************************
notícia do região de cister de 21.7.2011:Associação de São Martinho do Porto suspende abraço à baía 12 anos depois
A Associação Verão de São Martinho do Porto suspendeu a organização do abraço à baía, iniciativa que se realizava todos os anos, em Agosto, no areal daquela praia.
A associação, e a iniciativa do abraço, que reuniram todos os anos milhares de adeptos, surgiram na sequência de um movimento cívico que ocorreu pela primeira vez em 1999 e que contestava contra a má qualidade da água da baía e aquilo que consideram falta de acção das entidades competentes para resolver a situação.
O abraço foi suspenso a partir deste ano já que a praia tem melhores condições ambientais e São Martinho do Porto recebeu a Bandeira Azul.
"Tendo o movimento de alerta perdido a essência, resolveu-se suspender o abraço à baía, já não o levando a cabo este ano", disse Vale Domingues à Rádio Cister.
Foi depois do aparecimento daquele movimento de cidadãos, começaram as obras de despoluição da baía, que incluiram a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais.
A iniciativa da Associação termina agora mas teve, até 2010, como obectivo sensibilizar a comunidade para a preservação do equilíbrio ambiental.
O abraço à baía consistia na construção de um cordão humano, junto à linha de água, que ao longo dos 2500 metros de areal liga o cais de São Martinho a Salir do Porto.
A iniciativa era já uma imagem de marca da praia, envolvendo turistas, veraneantes e moradores no apelo para a despoluição da baía.
A partir de 2009, e após a construção da ETAR e das infra-estruturas de saneamento o abraço passou a ser de reconhecimento.
A iniciativa contou com o apoio da Águas do Oeste, empresa responsável pelo Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Oeste.