ab2016
Arq. Matias fez projecção de diapositivos sobre o Parque de Campismo em reunião de Câmara.
Finalmente, tive acesso...
Reclamei debate público
***
4ab2016 Junta comenta no site:
"Ao dia de hoje, a única informação que poderemos acrescentar é a constatação do verdadeiro valor considerado na candidatura aos fundos europeus com data de Setembro/2015: Parque de campismo – 250 mil euros.
Manifestamente poouco, quando, no nosso entender, o Parque de Campismo é um importantíssimo pilar de desenvolvimento económico e turístico da nossa freguesia/concelho.
O projeto apresentado pela UFAV considera um investimento próximo de um milhão de euros.
ÁREA DE REABILITAÇÃO DE ALCOBAÇA - 6, 5 milhões de euros
- Parque Verde – 2,7 milhões de euros (única obra com projecto elaborado)
- Obras aprovadas na CCDR/Centro
- Merco alcobaça – 1, 9 milhões de euros.
- Reabilitação do Mercado Municipal – 1 milhão de euros e outro 1 milhão na envolvente
- Museu do Vinho – 300 mil euros.
- Parque de campismo – 250 mil euros. *
- Investimento de privados – 200 mil euros."
- Parque Verde – 2,7 milhões de euros (única obra com projecto elaborado)
- Obras aprovadas na CCDR/Centro
- Merco alcobaça – 1, 9 milhões de euros.
- Reabilitação do Mercado Municipal – 1 milhão de euros e outro 1 milhão na envolvente
- Museu do Vinho – 300 mil euros.
- Parque de campismo – 250 mil euros. *
- Investimento de privados – 200 mil euros."
*
2015 Câmara paga projecto feito pelo ...encomenda da Junta de Freguesia de Alcobaça-Vestiaria
tive acesso pelo site da Junta:
http://www.jf-alcobacaevestiaria.pt/pt/projetos/parque-de-campismo
*
planta
http://www.jf-alcobacaevestiaria.pt/uploads/documentos/Projetos/Parque%20de%20Campismo/Projeto_ParqueCampismo.pdf
*
memória
http://www.jf-alcobacaevestiaria.pt/uploads/documentos/Projetos/Parque%20de%20Campismo/Projeto_ParqueCampismo_MDpdf.pdf
***
30dez2010
A CDU/PCP é a favor da revitalização do Parque municipal (qualificado) no centro da cidade...Pode ser + 1 marca (diferenciadora) da cidade...
*
noticia a 30dez2010:
Parque de campismo de Alcobaça num impasse
Parque fecha amanhã pelo menos até ao final de Janeiro
O Parque de Campismo de Alcobaça encerra portas amanhã e deverá estar fechado durante o mês de Janeiro, como é habitual, mas ainda não se sabe se voltará a abrir naquele local e pelas mãos do Clube de Campismo e Caravanismo de Alcobaça, organização à qual está entregue a gestão do espaço. Tudo depende do resultado de uma reunião entre José Crespo e Paulo Inácio, encontro que ainda não tem data marcada.
A situação do parque tem causado alguma polémica, já que José Crespo tem vindo a garantir que a autarquia lhe ordenou o fecho do equipamento, mas a Câmara, pela voz do presidente, desmente que tenha decidido encerrar e deslocalizar o parque, que se encontra na cidade de Alcobaça há quase 60 anos. "Nada está resolvido", disse Paulo Inácio ao REGIÃO DE CISTER.
O contrato celebrado entre a Câmara e o clube vigora até 31 de Dezembro de 2012.
O encerramento do parque foi assumido por diversas vezes no anterior mandato, liderado por Gonçalves Sapinho, que defendeu a sua deslocalização para a zona ribeirinha na Fervença, freguesia da Maiorga.
texto Ana Ferraz Pereira
...........
