A escola não é uma ilha isolada da sociedade. As condições de vida das famílias alteraram-se nos últimos tempos. Quem trabalha e quem tem uma pequena empresa vive tempos terríveis de austeridade e angústia. Esta crise brutal, reflecte-se em tudo inclusive, na sala de aula e nos resultados escolares. Os salários desvalorizaram, diminuíram ou deixaram de existir. Com estes factores onde está a motivação para estudar e ter bons resultados? Quem estuda precisa também de saber que tem benefícios por ter uma habilitação académica. Nesta questão está quase tudo por fazer. Apenas uma pequena minoria tem emprego no final do seu curso. O que vimos é milhares de desempregados e precariedade.
A educação é estratégica, mas tem de estar na linha do que queremos construir na sociedade de valores. Não são os exames, só por si, que vêm resolver os problemas da educação e do país.
A escola no seu todo e os professores, como factor essencial na qualidade do ensino, têm sofrido, também, um ataque impressionante nos seus salários e nas condições de trabalho. Sem profissionais motivados…