21/08/2011

4.877.(20Ag8h36') Dê lugar ao Amor (Paulo Inácio) substitui Terra de Paixão (Gonçalves Sapinho)

***
25abri2017
Quem diria que eu ia proMOVER este slogan???
Foto de Rogério Manuel Madeira Raimundo.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10211519277769018&set=pcb.10211519278769043&type=3&theater
***
30maio2015...
Será que a ideia vai pegar??? "O bombástico" é 1 trono para fotos dos noivos...
700cofres à venda...chaves...Num dos muros (do lado do Baça) da confluência dos rios...
***
11jun2015

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=503191256499558&set=pcb.503191316499552&type=1&theater
CONTINUA O JARDIM
sem relva
sem 1 flor
sem 1 arbusto extraordinário
sem ser 1 jardim
*
depois digam-me se os belos tronos
ficam bem com este fundo
dum edifício que não tem nada a ver com a monarquia...
e muito menos com Pedro e Inês...
***
27maio2015
Município de Alcobaça abre as portas do Jardim do Amor
Via site do município:
http://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/2079/municipio-de-alcobaca-abre-as-portas-do-jardim-do-amor.aspx#.VWRHDFzm7BU.facebook
O próximo dia 30 de Maio será um dia de celebração em todo o concelho de Alcobaça com a inauguração do Jardim do Amor. Numa iniciativa singular e original, o Município de Alcobaça criou, na confluência dos rios Alcoa e Baça, situada nos jardins da Biblioteca Municipal, um espaço de lazer onde se dá lugar ao amor.
No seguimento da apresentação dos tronos de Pedro e Inês e do novo símbolo do concelho na última edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, o Município de Alcobaça instalou essas mesmas esculturas no Jardim do Amor.
Nas paredes da confluência foram embutidos 700 pequenos cofres onde serão guardadas dedicatórias ou juras de amor/amizade. Em diversos comerciantes locais estará à venda um Kit que inclui duas chaves, um conjunto de amostras dos sabores do concelho (Ginja e Maçã de Alcobaça) e um pequeno papiro onde se poderá escrever a dedicatória. Cada par de chaves servirá para abrir um dos cofres onde deverá ser colocado o papiro.
Com esta inovadora iniciativa, o Município de Alcobaça pretende não só constituir um novo pólo de interação entre os seus habitantes e visitantes como também criar novos motivos para regressar ao concelho, gerando um ciclo de renovação constante do turismo em Alcobaça.
Para o presidente da Câmara Municipal Paulo Inácio, o Jardim do Amor “é uma aposta do Município que dará seguramente os seus frutos. O amor de Pedro e Inês está enraizado na nossa história e nas nossas terras por estarem sepultados no Mosteiro de Alcobaça. Este novo espaço pretende celebrar não só esse amor mas sim todas formas de amor.”
A cerimónia de inauguração culminará com a atuação da conceituada fadista Ana Moura. O espetáculo “Desfado” apresenta as canções do seu último trabalho com o mesmo nome para além de uma revisitação da carreira da artista que conta já com 5 álbuns de originais. O concerto de Ana Moura tem início às 21:30.
***
14maio2015...

https://www.facebook.com/municipioalcobaca/photos/gm.1408573082798662/826385380777358/?type=1&theater
*
Via Tintafresca.net
Câmara Municipal e ACSIA apresentam projeto Jardim do Amor
   
                Apresentação do projeto Jardim do Amor
A Câmara Municipal de Alcobaça e a Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça apresentaram, no dia 14 de maio, o projeto Jardim do Amor a cerca de 50 empresários e comerciantes alcobacenses no auditório da Biblioteca Municipal.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as premissas do projeto e puderam manusear amostras dos kits que serão comercializados pelos membros da ACSIA.

   Os kits são compostos pelos seguintes elementos: uma caixa onde consta um pequeno saco de chita de Alcobaça – produzido pelo Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (CEERIA) – no qual se encontram duas chaves e um papiro com poemas em seis línguas. Cada par de chaves dá acesso a um dos 700 cofres que estão embutidos nas paredes da confluência dos rios Alcoa e Baça onde se encontra o Jardim do Amor.

