08/06/2011

4.609.(8Junho16h58') Semana da Juventude

via site do município e via cister.fm

SEMANA DA JUVENTUDE DE ALCOBAÇA DECORRE ATÉ DIA 13


Numa tentativa de incentivar processos inclusivos da população mais jovem do concelho de Alcobaça, através de espaços / actividades / acções / momentos destinados à livre expressão, partilha e protagonismo juvenil, organiza-se no seguimento da Semana da Juventude realizada em 2010, entre 6 e 13 de Junho, a Semana da Juventude 2011.
Partindo da ideia de que envolvendo os jovens na sua comunidade se pode perspectivar a fixação das gerações futuras no concelho, a proposta para o ano de 2011 incide, com particular ênfase, em actividades lúdicas e formativas. 
Sucintamente podemos afirmar que as actividades propostas serão distribuídas por vários locais, começando pelas escolas, indo ao encontro das necessidades de cada uma em particular, numa vertente lúdico-pedagógica e de cariz preventivo (Teatros-Debate; Fórum Profissões; Workshops / Ateliers). Relativamente à componente lúdica pretende privilegiar-se a música, considerando que o concelho de Alcobaça é um pólo ‘formativo’ de músicos que se têm vindo a afirmar nacional e internacionalmente. Desta forma, realizar-se-ão alguns concertos, nomeadamente: 
09 de Junho, no Cineteatro de Alcobaça, Noiserv e Lince (projecto do concelho de Alcobaça e vencedor da 1.ª Edição do ‘Sons do Baça’); 
10 de Junho, no Centro Cultura Gonçalves Sapinho, final da 2.ª Edição do ‘Sons do Baça’; 
11 de Junho, na zona circundante ao MercoAlcobaça, The Two times Twisted (Alcobaça), d3Ö e Tara Perdida;
12 de Junho, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça e no Jardim da zona de confluência dos rios Alcoa e Baça, envolvendo os jovens com a cidade afirmando a sua centralidade enquanto sede de Concelho, uma tarde de Jazz, com Wallpaper (alunos do Agrup.to de Escolas Frei Estêvão Martins), Daniel Bernardes a solo, Forecast (alunos do Agrup.to de Escolas Frei Estêvão Martins) e Simbiose Ensemble. 
Apostando na capacidade criativa dos jovens alcobacenses estarão patentes de 06 a 13 de Junho, duas Exposições em que a totalidade das obras são produzidas por alunos do Agrup.to de Escolas D. Pedro I (local: Sala de Exposições do Ascensor de S. Martinho do Porto) e Agrup.to de Escolas Frei Estêvão Martins (local: Celeiro, Mosteiro de Alcobaça), ambos de Alcobaça; apresentar-se-á, igualmente, no dia 11 de Junho, no MercoAlcobaça, um ‘carro eléctrico’ elaborado por um grupo de jovens provenientes da Escola Secundária D.ª Inês de Castro. 
Objectivos: 
· Prevenir comportamentos de risco e promover hábitos de vida saudáveis;
· Valorizar e dinamizar a população juvenil do concelho de Alcobaça;
· Promover uma semana de actividades que traduzam a identidade da população juvenil através da apresentação / divulgação de alguns dos seus projectos e iniciativas.
· Procurar cultivar o universo da arte pela sensibilização do público jovem para os valores da criação e estímulo à sua fruição cultural potenciando igualmente o surgimento e o desenvolvimento de jovens artistas, divulgando e premiando as suas obras;
· Despertar nos jovens a necessidade de serem eles próprios os agentes da mudança, capazes de conceberem o seu futuro com autonomia, segurança, capacidade de intervenção e sentido crítico;
· Promover o intercâmbio de experiências;
· Promover campanhas de sensibilização e realizar workshops no âmbito de problemáticas actuais, principalmente as adições, os comportamentos de risco ligados à sexualidade e a interculturalidade;
· Envolver a comunidade no apoio e na promoção de actividades e de oportunidades que vão de encontro às necessidades dos jovens. 
Mais informação:
***********************************
via tintafresca.net

Mosteiro de Alcobaça
    Alunos da Escola Frei Estêvão Martins expõem trabalhos sobre Fernão Mendes Pinto
       Uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos da Escola Frei Estêvão Martins sobre a Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, vai estar patente ao publico nos dias 6, 7, 8, 9 e 13 de Junho, entre as 8.30h e as 18horas, no Celeiro da Cerca do Mosteiro de Alcobaça. 
       A figura de Fernão Mendes Pinto tem despertado ao longo dos séculos uma curiosidade sem limites.

       Se por um lado, as suas narrativas ultrapassam a realidade, por outro, alimentam a fantasia e justificam todo o mito que envolve a sua “Peregrinação”. O relato das suas viagens em que os acontecimentos dão origem a outros acontecimentos, que por sua vez originam mais acontecimentos, são uma forma de recriar os factos por vezes inverosímeis.

       A Flora e a Fauna das Terras do Oriente chegaram à Europa de 500 através da sua pena, em minuciosas descrições, que deram a conhecer plantas até então desconhecidas e animais nunca antes imaginados.

       É com base em toda esta riqueza descritiva que esta Escola decidiu, em homenagem a essa figura impar da nossa literatura, propor uma viagem alucinante por dentro da Peregrinação de forma a ser explorada pelos alunos em trabalhos nas várias áreas de ensino.

       Esta exposição é o resultado dessa proposta que ao longo de um ano lectivo, desenvolveu trabalhos nas áreas de Expressões (Cerâmica, Educação Visual e Tecnológica, Educação Tecnológica, Educação Física, Educação Musical, Tecnologias e Educação Visual) e de História e Geografia de Portugal.

       Mostram-se trabalhos realizados em vários materiais, dimensões e técnicas em que se sente a fantasia provocada pelo texto de Fernão Mendes Pinto, que, como instrumento didáctico, se revela da maior importância na medida em que não só contribui para o desenvolvimento da criatividade mas também e principalmente provoca os alunos para a vontade de aprender mais através do conhecimento que a literatura proporciona.

       Esta Exposição tem o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, do IGESPAR, do Mosteiro de Alcobaça e do Armazém das Artes.
    06-06-2011