14/12/2010

3.868. Presidente da Câmara interveio na reunião de câmara, d'ontem, pública, sobre os estudos de Ernâni Lopes e Augusto Mateus

Saudando a memória do recém-falecido e confirmando que discorda da solução Augusto Mateus no que diz respeito à entrada da Câmara nas partes livres do Mosteiro.
Sr. Presidente Paulo Inácio tem o seu programa eleitoral sufragado mas não deve ficar só por esse compromisso: ainda estamos a tempo de fazermos um bom debate com os alcobacenses sobre o que queremos do nosso património Abadia, que naturalmente é da região, nacional e da humanidade.
Bem sabemos que é questão central do nosso desenvolvimento.
É bom que reconheça os méritos do trabalho da SaeR apresentado publicamente há 6 anos...
O município pagou mas não valorizou as pistas sugeridas. Está tudo por fazer.
Agora o município pagou ou tem de pagar ao Prof. Augusto Mateus o Plano estratégico concelhio e o da Abadia. Vamos tornar público estes 2 documentos. Justifica-se que quem fez os trabalhos os exponha publicamente.
A CDU inclina-se, há muito, para a  solução apontada para a Abadia pelo Prof. Augusto Mateus. Uma solução de hospedaria ou pequeno hotel, com ensino superior e de investigação histórica, com alguns pelouros da Câmara e até a Presidência... Mas não somos donos da verdade e o debate transversal aberto é essencial.