   No verso dos papiros poderão ser escritas dedicatórias e juras de amor que serão guardadas por um período de três anos nos cofres. No fim desse período, os portadores das chaves do cofre podem renovar o serviço ou a autarquia procederá à remoção dos papiros para que os cofres possam ser comercializados novamente.

   A caixa será colocada num saco com o logotipo do concelho e virá acompanhado de uma pequena amostra de Ginja de Alcobaça e de uma Maçã de Alcobaça. Em futuras edições do kit estes elementos poderão ser substituídos por outros produtos típicos da região como a cerâmica ou a marroquinaria.

   “Temos nas mãos um potencial imenso: o amor de Pedro e Inês. É com base nesse potencial que o nosso slogan Alcobaça – Dê Lugar ao Amor se constitui assim como o projeto do jardim do amor. Este projeto é uma boa oportunidade para podermos adicionar mais 15 minutos ao tempo de permanência dos visitantes. Quanto mais tempo ficarem, maior a possibilidade de investimento na economia local”, explicou o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio.

   Foram também apresentados alguns pressupostos da comercialização dos kits que serão formalizados num regulamento. este, por sua vez, será comunicado aos visitantes no ato da compra dos kits. Posteriormente fez-se uma visita ao Jardim do Amor.

   Para Paulo Inácio, “este projeto foi concebido para apoiar o comércio e o turismo de Alcobaça, materializando o mote ‘quem passa por Alcobaça não passa sem lá voltar’. Temos muito trabalho pela frente mas eu acredito que vamos conseguir fazer do Jardim do Amor um projeto de futuro”.

   Fonte: GRPP|CMA
19-05-2015
***
30mar(ou maio?) 2015...
estão à venda os cofres...do DÁ LUGAR AO AMOR...Os tronos tb eram para ir para trás da Biblioteca...para colocar na confluência dos Rios...em Alcobaça que vos abRRaça..será que esta ideia do PSD vai pegar???
***
Depois da desilusão do PASSEIO e pedrinhas DOS NOIVOS
CASTELO D' ALCOBAÇA
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2013/01/623616jan2013231-pedrinhas-dos-noivos.html
***
Na reunião de 29 jan2013...
Presidente anunciou:
está muito contente com a proposta que atrairá muitos casamentos...
Muitos noivos vão comprar cofres, escreverão juras de amor...
O modelo dos cofres já está idealizado...
Tudo ficará nas traseiras da Biblioteca Municipal, no jardim da confluência dos rios...
A ACSIA, segundo a voz do Presidente da Câmara de Alcobaça, ficou muito entusiasmada!!!
O comércio vai ter cofres para vender...
**
A nossa vereadora  da CDU Vanda Marques acha que é uma ideia interessante para a infância...
***
Os tronos estiveram nos Doces Coventuais
2014

***
26.3.2015
Via tintafresca.net


Durante 2015
    Presidente da Câmara de Alcobaça anuncia “ano cultural extraordinário”
       
                 Paulo Inácio
    Paulo Inácio convocou ou jornalistas, no dia 23 de março, para dar conta do “ano cultural extraordinário” que se avizinha em Alcobaça. Assim, já no dia 30 de março, terá início o anunciado projeto dos tronos e dos cofres, no jardim da Biblioteca Municipal, que será batizado de “Jardim do Amor”. 700 cofres e respetivas chaves irão ser colocados à venda neste espaço e no comércio tradicional de Alcobaça para serem vendidos aos visitantes da cidade, que assim poderão deixar na Terra de Paixão votos de amor, a exemplo do que sucede com os cadeados deixados nas pontes de Paris.

       A Associação Comercial terá a seu cargo a criação de papiros com mensagens de amor, em várias línguas, que poderão também ser adquiridos no comércio local, esperando a autarquia que os turistas regressem mais tarde para renovar os votos de amor. A encerrar este dia dedicado ao amor, que constitui uma ação de marketing territorial, está previsto um concerto com a fadista Ana Moura.

       Outra novidade este ano é a realização da peça de rua itinerante “Viagem do Elefante”, inspirado na obra literária de José Saramago. A companhia Trigo Limpo - Teatro ACERT construiu o paquiderme Salomão, adaptou o texto do Prémio Nobel da Literatura, e concebeu um espetáculo de rua que envolve as comunidades por onde passa na rota de Salomão.

