10/08/2011

4.851.(10Ag2011.11h21') Na reunião de câmara de 8.8. nº 23/2011 quem dirigiu, pela 1ªx, foi o Vice-presidente Hermínio Rodrigues. Saudei o facto e sugeri que se fizesse uma carta a Manuel Lemos, "7º vereador".

Voto de sentidos pêsames
Morreu a 27ag2014
***
Via site do Região de Cister
manuel-lemos-vereador.jpg
http://www.regiaodecister.pt/pt/noticias/faleceu-o-7o-vereador-da-camara-de-alcobaca

Faleceu o "7.º vereador" da Câmara de Alcobaça

Manuel Lemos, conhecido como o "7.º vereador" da Câmara de Alcobaça, faleceu no passado domingo.
Durante 12 anos, sem interrupção, frequentou as reuniões do executivo.
Apesar do seu nome estar ligado a várias associações, jamais se poderá esquecer o seu empenho no ressurgimento da Banda de Alcobaça, em 1985.
Manuel Lemos faleceu aos 89 anos, no Hospital de Alcobaça.

***
PARA ver o meu registo pessoal da reunião 23./2011 ver a postagem 4.824. (ordem do dia e assuntos menos polémicos) e ver da 4.851 à 4.831.
A reunião começou à hora.
Interrompi para saudar e cumprimentar o vice-presidente Hermínio Rodrigues que pela 1ª x presidia a uma reunião.
Hermínio até vestiu o casaco para me cumprimentar!!!
Sugeri que se tivesse um gesto com o 7º vereador que esteve mal de saúde e hoje está a faltar de novo!!!
Do público só estava o taxista José Machado do Couto que foi informado do abrir do concurso dos circuitos especiais.

Passou a informar:
Boas reuniões com a CCDR e Sec. Estado do ordenamento do território.
Em breve poderão fazer a obra da Feira do gado da Benedita.
Saudou a Vereadora pelos êxitos das animações de verão

Vereadora Mónica Baptista confirmou e anunciou as novidades da Feira de São bernardo e convidou tds para as próximas iniciativas.
Saudou o festival do Centro Cénico da Cela

Vereador José Vinagre salientou a subida de divisão do beneditense.
**********
região de cister noticia assim em 4.8.2011

Beneditense sobe à 3ª Divisão nacional
Beneditense e Ginásio voltam a defrontar-se na próxima temporada
O Beneditense vai marcar presença na 3ª Divisão nacional na próxima temporada, tornando-se na segunda equipa da região a participar naquele escalão, juntamente com o Ginásio. A subida aconteceu devido à desistência do Esmoriz, da 2ª Divisão, o que levou à promoção do Paredes, deixando uma vaga em aberto para os beneditenses na 3ª Divisão.
Contactado pela AF Leiria, o Beneditense não hesitou em aceitar o pedido e a subida é vista por Luís Silva, presidente do clube, como “uma prenda e uma motivação para os atletas”. A subida não deve alterar muito os planos para o plantel, podendo apenas existir algumas dispensas. “As taxas de jogo triplicam na 3ª Divisão, pelo que temos de cortar em algumas despesas. O orçamento para o plantel terá que baixar cerca de 20%, por exemplo, mas não mais do que isso”, explica o líder.
Contudo, o facto de o Beneditense começar a pré-temporada apenas a 16 de Agosto fez com que o clube pedisse à Federação Portuguesa de Futebol que adiasse as duas primeiras jornadas, visto que o campeonato começa a 4 de Setembro, o que dará pouco tempo de preparação para os homens de Mauro Pulquério. “Só vamos saber a resposta no dia do sorteio, visto que os nossos adversários têm que aceitar a nossa proposta”, conta.
O Beneditense regressa, desta forma, a um escalão que militou pela última vez durante a temporada 2005/06.
Para o lugar do clube de vila na Divisão de Honra ficará o Ansião. Uma escolha que acabou por gerar grande polémica, visto que inicialmente a AF Leiria teria definido que seria o Juncalense a subir, chegando a enviar uma proposta de subida ao próprio clube. Mais tarde, e após uma revisão do regulamento, a promoção acabou por ser entregue ao clube de Ansião, antepenúltimo na edição 2010/11 da Honra.
texto   LUCIANO LARROSSA
***********
tintafresca noticiou assim:


