldades.
Não pretendo com estas reflexões deitar abaixo o Xadrez. Temos de repensar o Xadrez. Pois as energias estão a gastar-se e a nossa vida não tem "Duracel" para sempre!
https://sites.google.com/site/chessbenedita/xadrez-em-portugal
Abraço
Cavadas
***
9nov2009
SAUDAÇÃO Nº 4
Mandato 2009.2013
Apresentado na 2ª Reunião de Câmara de 9 Nov.2009.
Quero SAUDAR o Prof. José Cavadas que realizou como director, 2 provas nacionais com uma participação e organização excelente, que prestigiou instituições de Alcobaça e promove uma modalidade: Xadrez.
No dia 18 de Outubro, no CC. Cela, no XI Torneio Internacional de Xadrez e no sábado último, no EC. Benedita, nos Campeonatos Nacionais Absolutos e Femininos Sub-08 a Sub20 Semi-Rápidas, estiveram vários xadrezistas, com familiares, dirigentes. 131 atletas na Cela e 237 na Benedita.

Em ambos os eventos desportivos, verifiquei a satisfação generalizada pelas belas instalações onde foram realizadas as provas.
As fotos e informações dos 2 eventos podem ser apreciadas em:
(Torneio Xadrez Cela no blogue da Academia Xadrez Benedita)
http://axbenedita.blogspot.com/2009/09/xi-torneio-internacional-da-cela-18.htmlhttp://picasaweb.google.pt/josecavadas/Nacional_SR_Jovens_2009_Benedita#O xadrez é uma modalidade que deve ser mais apoiada quer nos critérios de apoio aos atletas federados, quer nas actividades de sensibilização/formação quer na escola quer no movimento associativo.respiguei duma secção de xadrez duma Escola de Maia...
http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115123060500/pdf/XadrezCanto%20Maia.pdf
“O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão intelectual que tem um poucode Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio de aproximação social e intelectual.”“O Xadrez serve, como poucas coisas neste mundo, para distrair e esquecer momentaneamente as preocupações da vida diária.”
(GM J. R. Capablanca, ex-campeão Mundial)
“O Xadrez é um jogo absolutamente lógico que tem suas leis gerais, que podem sercompreendidas intuitivamente ou trabalhando muitíssimo.”“Vejo na luta enxadrística um modelo exacto da vida humana, com sua luta diária, suas crises e seus incessantes altos e baixos.”
(GM G. Kasparov, ex-Campeão Mundial)
“O Xadrez, com toda sua profundidade filosófica, é antes de mais nada um jogo noqual se põem de manifesto a imaginação, o carácter e a vontade.”
(GM Boris Spasski, ex-Campeão Mundial)
Um pouco por todo o mundo, a “ginástica do espírito” (como já foi definido o xadrez) tem vindo a conquistar espaço e tempo nas escolas.As suas qualidades pedagógicas estão comprovadas.
O xadrez auxilia as crianças a formarem a sua personalidade, a desenvolverem a sua inteligência, a compreenderem o que é o espírito científico, a criarem objectivos e a lutarem por eles com energia e ambição mas com desportivismo, no fundo, a acreditarem mais em si próprias do que no destino (auto-estima).
Jogar xadrez, na opinião de muitos pais é “perder” tempo porque é um jogo muito moroso. É verdade que a prática do xadrez exige alguma disponibilidade. No entanto, contrariamente, pode dizer-se que jogar este magnífico jogo é “ganhar” tempo porque as crianças que o praticam com regularidade tornam-se, no futuro, indivíduos com um grande sentido crítico, capazes de opinarem sobre os problemas que afectam a sociedade em geral.
Rogério Raimundo
Vereador da C. M. Alcobaça
***
9nov20019
Há que saudar José Cavadas, o CCC/NUCCA e o ECBenedita pelo  xadrez
*
















O prof. José Cavadas realizou como director, 2 provas nacionais com uma participação e organização excelente, que prestigia instituições de Alcobaça e promove uma modalidade: Xadrez.