       O Cistermúsica opta deste ano pelo verão para a sua realização, uma forma de cativar também o turismo melómano. Por sua vez, a Feira de São Bernardo, que decorre habitualmente na semana a seguir ao 20 de Agosto, Feriado Municipal e dia do padroeiro do concelho, terá este ano como cabeça de cartaz o cantor Pedro Abrunhosa.

       Em novembro, tradicional mês da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, haverá uma sessão de vídeo mapping projetado no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, no que será a maior projeção realizada no País, mesmo maior que a projetada no Terreiro do Paço. A iniciativa conta com o apoio do Turismo do Centro.

       Paulo Inácio voltou a referir que Alcobaça fará parte com a Batalha, Tomar e Coimbra, de uma ITI (Intervenção Territorial Integrada) para o Património Mundial, a qual irá administrar verbas de fundos comunitários até 2020, que serão aplicadas na Cultura. O Município de Alcobaça deverá receber uma fatia de 6 milhões de euros para esse efeito.

       Mário Lopes
    26-03-2015

































































































































    ***
    31 maio
    o excelente concerto da Ana Moura foi d'agrado generalizado...
    as pessoas, naturalmente, sentaram-se no paredão e deram cacetadas nos cofres com os pés..
    ***
    30maio2015.21h30'
    Ana Moura.Jardim do Amor...Projecto: O Coração, 2 Tronos e 700 Cofres para serem vendidos no comércio local!!!...Dos escultores  Thierry Ferreira e Renato Franco
    ***
    30maio2015
    jardim do amor

    https://www.facebook.com/municipioalcobaca/photos/a.180120852070484.45234.136327826449787/826240260791870/?type=1&theater
    Confluência dos Rios (Jardim da Biblioteca Municipal de Alcobaça)

    Bilhetes à venda no Cine-Teatro de Alcobaça | Tesouraria dos Paços do Concelho | http://alcobaca.bilheteiraonline.pt/
    Preço: 10€ [s/descontos] | M/6

    ***
    29maio 2015
    Jardim...
    Onde está 1 flor?
    Onde está 1 arbusto?
    Onde está 1 árvore?
    Onde está uma latada?
    *

    https://www.facebook.com/bomdiaalcobaca/photos/pcb.383432501867102/383432135200472/?type=1&theater
    Os tronos são 1 bela obra do Thierry Ferreira
    mas
    ficam projectados contra 1 edifício que foi da indústria alimentícia...
    O que tem a ver com a monarquia?
    CLARAMENTE:
    O REI VAI NU!!!
    *
    Presidente da Câmara diz que a confluência dos rios é que dá o nome a Alcobaça!!!
    Alcobaça não é a soma do Alcoa com o Baça!!!
    ***
    27ab2015
    Vereadora Vanda Marques, da CDU, aprovou os Cofres do Amor...
    (DIVERSOS) 23.
    ------ PROJECTO ‘COFRES DO AMOR’ – PROPOSTA – APRECIAÇÃO E
    VOTAÇÃO-Votei favoravelmente. Esta proposta surgiu da última reunião de Câmara, em que nós vereadores da oposição falámos da importância das Lendas e em que como os autores do Concelho podiam contribuir para este projeto e sentir que são acarinhados pela autarquia. Aqui neste ponto debatemos essa situação e o Presidente concordou em realizar um concurso junto dos autores do concelho para que eles possam realizar uma adaptação da lenda  de  Alcoa e Baça, tendo em conta a localização  deste projeto
    ***
    19nov2014
    Presidente da Câmara já tinha apresentado em reunião de câmara estes projectos...
    Pensei que os tivesse esquecido...
    Afinal...
    Também falou num passeio para os noivos no acesso ao Castelo...
    Deve ser para mais tarde...
    ***
    Na CDU houve algum debate para além do que é consensual e já está no programa:
    Incentivar na rua A HISTÓRIA DE PEDRO E INÊS...
    *
    ALGUNS ACHAM QUE OS TRONOS deviam ficar no canto norte do triângulo rectângulo...
    Portanto, mais a norte do que estiveram nos DOCES CONVENTUAIS 2014