11.1.11 às 11h recolhi esta opinião:
1. Eduardo Gomes, recepcionista do Parque durante 10 anos:
Quanto à minha opinião de revitalização do Parque de Campismo, penso que se a Câmara assumisse a sua exploração ou gestão, não seria de todo um investimento perdido. O Parque de Campismo tem de sofrer algumas obras básicas (canalizações, saneamento básico, WC's, pinturas variadas), mas para isso a Câmara dispõe de uma Secção de Obras, assim como dispõe de uma equipa de designers que podem tratar da sua propaganda ou divulgação nacional e internacional.
Por mês não lhe sei precisar quantos turistas frequentavam o Parque, mas por ano entre 4000 a 5000. O Parque já contava com turistas nacionais, mas principalmente estrangeiros que vinham há muitos anos passar as suas férias, chegando alguns deles a permanecerem entre 1 a 4 meses. Diziam mesmo que Alcobaça era como uma sua segunda casa.
São por estas razões que eu, enquanto trabalhador do Parque há quase 10 anos, considero que a sua permanência e a sua revitalização era e é uma mais valia para Alcobaça, para o seu desenvolvimento económico e cultural.
***
(12.dez2010.10.44') Parques de Campismo...O de Alcobaça fechará no final do ano? A licença provisória do de SMPorto não caducou já? O de Paredes da Vitória parece um bairro...
***
14dez2010
O Presidente da Câmara
na reunião pública d' ontem informou sobre a notícia de 1.ª página de fecho do parque de campismo na cidade de Alcobaça
Tenho de esclarecer mais este equívoco.
Não denunciarei unilateralmente o protocolo que está em vigor até 31.12.2012, com o clube de campismo de Alcobaça.
Só se houvesse comum acordo, bilateralmente é que se poderia pensar nessa hipótese.
O Sr. Presidente deve saber do que o PSD/Sapinho disse sobre o Parque de Campismo. Era para fechar integrado no processo de regeneração urbana e que iriam construir 1 novo parque em terrenos da freguesia da Vestiaria, do outro lado do Rio Alcoa, na zona da creche da ex-cofta...
Foi várias vezes assumido publicamente este fecho.
Agora o PSD/Paulo Inácio tem de assumir o que quer.
Nós na CDU somos a favor do Parque de Campismo dentro da cidade. É uma especificidade que deve ser valorizada. Se o Clube de Campismo não tem capacidade para animar aquele espaço a Câmara tem de assumir a sua responsabilidade de qualificar e dinamizar o seu Parque de Campismo Municipal!!!
Temos de saber atrair estes turistas que fazem campismo e caravanismo...
Temos também de saber valorizar em cooperação com as Juntas de freguesia de SMPorto e de Pataias os parques de campismo das 2 freguesias.
Sobre o de São Martinho tínhamos ideias precisas do anterior Presidente da Câmara, do Vereador das Obras Particulares, da Junta e assembleia de freguesia de São Martinho: licença provisória com a garantia de deslocalização após construção de 1 novo parque...
Sobre o de Paredes da Vitória verificamos que há, de novo, más práticas. Num grande espaço do Parque parece que estamos num bairro imobiliário e não em campismo.
Queremos turismo de qualidade? o que o PSD/Inácio /vinagre têm para nos dizer sobre estas matérias?
...........
cisterfm postou:
Alcobaça perde Parque de Campismo no final do mês
O Parque de Campismo de Alcobaça não tem ordem de fecho até ao final do ano.
A garantia é dada pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA), que assegura que o seu executivo "não vai encerrar o Parque de Campismo", da cidade, no "final deste ano".
É a reacção de Paulo Inácio às declarações de José Crespo a lamentar ter de fechar o parque de campismo no próximo dia 31 de Dezembro, por decisão do proprietário dos terrenos, o município de Alcobaça.
O edil lembra ainda que o protocolo entre as partes é válido até 2012 e até lá, “o parque só fechará portas se assim decidirem os seus responsáveis”.
Confrontado com estas declarações, José Crespo, garantiu que numa reunião com Paulo Inácio, o presidente da Câmara lhe havia comunicado que pretendia "encurtar" o protocolo para Abril do próximo ano, deixando cair a data de 31 de Dezembro de 2012.
