19/04/2011

4.442.(19Abril 11h11') Região de Cister e Tinta Fresca fizeram reportagem da reunião pública de 11.4.2011. De facto eu ainda não tinha registado aqui, no unir, alguns pormenores importantes: Hotel de Charme


(no região de cister de 14.4.2011
Paulo Inácio apela à união em torno do Hotel no Mosteiro

Ao ver o mandato do actual ministro da Cultura a dois meses de chegar ao fim, o presidente da Câmara fez um apelo público, esta segunda-feira, à sociedade alcobacense para se mostrar unida em torno da ideia de instalar um hotel de luxo no Mosteiro.
"Dada a incapacidade de investimento do Estado, temos de acreditar cada vez mais nos privados", disse Paulo Inácio, lembrando que uma unidade hoteleira naquele monumento não representará despesa para os organismos estatais. "A Câmara tem empenhamento total nesta matéria, que é de determinação política e não envolve recursos financeiros".
Paulo Inácio lembrou que o Governo pode mudar, mas sublinhou não estar preocupado com essa questão: "Pouco me interessa se é o partido x ou y a resolver. O que interessa é que seja resolvido".
O autarca confessou o seu descontentamento para com a secretaria de Estado e o Ministério da Cultura. "Não foi cumprida toda a calendarização comprometida relativamente ao processo do hotel", recordou o presidente da Câmara. "Sinto desgosto porque havia o compromisso de ser até ao final de 2010. Foram dizendo que eram mais duas semanas e mais um mês e a verdade é que tudo está parado", afirmou o edil.
"A paciência tem limites", disse também o presidente da Câmara, que garantiu ter aproveitado a cerimónia das comemorações da trasladação de Inês de Castro para dizer ao secretário de Estado, Elísio Summavielle, "que antes de terminar a legislatura se devia avançar neste processo".
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) não deu garantias de instalação de uma unidade hoteleira e repetiu as afirmações que fez a este semanário em Novembro de 2010: a ocupação dos espaços devolutos do Mosteiro pode ser feita por um hotel ou por qualquer outro equipamento. Gonçalo Couceiro disse que em 2010 foi efectuado por aquele instituto um estudo arquitectónico sobre a reutilização de espaços devolutos.

Não comentei em reunião mas é necessário clarificar: sempre defendemos 1 bom debate público sobre o que queremos para o nosso mosteiro. Expressámos a nossa posição pública há muito. Câmara liderada pelo PSD/Sapinho defendeu que a Câmara devia "ir de armas e bagagens para o Mosteiro".
Nessa parte, ao fim de muitos anos concordaram com a CDU.
Recentemente, depois de muita insistência, foi-nos entregue o documento estratégico para o Mosteiro, pago pela Câmara ao Prof. Augusto Mateus. Também defende que a Câmara vá para o Mosteiro...
PSD/Paulo Inácio quer a câmara por cima do mercado municipal...
O debate continua por fazer!!!
....
Tinta fresca.net:
Hotel de charme continua longe do Mosteiro de Santa Maria
    Câmara de Alcobaça desapontada com IGESPAR
        

    Rogério Raimundo, José Vinagre, Mónica Batista
    e Paulo Inácio
    O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça mostrou-se preocupado com o facto de o processo para construção de um Hotel no Mosteiro de Alcobaça ainda não estar resolvido, no que se refere à parte que compete ao Ministério da Cultura. Segundo o autarca, “toda a calendarização que foi comprometida pelo IGESPAR relativamente ao processo do hotel não foi minimamente cumprida.” (...)

       Estiveram presentes na reunião que se realizou no dia 11 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Alcobaça, o presidente Paulo Inácio e os vereadores Hermínio Rodrigues, Mónica Baptista, José Vinagre, José Acácio Barbosa, Jorge Agostinho e Rogério Raimundo.

    17-04-2011