Via Director da ESDICA
Prof. Gaspar Vaz
Boa Noite, Caros Amigos da Escola Secundária D. Inês de Castro:
Não sabendo ainda com quem nem a hora em que, está, contudo, já marcada para o dia 29 deste mês a inauguração da Escola D. Inês de Castro. Penso que se pode falar assim, uma vez que as intervenções foram de tal amplitude que não será exagero falar-se numa espécie de refundação. Efectivamente, creio que este é o momento construtivo mais importante da história desta Escola quase centenária: desde a fundação da Escola Agrícola Vieira Natividade (na década de '20 do século passado), passando pela criação da ETA (1961), à construção do "Cubo" (1996/7) ou do Gimnodesportivo (1997, este é o momento em que se tentou - e penso que se conseguiu - harmonizar e recentrar a escola, dando-lhe uma coerência que apenas terá tido quando apenas existia a "Escola Velha".
Há, pois, motivos de sobra para marcarem presença.
Por mais importante que seja, para quem vier inaugurar a Escola, tal acto não passará de uma efeméride.
Para nós, porém, ficará sempre como um momento que havemos de lembrar - sobretudo para aqueles para quem Alcobaça não é um simples lugar no mapa.
Cumprimentos,
(anexo aviso 21.2011. de 17.1.2011)
................
cister.fm postou (com foto de 2009):
2011-01-25 23:19:00
Secundária Dona Inês de Castro inaugurada no próximo sábado
Está marcada para o próximo sábado, dia 29 de Janeiro, a inauguração da ampliação da Escola Secundária Dona Inês de Castro (ESDICA).
O estabelecimento de ensino de Alcobaça foi alvo de uma profunda remodelação, cujas obras, a cargo da Parque Escolar, superaram os 7 milhões de euros.
Olhando para as diferenças entre a escola antes da remodelação e depois da mesma, Gaspar Vaz, director da ESDICA, refere serem “substanciais”, ao ponto de se poder considerar que se trata de uma nova escola e não apenas de uma mera ampliação da existente.