Presidente da Câmara Paulo Inácio informou do relatório do Gabinete do empreendorismo e do relatório sobre o Museu Raul da Bernarda com mais de 2000 visitantes.
Muito bem! Perguntei pelo espólio da fábrica se já tinha sido doado.
Presidente disse que ainda não!
E mais não informou no PAOT!!!
..........
via tinta fresca.net e via site do município:
Alcobaça
Gabinete de Apoio ao Empreendedor já atraiu mais de 100 “futuros empresários”
Desde a abertura oficial do novo espaço, no dia 20 de Agosto de 2010, o GAE - Gabinete de Apoio ao Empreendedor aumentou significativamente o número de atendimentos diários. Segundo a Câmara Municipal de Alcobaça, o balanço é positivo, mais de uma centena de atendimentos presenciais.
Segundo os dados obtidos pelo Gabinete, os motivos de procura do gabinete prendem-se com:
Pedidos de apoio à criação do seu próprio negócio;Soluções de Apoio financeiro;Apoio Logístico – procura de espaço e terrenos para instalação do negócio;Apoio Técnico/administrativo – pedido de ajuda para elaboração de candidaturas e planos de negócios para o Programa de Apoio à Criação do Próprio Emprego do IEFP.
A estes pedidos, o GAE tem respondido ao nível:
Do aconselhamento de programas e fundos existentes de financiamento, de acordo com o tipo de negócio em causa;Recolha de informações sobre terrenos nas Zonas Industriais do Concelho;Reencaminhamento dos munícipes “utentes” do GAE para outros serviços, entidades ou empresas, consoante a especificidade dos assuntos expostos, onde possam obter uma apoio e resposta mais especializada;Divulgação de avisos de candidaturas para programas e fundos de financiamento para novos negócios, concursos de empreendedorismo e cursos de formação para empreendedores e empresários, junto dos munícipes constantes na base de dados do Gabinete;
Via Verde do Empresário – O GAE como elo de ligação entre o empreendedor/empresário e os vários serviços da CMA e outras entidades.
Com este serviço, o GAE pretende que os cidadãos que o procuram obtenham uma ajuda mais especializada junto das entidades competentes reencaminhando-os para as mesmas, para assim fazer um acompanhamento mais personalizado das situações que lhe são apresentadas. Para um futuro próximo está prevista a organização de um Seminário do Empreendedorismo (Setembro de 2011) e a implementação de um Concurso de Ideias Empreendedoras nas Escolas do Concelho.
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-Feira:
9h30 às 12h30 /
14h00 às 17h30
Telf:(+351) 262 580 859
e-mail: empreendedor@cm-alcobaca.pt
Fonte: Gabinete de Relações Públicas e Protocolo da Câmara Municipal de Alcobaça
....
Desde Janeiro
Câmara de Alcobaça lança serviço educativo no Museu Raul da Bernarda
Exposição "Os Trajes do Rancho do Alcoa Alusivos à Louça de Alcobaça"
Para além da exposição temporária: "Os Trajes do Rancho do Alcoa Alusivos à Louça de Alcobaça" (espólio doado à Câmara Municipal de Alcobaça) e também da Colecção de Cerâmica da Fábrica Raul da Bernarda (exposição permanente), o Museu ganha agora a vertente de Serviço Educativo. Depois de avaliado o sucesso da iniciativa e o interesse demonstrado pelos visitantes, a Câmara Municipal de Alcobaça quer desafiar as escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e ATL’s a conhecerem este espólio tão rico em tradição e história. A primeira visita no âmbito do Serviço Educativo ocorreu no dia 20 de Janeiro de 2011, dia em que se comemorou os seis meses da reabertura do espaço ao público, contando com a presença da Escola João de Deus.
A implementação deste serviço concretiza um objectivo importante para o Município de Alcobaça, uma vez que permite o cumprimento de uma das funções primordiais e que se insere na transmissão dos valores educativos associados às colecções do museu junto do público escolar.
O Museu em números
A recuperação de um legado tão querido para o Concelho já deu provas do seu sucesso. Desde o dia 20 de Agosto de 2010, o espaço já recebeu mais de 2000 visitas. A contribuir para este factor dinâmico da dimensão social do museu estão algumas razões como:
· Entrada gratuita;
· Co-relação com a colecção de cerâmica da Raul da Bernarda patente no edifício e que representa uma marca identitária indissociável do património alcobacense e com níveis de atracção extra-concelhio: a loiça artística de Alcobaça;
· Valor suis-generis da colecção do Rancho do Alcoa, sobretudo no que toca à sua componente têxtil (traje folclóricos e vestidos de cena do Grupo Cénico), de relevância histórica e cultural para Alcobaça mas cujos níveis de atracção são mais de dimensão local;
· A disponibilidade de um edifício com apetrecho do ponto de vista museográfico e que apesar de ser de dimensão pequena, é específico para a actividade museológica;
· Bons acessos e área de estacionamento envolvente;
· Política de visitas guiadas e serviço de apoio ao visitante muito personalizado;
· Investimento na sinalética referente ao espaço do Museu Raul da Bernarda no circuito urbano de Alcobaça;
· Investimento nos meios de divulgação;
· Parcerias com agentes culturais e empresariais (turísticos) locais e nacionais: t.c. Turismo de Alcobaça; Mosteiro de Alcobaça; comércio local, hotelaria local (Hotel Santa Maria) e nacional (INATEL).
Como funciona o Serviço Educativo?
O serviço irá decorrer todas as quintas-feiras, das 10h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h30. As visitas são gratuitas mas sujeitas a marcação, através do número: 925 651 638 ou via e-mail: museu.raul.bernarda@cm-alcobaca.pt.
A coordenação do Museu está a cargo do Museólogo da Câmara, Alberto Guerreiro.
Horário do Museu:
Terça a Sexta-feira: 10h30 às 12h30 / 14h00 às 17h00
Sábado: 14H00 às 17h30
Domingo e Feriados: 10h00 às 13h00 / 14h00 às 17h30
Entrada Livre
Fonte: Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Município de Alcobaça