retirei de http://www.regiaodecister.pt/portal/index.php?id=4304
Congresso de Cister junta entidades públicas e privadas
Todos os caminhos vão dar a Alcobaça em Junho de 2012, quando a cidade for palco do Congresso Internacional de Cister, um acontecimento a que se juntou na passada semana a Jorlis, empresa proprietária do REGIÃO DE CISTER e do "Jornal de Leiria", que assinou um protocolo com a Associação de Amigos do Mosteiro (AMA) e ficou responsável pela divulgação do evento e a publicação das actas.
"Mosteiros Cistercienses: Passado, Presente e Futuro" é o tema do congresso, que juntará na cidade especialistas da Península Ibérica e terá como presidente da comissão científica o reputado historiador José Mattoso.
"Tenho estimulado esta equipa para se entrosar no tecido económico e cultural para que o jornal contribua como motor de desenvolvimento económico", disse o proprietário da empresa e director do REGIÃO DE CISTER, José Ribeiro Vieira.
A par da Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça, o congresso é organizado pela Associação Portuguesa de Cister e o ICOMOS - Portugal e terá o apoio das Câmaras de Alcobaça e da Nazaré, território que integrava os Coutos da Ordem de Cister.
Tanto Paulo Inácio, autarca de Alcobaça, como Jorge Barroso, edil da Nazaré, elogiaram o facto de se tratar de uma iniciativa de entidades privadas, tendo Rui Rasquilho, da AMA, realçado a união dos antigos domínios de Cister. "A cultura esfarela-se na nossa região", disse o antigo director do Mosteiro.