Presidente propõe que se aprove a desistência do financiamento QREN aprovado para os Centros Escolares de Alfeizerão e Turquel e que essa verba seja cedida para atenuar a dívida para com a CGD/Cister Equipamentos que está a finalizar os Centros Escolares de Alcobaça e da Benedita.
Assim garantem uma boa execução de 10M€, do QREN para Alcobaça, na 1ª fase, que está a zero, no final da lista dos municípios.
Depois candidatarão, de novo, os Centros Escolares de Alfeizerão e Turquel.
Os vereadores do PS aprovaram.
Voto contra porque estive contra:
- a construção de Mega Centros Escolares;
- a criação da empresa municipal Terra de Paixão;
- a escolha da MRG e a criação da Cister Equipamentos, com o objectivo de construção de 6 centros escolares. Estive contra as trapalhadas que se sucederam nomeadamente o começo da construção ilegal dos 2 Centros Escolares da Benedita e de Alcobaça. Expressei atempadamente que por este processo não ficava garantida o financiamento do QREN.
Depois estou contra o ceder o certo ao incerto.
Estavam aprovados os ficanciamentos para estes Centros Escolares de Alfeizerão e Turquel que já deviam estar em construção e até já podiam estar acabados!!! Se não tivesse havido a trapalhada do concurso público anulado.
Há pouco tempo asseguraram que conseguiram, com o parecer jurídico entregue na CCDRCentro, garantir financiamento...
Agora só conseguem o que já estava conseguido...
Todos sabemos o que a TROIKA impôs e o que o PSD governo irá fazer: corta.corta.corta...
Não acredito nessa história de poderem candidatarem de novo Alfeizerão e Turquel...
Das outras vezes a CDU alertou, atempadamente, e o tempo provou que acertou em tudo!
Espero, sinceramente, que me engane desta vez, para que não tenhamos de pagar ainda mais pelos erros cometidos!
************************
cister.fm noticia assim:
CMA “REPROGRAMA” FINANCIAMENTO DOS CENTROS ESCOLARES DE ALFEIZERÃO E TURQUEL
A Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) decidiu “reprogramar” o financiamento dos centros escolares de Alfeizerão e Turquel.
Em causa está a necessidade de transferir os financiamentos comunitários, anteriormente aprovados para essas duas vilas, para os complexos educativos de Alcobaça e Benedita, cujas obras se encontram na fase final.
A medida permite, ainda, à Câmara de Alcobaça entregar cerca de 10 milhões de euros à empresa municipal “Cister Equipamentos, SA” e à entidade bancária que está a financiar as construções e assim assegurar uma “boa execução do QREN” para o município.
Quanto aos valores exatos, o presidente da Câmara, Paulo Inácio, afirma que estes dependem dos critérios do Programa Operacional “Mais Centro”.
A Câmara vai candidatar novamente os Centros Escolares de Alfeizerão e Turquel ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).