23/12/2010

3.914. Na reunião de câmara de 22.12.2010 foi informado o Plano de Estrutura de SMPorto e os Planos de Pormenor

(GESTÃO URBANÍSTICA) 11.
------ RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS – RESUMO – ANO
DE DOIS MIL E DEZ – INFORMAÇÃO-
Vereador José Vinagre quis dar esta informação e acrescenta que já houve 7 reuniões da Revisão do PDM...
Perguntei se tinham corrido bem.
Vereador José Vinagre diz que muito bem com grandes consensos.
Pela 1ª x tivemos a presença do Engº Lameiras e da Urbanista Helda Ramalho que estão a fazer o famoso Plano de Estrutura.
Mostraram um conjunto de plantas.
Concentrando-se no essencial: o Pinhal, a parte mais alta entre SMPorto e Alfeizerão.
Presidente alertou Engº Lameiras que a CCDR quer o Plano de Estrutura pronto até final de 2010...
Quando eles (engº e urbanista) saíram perguntei:
Quanto custa este trabalho?
Presidente vai saber e depois informa.

Presidente Paulo Inácio também deu uma informação sumária dando uma perspectiva de que poucos terão resolução até à data limite de 30.4.2011.
Apenas o do Pinhal Santíssimo tem respostas positivas depois de ter tido a coragem de acabar com o prédio de 8 andares...Urbanista Ana Cláudia confirma que agora os edifícios têm o máximo de 3 pisos.
O oeste ainda não decidiu a divisão das camas. O presidente de Torres Vedras sugeriu que se distribuísse a metade das que estão atribuídas agora e depois...
Presidente informa que o Golfe Camarção de Pataias tem um grave problema: está quase toda em REN e vê difícil. Não consta no PROT.



Neste ponto além do Arq. Ferro (ex-DD) esteve a Urbanista Ana Cláudia Vasconcelos que deu informação circunstanciada sobre os PP:
Golfe.SMartinho do Porto, no Pinhal.
Golfe. Camarção. Pataias
Bacharela. Évora
ALEBenedita...ARH 2 bacias de retenção...ALEB depois da Alta Velocidade, gás, electricidade, IC2, PNSAC tb mete água...

Solicitei que a 28.12 me fosse fornecido cópia do da Quinta da Gafa e da Conceição, eventualmente, com o espaço destinado ao novo hospital de Alcobaça... Ou já mudaram de localização?

Tb solicitei qual é a estratégia para o PP já aprovado, eficaz, que é "lombo de alcaide": Cova da Onça?
Presidente espera que com as infraestruturas para o Centro Escolar, se possa abrir à iniciativa privada e se possa vender os lotes...
E o grande jardim.Zona Verde?
Presidente acha que vai fazer a ligação ao Parque Verde...
Arq. Ferro defende que deve ser Parque com poucos custos de manutenção... 
E o Parque subterrâneo e o edifício?
...............
cister.fm postou:
Campos de Golfe em Alcobaça “suspensos” por autorização da CCDR


A Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) continua a aguardar que o Turismo de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) se pronunciem sobre os projectos de instalação de campos de golfe.
Paulo Inácio aproveitou a recente passagem do Secretário de Estado do Turismo pela região para o lembrar da importância destes avultados investimentos, previstos para Pataias e São Martinho do Porto.
O autarca aproveitou a presença de Bernardo Trindade na Convenção do Turismo do Oeste, que decorreu num Hotel de Valado dos Frades (Nazaré) para lhe apresentar os promotores desses dois empreendimentos.
Sobre as autorizações necessárias para que os campos de golfe sejam uma realidade, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, afirma que a mais importante é a da CCDR..
"Tratando-se de investimentos de alteram o ordenamento do território, uma decisão que cabe por inteiro às comissões de coordenação e desenvolvimento regional, por causa dos diversos planos de ordenamento do território que agora entraram em vigor", esta é a entidade com maior peso na decisão sobre estes projectos, disse..
"Alcobaça também tem preocupações com o ordenamento do território" e estes projectos dão a garantia de que o concelho não irá ficar descaracterizado, garantiu, ainda, o presidente do executivo camarário, lembrando ainda que estes investimentos irão criar postos de trabalho que "são muito necessários para o concelho".
Quanto aos prazos, Alcobaça tem até, "no máximo", Abril do próximo ano.