O responsável do parque não aceitou a proposta, argumentando que o campismo em Alcobaça só começa a ter receitas a partir do mês de Junho, pelo que não valeria a pena ter as portas abertas durante os primeiros quatro meses de 2011, e que se teria de compensar os funcionários por ficarem sem emprego.
Tendo em conta que se trata de um espaço pertencente ao município e que alguns dos trabalhadores do parque estão afectos à autarquia, Paulo Inácio acordou também pagar parte dessas indemnizações, pelo que pediu um documento que mostrasse quais os valores a pagar.
José Crespo já entregou esse comprovativo, assim como também já informou os campistas e caravanistas estrangeiros de que o Parque de Alcobaça irá encerrar no final deste mês.
Quanto à alternativa, apontada pelo anterior executivo camarário, José Crespo diz que o terreno na Fervença nunca poderá receber parques de campismo por estar localizado em zona de cheias, e logo ser "contrário à lei".
O responsável pelo Parque, desde há 57 anos, refere ainda que “o Clube de Campismo e Caravanismo de Alcobaça irá continuar a existir”, apesar de ficar agora sem o espaço.
................
região de cister noticiou na edição do dia 15.12.2010:
http://www.regiaodecister.pt/portal/index.php?id=4289
Câmara e Clube divergem sobre Parque de Campismo
Está lançada a confusão.Enquanto a Direcção do Parque de Campismo de Alcobaça garante que a Câmara "impôs" o encerramento daquele equipamento no final do mês, Paulo Inácio assegura que se o Clube de Campismo e Caravanismo, que gere o equipamento, "quiser continuar no seu espaço, continua".
A declaração do presidente da Câmara foi tornada pública esta segunda-feira, em reunião do executivo municipal, depois de o REGIÃO DE CISTER ter noticiado, na passada semana, o encerramento do parque.
Confrontado com a recente posição da autarquia, José Crespo, do Clube de Caravanismo, garantiu que o fecho daquela infra-estrutura foi "uma imposição da Câmara" e, dado o avançar das negociações, as palavras de Paulo Inácio "já vêm tarde", uma vez que o clube iniciou uma série de contactos para informar os caravanistas sobre o encerramento do parque, tendo também terminado a publicidade internacional ao equipamento.
Parece, por isso, não haver uma posição clara sobre aquele equipamento que se encontra na cidade de Alcobaça há quase 60 anos. O Clube garante que a Câmara decidiu encerrar e a Câmara garante agora que não tomou uma decisão unilateral. "Denunciaríamos o contrato [que definiu entregar a gestão do parque ao Clube de Caravanismo até 31 de Dezembro de 2012] numa perspectiva bilateral", disse Paulo Inácio. José Crespo desmente e reafirma que a autarquia lhe solicitou o encerramento do parque ainda este ano...
texto Ana Ferraz Pereira e Luci Pais................
...........
cister.fm postou em 27.12.2010
Casas ilegais de Parque de Campismo da Junta Pataias à venda
Alguns proprietários de casas construídas ilegalmente dentro do Parque de Campismo de Paredes de Vitória terão tentado por as propriedades à venda.
A Junta de Freguesia de Pataias, proprietária do terreno, que já tinha sido confrontada com a ilegalidade das construções, veio a público avisar que os “inquilinos” das habitações não podem vender os imóveis.
«O terreno é propriedade da freguesia e que não pode ser transaccionado», avisou Valter Ribeiro.
O presidente da Junta de Freguesia de Pataias garante que está a «acompanhar de perto eventuais tentativas de vendas das casas no parque de campismo», tendo já enviado um comunicado aos utentes daquele equipamento público a lembrar que não podem vender os imóveis.
« Se não cumprirem o contrato, podem ser despejados no prazo de 30 dias», assegurou.
Foto:arquivo
***
Os parques de campismo e de caravanismo são essenciais...
