Factos que recordo do falecido:
1. Quando iniciámos o movimento de jovens do CCCela, eu e o José Cândido Isabel da Silva, reunimos com o Presidente da Câmara Tarcísio Trindade. O gabinete dele era o espaço que agora é do Secretariado do actual Presidente
Apoiou-nos logística e financeiramente. Saudou a nossa escolha da peça do "Médico à força" de Molière e incentivou-nos a continuar.
Nesse dia, enquanto esperávamos, no espaço agora salão nobre, preparavam-se panos de apoio a Marcelo Caetano, que regressava no dia seguinte a Portugal. Em Londres tinha havido manif de apoio aos movimentos para a libertação das colónias.
2. Quando fui eleito pela 1ª vez autarca, membro da Assembleia Municipal em 1980.
O presidente da Assembleia Municipal eleito foi Tarcísio Trindade, eleito pela Aliança Democrática (PSD+CDS+PPM).
Nós, na APU, numa das primeiras sessões apresentámos uma moção para tornar o nosso concelho zona isenta de transportes e equipamentos com energia nuclear. O debate foi quente.
Um dos membros da AM, pela AD, até chegou a questionar: "Bomba Nuclear? Porque estão com medo? Não é a bomba que escolhe quem mata?"
Tarcísio enerva-se e demite-se de Presidente e da Assembleia.
3. No velório dele tivemos direito a oferta do seu livro de poesia. Desconhecia essa vertente. Ler poemas e factos da juventude dele foi a forma que encontrei para respeitar a morte do ex-autarca, independentemente do adversário político.
Neste pequeno livro saliento:
Ele previa 10 mil habitantes para a vila de Alcobaça em 1960.
1 poesia:
......................
(17.312h12')via região de cister
Faleceu o último presidente da Câmara de Alcobaça antes do 25 de Abril | |
Tarcísio Vazão de Campos e Trindade não era um homem de sorriso fácil, mas era, sem dúvida, um homem de causas e de coração humilde. O último presidente da Câmara de Alcobaça antes do 25 de Abril (1969-1974) faleceu na passada terça-feira, com 80 anos. | |
O período enquanto presidente da Câmara definiu-o em entrevista ao REGIÃO DE CISTER, em Julho de 2004, como: "muito difícil. Pedi a demissão do cargo imediatamente após a revolução, mas foi uma pena ter saído, porque foram cinco anos de actividade profícua para o concelho". Disse ainda que a equipa que geria a Câmara fez "um trabalho notável, sobretudo nos sectores da educação, nas estradas e na electricidade". Enquanto autarca, e logo no início do seu mandato, decidiu começar o seu trabalho pela educação, até porque, como admitiu, "sem educação não era possível fazer nada. Era necessário fazer algo pela juventude do concelho". Tarcísio Trindade foi também responsável pela construção do pavilhão gimnodesportivo da cidade, sendo o segundo ou terceiro do País a ser concretizado. É pelas suas mãos que é renovada a Feira de São Bernardo, projectando-a como uma das melhores do distrito de Leiria. Além disso, reabre a Biblioteca Municipal e introduz, na agenda cultural da Câmara de Alcobaça, Feiras do livro. O sentido social, educacional e cultural manteve-o ao longo da sua vida. Abraçou, mais tarde (em 1996), a provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça e não descansou enquanto não a viu construída. Nela sonhou - ambição que ainda hoje é prioritária nos corpos directivos - acrescentar moradias geminadas, em regime de usufruto dos titulares. Depois do 25 de Abril de 1974, Tarcísio Trindade parte para Lisboa e leva consigo a actividade de livreiro e antiquário que desenvolvia em Alcobaça. Em terras de Cister, mantém-se ligado à política, sendo eleito como presidente da Assembleia Municipal, pelo PSD, nas primeiras eleições autárquicas livres. Tarcísio Trindade dizia com frequência aos "colegas" da Misericórdia que a "providência" ponha "a mão por debaixo das instituições [misericórdias]". "É preciso ter fé..." |
...................
cister.fm postou assim no dia
Centenas de pessoas disseram o último “adeus” a Tarcísio Trindade
Centenas de pessoas estiveram presentes no funeral de Tarcísio Trindade, que foi esta quarta-feira a enterrar no cemitério de Alcobaça.
O último presidente da Câmara no regime de Salazar, que se encontrava em funções quando se deu a transição para a democracia no país, com o 25 de Abril, faleceu na segunda-feira aos 80 anos.
Rui Coelho, também ex-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, uma das muitas figuras presentes na despedida, recordou Tarcísio Trindade como um “presidente que se preocupou em trazer o ensino secundário e a feira do livro” para o concelho, além disso, reabre a Biblioteca Municipal.
Obras como o Pavilhão Gimnodesportivo, o alcatroamento das estradas e a electrificação dos principais núcleos residenciais, foram obras também da sua responsabilidade.
Rui Coelho referiu, ainda, que “Tarcísio Trindade, mesmo tendo governando durante o regime ditatorial, mostrava já uma grande abertura na forma como conduzia os negócios da Câmara” Municipal de Alcobaça.
“ Uma atitude que lhe mereceu um grande respeito, que durou até aos dias de hoje”, frisou.
Por seu lado, Joaquim Matias, antigo presidente da Junta de Freguesia de Alcobaça e adversário político, recordou Tarcísio Trindade como um presidente que muito contribuiu para o desenvolvimento global do concelho, garantindo que entre os dois "houve sempre um respeito mútuo".
Para além da política e dos livros, Tarcísio Trindade foi um cidadão interventivo na vida social e associativa do concelho, marcando com a sua presença as direcções da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, Ginásio Clube de Alcobaça e Bombeiros Voluntários de Alcobaça.
e no dia 15.3.2011:
2011-03-15 12:00:00 Faleceu Tarcisio Trindade ex-Presidente de Câmara de AlcobaçaFaleceu Tarcisio Vazão de Campos e Trindade, ex-Presidente de Câmara, que desempenhou funções de 07/02/1969 a 18/07/1974. O corpo estará em Câmara Ardente a partir das 16h00 horas do dia de hoje, na Igreja da Misericórdia em Alcobaça. O Funeral realiza-se amanhã pelas 16.30 horas Nota de Pesar da CMA A Câmara Municipal de Alcobaça expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de Tarcisio Vazão de Campos e Trindade. A Autarquia quer ainda salientar toda a dedicação que colocou ao serviço da causa pública e do desenvolvimento do Concelho. Manifestamos toda a solidariedade para com a família, neste momento de grande tristeza. |