    ***
    Via Região de Cister
    coracaoetronos.jpg

    Câmara de Alcobaça desvenda parte do projeto dedicado ao amor

    Na inauguração da XVI Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça foi apresentado ao público o projeto da Câmara de Alcobaça dedicado ao amor.
    "Aproveitámos o mediatismo da Mostra para apresentar o projeto que pretendemos implementar na primavera nos jardins da Biblioteca Municipal. Do ponto de vista artístico já está tudo concluído, mas ainda estão por tratar questões regulamentares e merchandising com a Acsia “, explicou Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça. O projeto é constituído por um coração, o logótipo do município, os tronos de Pedro e Inês e os cofres do amor, que os visitantes poderão adquirir no comércio local e que serão colocados nos muros das margens dos rios Alcôa e Baça, à semelhança dos cadeados do amor na ponte das Artes, em Paris.
    “Trabalhámos sempre em conjunto“, sublinhou o escultor Thierry Ferreira, que cuidou dos tronos em pedra. “O coração acaba por ser um tratamento escultórico de um logótipo da Câmara, é arte aplicada”, explicou o artista Renato Franco, também responsável pelo projeto.

    ***
    Via Tinta Fresca.net
    Trilogia coração, tronos e cofres
      Município de Alcobaça apresenta projeto dedicado ao Amor

       Pedro e Inês inspiraram o projeto Alcobaça cidade do Amor 
      O Município de Alcobaça aproveitou a inauguração da XVI Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais para mostrar ao público o projeto que o município pretende implementar na Primavera nos jardins da Biblioteca Municipal, e que tem três vertentes: o símbolo do amor, um coração, os tronos de Pedro e Inês e os cofres que os visitantes poderão adquirir no comércio local e que serão colocados nos muros das margens dos rios Alcoa e Baça. O coração e os tronos foram efetuados pelos artistas alcobacenses Thierry Ferreira e Renato Franco.

         Este projeto teve início há cerca de dois anos, como referiu Thierry Ferreira, mas só no início de 2014 os escultores começaram a construir as peças, entre as quais estão também 700 cofres que serão colocados nos muros das margens do Alcoa e Baça, a exemplo do que sucede com os célebres cadeados de amor nas pontes de Paris. Os escultores encararam “o desafio lançado pelo Município de forma positiva” e mostraram-se “muito satisfeitos por finalmente termos trabalhos nossos no nosso concelho”.


                                Thierry Ferreira e Renato Franco 
         O trabalho foi realizado em conjunto pelos dois escultores em várias fases e, segundo o escultor Renato Franco, foram usados materiais como a pedra calcária da região, para a construção dos tronos, e aço, para a criação do coração, símbolo do município de Alcobaça. Os materiais escolhidos “garantem a durabilidade das peças”, sendo materiais específicos para o exterior, explicou.

         Thierry Ferreira explicou que este projeto é constituído por três peças: o coração, os tronos e os cofres. Os artistas realçam que o coração “é o resultado de um tratamento escultórico do logótipo da câmara municipal”. O projeto é considerado “arte aplicada” pelos escultores e diferente do que habitualmente fazem.


                       Símbolo do Amor adotado pelo município 
         Por sua vez, Paulo Inácio, referiu que o município já tem todas as peças do projeto em seu poder, mas ainda falta acertar alguns processos, uma vez que este projeto é uma parceria com a ACSIA – Associação Comercial Serviços e Industrial de Alcobaça, e é “um projeto direcionado para o comércio”, visto que a chave dos cofres e outros produtos relacionados com o projeto podem ser adquiridos no comércio local. O autarca lembra que “é um projeto completamente inovador a nível global” pelo que é necessário também ultrapassar as questões regulamentares.

         O autarca espera que todas as questões estejam resolvidas até á próxima Primavera, para que seja possível implementar o projeto nos Jardins da Biblioteca Municipal. Segundo Paulo Inácio, pretende-se que “as pessoas ao visitar Alcobaça tenham mais um espaço para conhecer e deixar uma memória, um segredo depositado em Alcobaça”.

         O edil referiu ainda que “não quisemos perder a oportunidade dos Doces Conventuais para apresentar parte do projeto” e permitir que as “pessoas possam tirar uma fotografia junto das esculturas”.