No dia 18 de Outubro, no CCCela, no XI Torneio Internacional de Xadrez e no sábado último, no ECBenedita, nos Campeonatos Nacionais Absolutos e Femininos Sub-08 a Sub20 Semi-Rapidas, estiveram vários xadrezistas, com familiares, dirigentes. 131 atletas na Cela e 237 na Benedita. Em ambos verifiquei a satisfação generalizada pelas belas instalações onde foram realizadas as provas.

As fotos e informações dos 2 eventos podem ser apreciadas em:
(Torneio Xadrez Cela no blogue da Academia Xadrez Benedita)
http://axbenedita.blogspot.com/2009/09/xi-torneio-internacional-da-cela-18.html
(fotos do Nacional Jovem)
http://picasaweb.google.pt/josecavadas/Nacional_SR_Jovens_2009_Benedita#


O xadrez é uma modalidade que deve ser mais apoiada quer nos critérios de apoio aos atletas federados, quer nas actividades de sensibilização/formação quer na escola quer no movimento associativo.

respiguei duma secção de xadrez duma Escola de Maia...
“O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão intelectual que tem um pouco
de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio de aproximação social e intelectual.”
“O Xadrez serve, como poucas coisas neste mundo, para distrair e esquecer momentaneamente as preocupações da vida diária.”
(GM J. R. Capablanca, ex-campeão Mundial)

“O Xadrez é um jogo absolutamente lógico que tem suas leis gerais, que podem ser
compreendidas intuitivamente ou trabalhando muitíssimo.”
“Vejo na luta enxadrística um modelo exacto da vida humana, com sua luta diária, suas
crises e seus incessantes altos e baixos.”
(GM G. Kasparov, ex-Campeão Mundial)

“O Xadrez, com toda sua profundidade filosófica, é antes de mais nada um jogo no
qual se põem de manifesto a imaginação, o carácter e a vontade.”
(GM Boris Spasski, ex-Campeão Mundial)

Um pouco por todo o mundo, a “ginástica do espírito” (como já foi definido o xadrez) tem vindo a conquistar espaço e tempo nas escolas.
As suas qualidades pedagógicas estão comprovadas. O xadrez auxilia as crianças a formarem a sua personalidade, a desenvolverem a sua inteligência, a compreenderem o que é o espírito científico, a criarem objectivos e a lutarem por eles com energia e ambição mas com desportivismo, no fundo, a acreditarem mais em si próprias do que no destino (auto-estima).
Jogar xadrez, na opinião de muitos pais é “perder” tempo porque é um jogo muito moroso. É verdade que a prática do xadrez exige alguma disponibilidade. No entanto, contrariamente, pode dizer-se que jogar este magnífico jogo é “ganhar” tempo porque as crianças que o praticam com regularidade tornam-se, no futuro, indivíduos com um grande sentido crítico, capazes de opinarem sobre os problemas que afectam a sociedade em geral.
***
16jul2009
O grande promotor do Xadrez no nosso concelho recomenda uma jornada de angariação de fundos para jovens carenciados!

sempre apreciei este promotor da modalidade do xadrez, daí que recomende:
"Caros Amigos
Vamos apoiar jovens estudantes carenciados. Compareçam no dia 23 Julho 2009 na Benedita num Festival de Musica onde vai ter também xadrez, exposição de fotografia.
Mais informações
 http://axbenedita.blogspot.com/2009/07/musica-na-benedita-23-julho-2009.html

Agradecemos a divulgação.
A Academia Xadrez da Benedita.
José Cavadas"
***
***
7ab2009
Grande xadrezista Mariana Silva. Parabéns!!!
Entre 29 Março a 2 Abril disputou-se em Portimão
os Campeonatos Nacionais de Jovens.













.Mariana Silva - Sub18 - É pela segunda vez Campeã Nacional Feminina,
desta vez no escalão Sub18.
saudação para os outros 4 jovens e para o Prof. Cavadas, grande animador da modalidade no nosso concelho.
A Mariana, na foto, está à direita da amiga Agna, tb xadrezista.
***
***