...........
O de Alcobaça segundo notícia de 1ª página do Região de Cister fechará no fianl do ano...
http://www.regiaodecister.pt/portal/index.php?id=4282
Parque de Campismo de Alcobaça encerra após 59 anos
"Vi-o nascer e vou vê-lo morrer". É com profunda tristeza que José Crespo confirma ao REGIÃO DE CISTER o encerramento do Parque Municipal de Campismo, após 59 anos de serviço.
"Vamos ficar de portas abertas só até ao final do ano, data em que termina o protocolo com a Câmara, e depois mais um mês para retirarmos material e fazermos as contas", explica o presidente do Clube de Campismo e Caravanismo de Alcobaça, entidade que gera o Parque há cerca de 13 anos.
A ideia de encerrar o Parque de Campismo, segundo José Crespo, partiu da Câmara de Alcobaça. "Já se fala em fechar este espaço há dois ou três anos. Se não fosse agora, era para o ano", opina.
O presidente do Clube de Campismo diz desconhecer o futuro do Parque. "Já se falou em muita coisa: no alargamento do Clube de Ténis, em ajardinamento ou num parque de estacionamento, mas ao certo não se sabe de nada".
José Crespo não compreende as razões que levam a autarquia a encerrar o Parque, já que por ano recebe cerca de quatro mil pessoas. "Temos casos em que os campistas ficam uma noite, mas temos outros em que ficam meio ano", argumenta. São pessoas, acrescenta, que "consomem diariamente em Alcobaça".
José Crespo não acredita na mudança de instalações do Parque de Campismo para junto da antiga Central Eléctrica, na Fervença, como chegou a ser público ainda no tempo do anterior executivo, liderado por Gonçalves Sapinho.
Apesar de considerar o espaço "muito bonito", José Crespo considera que "não é funcional, dado que quando as águas do rio sobem inundam tudo à sua volta".
Bruno Letra, adjunto do presidente da Câmara, também confirmou o encerramento do Parque de Campismo. "Há várias ideias, a autarquia está a analisar qual será a melhor para aquele espaço nobre da cidade", assegurou. Quanto à mudança de instalações, ainda que não queira adiantar os possíveis locais, Bruno Letra disse que "não está fora de questão essa hipótese". Em breve, referiu Bruno Letra, haverá uma conferência de imprensa para explicar as razões do encerramento.
Luci Pais
---------------------------------------.
O de São Martinho do Porto tinha licença provisória...Houve mudança de Presidente da Junta... Mantém-se o acordado em 2008?
O Parques das Paredes da Vitória parece um bairro habitacional...
14dez2010
O Presidente da Câmara
na reunião pública d' ontem informou sobre a notícia de 1.ª página de fecho do parque de campismo na cidade de Alcobaça
Tenho de esclarecer mais este equívoco.
Não denunciarei unilateralmente o protocolo que está em vigor até 31.12.2012, com o clube de campismo de Alcobaça.
Só se houvesse comum acordo, bilateralmente é que se poderia pensar nessa hipótese.
O Sr. Presidente deve saber do que o PSD/Sapinho disse sobre o Parque de Campismo. Era para fechar integrado no processo de regeneração urbana e que iriam construir 1 novo parque em terrenos da freguesia da Vestiaria, do outro lado do Rio Alcoa, na zona da creche da ex-cofta...
Foi várias vezes assumido publicamente este fecho.
Agora o PSD/Paulo Inácio tem de assumir o que quer.
Nós na CDU somos a favor do Parque de Campismo dentro da cidade. É uma especificidade que deve ser valorizada. Se o Clube de Campismo não tem capacidade para animar aquele espaço a Câmara tem de assumir a sua responsabilidade de qualificar e dinamizar o seu Parque de Campismo Municipal!!!
Temos de saber atrair estes turistas que fazem campismo e caravanismo...
Temos também de saber valorizar em cooperação com as Juntas de freguesia de SMPorto e de Pataias os parques de campismo das 2 freguesias.