         Mónica Alexandre
      15-11-2014
      ***
      21ag2011
      Dê lugar ao Amor com Lili Caneças: Não!!!!!!!!!!!!!!!
      ***
      30ag2011
      Belo evento.
      A Luísa Sobral encantou, mas...
      Dúvidas:
      Não havia lá ninguém do IGESPAR para estar perto do PCâmara em x da Lili???
      O Francisco Mendes e o seu amigo Paulo Inácio é que idealizaram o espetáculo?
      No discurso final, não me apercebi de saudações aos dirigentes da "Pedro e Inês" e d'agradecimentos ao IGESPAR/Diretor da Abadia...
      Críticas:
      Não sei quanto custou este evento!
      Dizem que o QREN financia...
      Mas financia estas e não financia outras necessidades dos alcobacenses???
      Luísa Sobral tb esteve tempo de mais.
      Os artistas alcobacenses estiveram de menos! O único alcobacense Luís Peças....E só com 1 tema???
      Como já expressei estou contra a tonteira do "dê lugar ao amor..." mas ...O terra de paixão é para manter"...
      No site ainda continua de fato o terra de paixão:
      Que confusão!!! O video não traduz as potencialidades do concelho!!!
      Este dê lugar ao amor é apressado, efémero, superficial, sem substância!!!
      ******************
      tintafresca.net fez reportagem assim:
      Alcobaça

      Storytailors fizeram brilhar Inês de Castro
      com desfile de moda deslumbrante
      Inês enigmática
      Inês voltou a ser Rainha. As expectativas eram altas, mas os Storytailors não deixaram os seus créditos por mãos alheias e apresentaram um desfile de moda deslumbrante na Escadaria do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. A colecção “INÊS by Storytailors”, inspirada em Inês de Castro e comemorativa dos 650 Anos da Trasladação de Inês de Castro de Coimbra para Alcobaça, teve lugar noite de 19 de Agosto e ficará por certo na retina dos milhares de pessoas que se deixaram encantar pela criatividade de João Branco e Luís Sanchez, os rostos dos Storytailors.
      Inês feminina
      Francisco Mendes apresentou o espectáculo, recordando que o espaço lhe era familiar quando a mãe, Ana Maria Lucas, o trazia para Alcobaça em criança e onde conheceu Paulo Inácio, actual presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. Luís Peças abriu o espectáculo com um tema de Haendel, que faz parte do álbum que o cantor lírico alcobacense está a lançar no Brasil. Seguiu-se um filme promocional do turismo de Alcobaça, com um Pedro e uma Inês do século XXI deambulando por alguns dos mais belos recantos do concelho.
      Inês sensual
      A cantora revelação Luísa Sobral subiu depois ao palco durante cerca de uma hora, apresentando temas do seu primeiro e único álbum «The Cherry on My Cake». Com apenas 23 anos, formada pela Berklee College of Music, em Boston (EUA), esta cantautora e multi-instrumentista mostrou que não foi por acaso que obteve já vários prémios internacionais: «Best Jazz Song», no Malibu Music Awards (2008); «Best Jazz Artist» no Hollywood Music Awards ; «International Songwirting Competition» (2007) e ainda «The John Lennon Songwriting Competition» (2008).
      Lili Caneças, Paulo Inácio e esposa
      Mas a noite era mesmo dos Storytailors e a ansiedade crescia até que, pelas 23h15, as portas da igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, onde repousam os túmulos de D. Pedro I e D. Inês de Castro, se abriram para deixar sair os manequins que contaram as histórias de encantar inspiradas em Inês. O resto foi uma sucessão ininterrupta de deslumbramento, que terminou com uma enigmática Inês de rosto coberto e com um etéreo vestido de noiva, que a Rainha Morta, por certo, não desdenharia na época medieval.
      Desfile final dos Storytailors
      No final, Paulo Inácio subiu ao palco para anunciar que a nova marca do concelho – a frase “Alcobaça: dê lugar ao amor”, antecedida por uma imagem com formato de coração - irá coexistir com a anterior “Alcobaça: Terra de Paixão”, aplicando-se a nova imagem ao sector turístico. O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça anunciou também que é intenção da autarquia passar a assinalar o feriado municipal, Dia de S. Bernardo, a 20 de Agosto, com um grande espectáculo no Rossio de Alcobaça, a sala de visitas do concelho. E se não há melhor oportunidade que a primeira para causar uma boa impressão, a aposta “INÊS by Storytailors” não poderia ter corrido melhor.
      Mário Lopes
      20-08-2011