11/05/2011

4.534.(11Maio10h42') Na reunião pública da CMA,de 9.5.2011, Presidente não informou nada de especial e passou a palavra aos vereadores da oposição...

Presidente abriu os trabalhos às10h e encerrou às 12h34'.
Os assuntos da ordem do dia poderão ser consultados na postagem 4.499
Público interveio: ver postagem 4.531.
Acácio Barbosa interveio: 4.530
José Vinagre: 4.519
Rogério Raimundo e assuntos polémicos desde a 4.509  à postagem 4.533
..........
tinta fresca.net fez a reportagem assim:
Durante 30 ou 50 anos


Museu do Vinho vai ser arrendado à Câmara de Alcobaça por 20 mil euros anuais
Reunião da Câmara Municipal de Alcobaça

A Câmara Municipal de Alcobaça realizou a sua reunião pública mensal no dia 9 de Maio. Estiveram presentes na reunião que se realizou no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente Paulo Inácio e os vereadores Hermínio Rodrigues, Mónica Baptista, José Vinagre, José Acácio Barbosa, Jorge Agostinho e Rogério Raimundo.
Museu do Vinho arrendado à Câmara de Alcobaça por 20 mil euros anuais
A Câmara de Alcobaça e o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) vão formalizar um protocolo de cedência do Museu Nacional do Vinho por um período de 30 a 50 anos, o que irá permitir a reabertura do espaço que se encontra encerrado desde 2007. Segundo Paulo Inácio “o que está acordado é a possibilidade de uma cedência de longo prazo, entre 30 a 50 anos, e o pagamento de uma renda de valores sustentáveis, próxima dos 20 mil euros ano”.
Segundo Paulo Inácio este protocolo está “acordado informalmente com o Instituto da Vinha e do Vinho”, no entanto o autarca ainda pretende que seja analisada no âmbito do protocolo uma possível cedência do município de um espaço no Museu do Vinho para exploração de restauração. Rogério Raimundo referiu que “concorda com o protocolo” mas que “está contra o valor da renda e afirmou que “só votaremos a favor do contrato de renda se a verba da renda for meramente simbólica”, pelo que a ser desta forma (20 mil euros) irá votar contra. Paulo Inácio mostrou-se desagradado com esta atitude afirmando mesmo que “falar é fácil, é preciso é lutar e arranjar soluções”.

São Martinho: Festas da Vila de 6 a 14 de Junho
A Câmara Municipal aprovou, por maioria, com o voto contra do vereador Rogério Raimundo, um pedido da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto para se proceder a alterações de trânsito na marginal da vila, no período de 6 a 14 de Junho para se realizar naquele espaço as tradicionais festas da vila. A Junta de Freguesia de São Martinho do Porto justificou este pedido com o facto de o local onde se tem realizado as festas não ter condições, garantindo que “naquele local as festas não têm futuro e vão morrer.”
Apesar de considerar que esta alteração traz alguns incómodos, como transtornos na circulação automóvel ou incómodos para alguns moradores, o Executivo decidiu aprová-la por considerar que “a interacção com a vila é melhor para o futuro das festas.” Paulo Inácio admitiu que “é uma decisão arriscada e discutível a nível de localização”, pelo que “o executivo irá dar um voto de confiança” à Junta de Freguesia para que os festejos se façam na marginal, salvaguardando que, se “as coisas não correrem bem para o ano, terá de se procurar outra solução.”

Vigilância de praias reforçada
O Executivo municipal aprovou por unanimidade a atribuição de um subsídio de 13 mil euros, à Associação de Praias do Litoral Norte do Concelho de Alcobaça, para que esta seja responsável por assegurar a contratação de equipas de vigilância para as praias não concessionadas de Vale Furado e Água de Madeiros, durante a época balnear. Os autarcas consideraram que “apesar destas praias não serem vigiadas, têm bastante adesão nos meses de Julho e Agosto”, pelo que o município irá assegurar a segurança aos banhistas através da atribuição deste subsídio à Associação de Praias do Litoral Norte do Concelho de Alcobaça, revelou Hermínio Rodrigues.

Dia do Bombeiro
O Município de Alcobaça irá pelo segundo ano consecutivo realizar o “Dia do Bombeiro”, iniciativa que este ano decorrerá em São Martinho do Porto no último fim-de-semana de Maio. Paulo Inácio revelou que este ano o município, devido aos fortes cortes orçamentais, irá entregar a cada cooperação de bombeiros do concelho 2500 euros para aquisição de equipamento de protecção individual. A iniciativa iniciou-se em 2010 na cidade de Alcobaça, seguindo-se me 2011 em São Martinho, em 2012 em Pataias e em 2013 na Benedita.
12-05-2011