Sobre o de São Martinho tínhamos ideias precisas do anterior Presidente da Câmara, do Vereador das Obras Particulares, da Junta e assembleia de freguesia de São Martinho: licença provisória com a garantia de deslocalização após construção de 1 novo parque...
Sobre o de Paredes da Vitória verificamos que há, de novo, más práticas. Num grande espaço do Parque parece que estamos num bairro imobiliário e não em campismo.
Queremos turismo de qualidade? o que o PSD/Inácio /vinagre têm para nos dizer sobre estas matérias?
...........
cisterfm postou:
Alcobaça perde Parque de Campismo no final do mês
O Parque de Campismo de Alcobaça não tem ordem de fecho até ao final do ano.
A garantia é dada pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA), que assegura que o seu executivo "não vai encerrar o Parque de Campismo", da cidade, no "final deste ano".
É a reacção de Paulo Inácio às declarações de José Crespo a lamentar ter de fechar o parque de campismo no próximo dia 31 de Dezembro, por decisão do proprietário dos terrenos, o município de Alcobaça.
O edil lembra ainda que o protocolo entre as partes é válido até 2012 e até lá, “o parque só fechará portas se assim decidirem os seus responsáveis”.
Confrontado com estas declarações, José Crespo, garantiu que numa reunião com Paulo Inácio, o presidente da Câmara lhe havia comunicado que pretendia "encurtar" o protocolo para Abril do próximo ano, deixando cair a data de 31 de Dezembro de 2012.
O responsável do parque não aceitou a proposta, argumentando que o campismo em Alcobaça só começa a ter receitas a partir do mês de Junho, pelo que não valeria a pena ter as portas abertas durante os primeiros quatro meses de 2011, e que se teria de compensar os funcionários por ficarem sem emprego.
Tendo em conta que se trata de um espaço pertencente ao município e que alguns dos trabalhadores do parque estão afectos à autarquia, Paulo Inácio acordou também pagar parte dessas indemnizações, pelo que pediu um documento que mostrasse quais os valores a pagar.
José Crespo já entregou esse comprovativo, assim como também já informou os campistas e caravanistas estrangeiros de que o Parque de Alcobaça irá encerrar no final deste mês.
Quanto à alternativa, apontada pelo anterior executivo camarário, José Crespo diz que o terreno na Fervença nunca poderá receber parques de campismo por estar localizado em zona de cheias, e logo ser "contrário à lei".
O responsável pelo Parque, desde há 57 anos, refere ainda que “o Clube de Campismo e Caravanismo de Alcobaça irá continuar a existir”, apesar de ficar agora sem o espaço.
................
região de cister noticiou na edição do dia 15.12.2010:
http://www.regiaodecister.pt/portal/index.php?id=4289
Câmara e Clube divergem sobre Parque de Campismo
Está lançada a confusão.Enquanto a Direcção do Parque de Campismo de Alcobaça garante que a Câmara "impôs" o encerramento daquele equipamento no final do mês, Paulo Inácio assegura que se o Clube de Campismo e Caravanismo, que gere o equipamento, "quiser continuar no seu espaço, continua".
A declaração do presidente da Câmara foi tornada pública esta segunda-feira, em reunião do executivo municipal, depois de o REGIÃO DE CISTER ter noticiado, na passada semana, o encerramento do parque.
Confrontado com a recente posição da autarquia, José Crespo, do Clube de Caravanismo, garantiu que o fecho daquela infra-estrutura foi "uma imposição da Câmara" e, dado o avançar das negociações, as palavras de Paulo Inácio "já vêm tarde", uma vez que o clube iniciou uma série de contactos para informar os caravanistas sobre o encerramento do parque, tendo também terminado a publicidade internacional ao equipamento.
