18/02/2011

4.205.(18Fev.21h55') Mais 1 boa noticia...Novo Lar de idosos de Pataias...Ver ponto na OT da proxima reuniao de camara

via cister fm
2011-02-14 11:16:00 Vai ser colocada a 1ª pedra do novo Lar de Idosos de Pataias
O lançamento da 1ª pedra do novo Lar da Associação de Bem Estar e Ocupação dos Tempos Livres de Pataias (ABEOTLP) está agendado para o dia 19 de Fevereiro.
.O futuro Lar, que poderá acolher 35 idosos, terá um custo total de um milhão de euros, totalmente suportados pela instituição.
.A ampliação das instalações começou a ser estudada em 1997, tendo a Instituição formalizado a candidatura ao programa PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – e, agora, mais recentemente ao POPH - Programa Operacional Potencial Humano. Nenhuma das duas foi aceite.
.De acordo com Anabela Mariano, directora técnica da ABEOTLP, “a construção do novo Lar vai custar cerca de 700 mil euros”, a que se acrescem mais 300 mil para equipamento.
.“O valor da obra só não é mais alto porque o Lar vai ser construído ao lado das instalações já existentes, o que permitirá poupar em equipamentos como a cozinha, o refeitório e a lavandaria”, adiantou.
.Depois de colocada a primeira pedra, o Centro deverá ficar concluído em 18 meses, prazo determinado no contrato para o empreiteiro entregar a obra à Instituição.
.O novo Lar de Pataias deverá entrar em funcionamento no próximo ano.
...........
(26Fev.14h53')via região de cister de 24.2.2011
Pataias dá primeiro passo para construção de lar

Vinte e quatro anos após o primeiro projecto arquitectónico e depois de uma mão-cheia de candidaturas indeferidas, a Associação de Bem Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias (ABEOTLP) decidiu avançar, no passado sábado, para a construção de um lar de idosos, mesmo sem qualquer financiamento.
"Estes factos não nos retiraram coragem", assegurou o presidente da Direcção, António Caseiro, no lançamento da primeira pedra, uma cerimónia simbólica onde estiveram mais de duas centenas de pessoas.
Com 27 anos de existência a ABEOTLP presta apoio a 117 utentes nas mais variadas valências, um trabalho que deu aos dirigentes da instituição "uma maior consciência da necessidade de apoio permanente aos utentes", como explicou António Caseiro.
O passo assumido pela Direcção da Associação foi elogiado nos discursos dos convidados: "Parabéns pela coragem em avançar para uma obra destas sem garantia de financiamento", salientou o presidente da Junta, Valter Ribeiro, que deixou garantias de alguma "pouca" ajuda financeira e também de apoio "para chegar a outros organismos" aos quais a Associação poderá recorrer.
"Era uma vergonha o Norte do concelho não ter um lar de idosos", considerou Paulo Inácio, presidente da Câmara, que cedeu o terreno. O autarca pediu "alegria e determinação" na concretização do antigo sonho de Pataias. "Não há crise que nos faça parar", disse ainda Paulo Inácio.
Sublinhando a importância de "valorizar as pessoas com mais idade", o adjunto do governador civil, Jorge Sobral, acredita num bom contributo da Segurança Social, apesar de terem sido reprovadas as candidaturas daquela Associação para a comparticipação no financiamento da obra.
Fernando Gonçalves, director do Centro Regional de Segurança Social, admitiu a injustiça das estatísticas, que dão uma cobertura próxima dos 100% em termos de lares ao concelho de Alcobaça, apesar de a norte da cidade não existir qualquer cama. "A Segurança Social tenta inverter esta situação, apoiando como pode", revelou Fernando Gonçalves, que todos os meses transfere 30 mil euros para a ABEOTLP.
"É neste momentos difíceis que a solidariedade mais importa", considerou o dirigente, indo ao encontro dos apelos da Direcção da Associação, que pede apoio às populações e empresas do Norte do concelho de Alcobaça.
O lar de Pataias, que deverá ser uma realidade no próximo ano, criará 15 novos postos de trabalho, a juntar aos 42 já existentes.
texto/foto ana ferraz pereira