Arranjos exteriores começam em breve
    Call center de Alcobaça pronto em Outubro
        

    Cooperativa Agrícola, Call Center e Segurança Social vão
    coexistir no mesmo espaço, junto ao hospital
    A Câmara Municipal de Alcobaça aprovou, no dia 8 de Agosto, a celebração de um contrato de arrendamento de três pavilhões à Cooperativa Agrícola de Alcobaça pelo valor de mil euros. O vice-presidente Hermínio Rodrigues justificou o valor simbólico da renda com a importância que o sector agrícola tem no concelho e considerou que ambas as partes ganham com o acordo, a vigorar até 2026, já que o anterior contrato, que previa a utilização gratuita destas instalações, terminava este ano. O autarca revelou ao Tinta Fresca que as obras de adaptação do edifício onde irá ser instalado o call center estarão finalizadas no mês de Setembro ou Outubro, pelo que a empresa deverá começar a operar no próximo ano.

       A autarquia irá agora requalificar o espaço exterior para, nomeadamente, aumentar significativamente o número de lugares de estacionamento no local.

       O contrato de arrendamento dos pavilhões à Cooperativa Agrícola de Alcobaça mereceu reservas por parte do vereador Rogério Raimundo, recordando que a Câmara Municipal de Alcobaça adquiriu o espaço onde funcionava a Cooperativa Agrícola de Alcobaça, em 1999, por um milhão de euros, para evitar a falência da mesma, pelo que discorda que se volte a beneficiar entidades privadas com um contrato de arrendamento de três pavilhões por um valor simbólico.

       O vereador da CDU sugeriu também que o contrato preveja que a Cooperativa Agrícola recupere de imediato o seu espaço exterior, nomeadamente, o das bombas de gasolina, e não até 2026, como constava da proposta inicial, de forma a que todo o espaço exterior fique requalificado até à abertura do call center.

       Mercado, estradas e ACSIA na ordem de trabalhos
       Hermínio Rodrigues informou também que já estão concluídos os melhoramentos pedidos pela ASAE para o Mercado Municipal de Alcobaça. Só a charcutaria está fechada, mas as obras já foram feitas e a Câmara Municipal está em condições de pedir nova inspecção à ASAE de forma a que o Mercado permaneça aberto ao público. A Câmara Municipal de Alcobaça irá investir cerca de 25 mil euros no Mercado, incluindo 100 novas bancas em inox, uma vez que a lei actual não permite bancas de madeira.

       O investimento municipal mereceu também reservas do vereador da CDU, dado estar previsto a requalificação total do espaço, no âmbito do projecto de regeneração urbana, mas Hermínio Rodrigues garantiu que os equipamentos irão ser aproveitados nas novas instalações.

       A Câmara Municipal de Alcobaça aprovou também a abertura dos procedimentos de beneficiação da Estrada dos Candeeiros, na Benedita, 520 mil euros, uma obra muito necessária devido ao elevado estado de degradação da via, e da Estrada Casal Pereiro-Évora de Alcobaça, no valor de 685 mil euros, “duas grandes obras de vulto que estão no nosso programa e são comparticipadas pelo QREN”, referiu autarca, que substituiu nesta reunião o presidente Paulo Inácio, neste momento de férias.

       A Câmara Municipal de Alcobaça aprovou ainda um subsídio de 40 mil euros à ACSIA para a promoção de eventos durante 2011 (25 mil euros) e 2012 (15 mil euros), de forma a dinamizar o comércio tradicional.
       Mário Lopes
    09-08-201