Parece, por isso, não haver uma posição clara sobre aquele equipamento que se encontra na cidade de Alcobaça há quase 60 anos. O Clube garante que a Câmara decidiu encerrar e a Câmara garante agora que não tomou uma decisão unilateral. "Denunciaríamos o contrato [que definiu entregar a gestão do parque ao Clube de Caravanismo até 31 de Dezembro de 2012] numa perspectiva bilateral", disse Paulo Inácio. José Crespo desmente e reafirma que a autarquia lhe solicitou o encerramento do parque ainda este ano...
texto Ana Ferraz Pereira e Luci Pais................
...........
cister.fm postou em 27.12.2010
Casas ilegais de Parque de Campismo da Junta Pataias à venda
Alguns proprietários de casas construídas ilegalmente dentro do Parque de Campismo de Paredes de Vitória terão tentado por as propriedades à venda.
A Junta de Freguesia de Pataias, proprietária do terreno, que já tinha sido confrontada com a ilegalidade das construções, veio a público avisar que os “inquilinos” das habitações não podem vender os imóveis.
«O terreno é propriedade da freguesia e que não pode ser transaccionado», avisou Valter Ribeiro.
O presidente da Junta de Freguesia de Pataias garante que está a «acompanhar de perto eventuais tentativas de vendas das casas no parque de campismo», tendo já enviado um comunicado aos utentes daquele equipamento público a lembrar que não podem vender os imóveis.
« Se não cumprirem o contrato, podem ser despejados no prazo de 30 dias», assegurou.
Foto:arquivo
***
Os parques de campismo e de caravanismo são essenciais...
...........
O de Alcobaça segundo notícia de 1ª página do Região de Cister fechará no fianl do ano...
http://www.regiaodecister.pt/portal/index.php?id=4282
Parque de Campismo de Alcobaça encerra após 59 anos
"Vi-o nascer e vou vê-lo morrer". É com profunda tristeza que José Crespo confirma ao REGIÃO DE CISTER o encerramento do Parque Municipal de Campismo, após 59 anos de serviço.
"Vamos ficar de portas abertas só até ao final do ano, data em que termina o protocolo com a Câmara, e depois mais um mês para retirarmos material e fazermos as contas", explica o presidente do Clube de Campismo e Caravanismo de Alcobaça, entidade que gera o Parque há cerca de 13 anos.
A ideia de encerrar o Parque de Campismo, segundo José Crespo, partiu da Câmara de Alcobaça. "Já se fala em fechar este espaço há dois ou três anos. Se não fosse agora, era para o ano", opina.
O presidente do Clube de Campismo diz desconhecer o futuro do Parque. "Já se falou em muita coisa: no alargamento do Clube de Ténis, em ajardinamento ou num parque de estacionamento, mas ao certo não se sabe de nada".
José Crespo não compreende as razões que levam a autarquia a encerrar o Parque, já que por ano recebe cerca de quatro mil pessoas. "Temos casos em que os campistas ficam uma noite, mas temos outros em que ficam meio ano", argumenta. São pessoas, acrescenta, que "consomem diariamente em Alcobaça".
José Crespo não acredita na mudança de instalações do Parque de Campismo para junto da antiga Central Eléctrica, na Fervença, como chegou a ser público ainda no tempo do anterior executivo, liderado por Gonçalves Sapinho.
Apesar de considerar o espaço "muito bonito", José Crespo considera que "não é funcional, dado que quando as águas do rio sobem inundam tudo à sua volta".
Bruno Letra, adjunto do presidente da Câmara, também confirmou o encerramento do Parque de Campismo. "Há várias ideias, a autarquia está a analisar qual será a melhor para aquele espaço nobre da cidade", assegurou. Quanto à mudança de instalações, ainda que não queira adiantar os possíveis locais, Bruno Letra disse que "não está fora de questão essa hipótese". Em breve, referiu Bruno Letra, haverá uma conferência de imprensa para explicar as razões do encerramento.
Luci Pais
---------------------------------------.
O de São Martinho do Porto tinha licença provisória...Houve mudança de Presidente da Junta... Mantém-se o acordado em 2008?
O Parques das Paredes da Vitória parece um bairro habitacional...