22maio2015
A CDU apresentou a proposta de doação das Máquinas Falantes pelo saudoso Madeira Neves.PSD.Sapinho adiou adiou, Sr. Neves morreu...A Câmara acabou por ter de pagar aos herdeiros...
A CDU sempre defendeu a valorização desse Museu no projecto integrado que apresentou para a Cela Velha...
+ 1 proposta boa que vai desaparecer...
*
http://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/2069/municipio-de-alcobaca-apresenta-o-programa-educativo-do-museu-do-vinho.aspx#.VV8QcLUM-Fg.facebook
O Município de Alcobaça celebrou, no passado dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus com uma apresentação pública do Programa Educativo do Museu do Vinho, demonstrando a um grupo de alunos do concelho a importância dos museus em Alcobaça e no mundo.
O Programa Educativo do Museu do Vinho de Alcobaça consiste num conjunto de iniciativas nas quais os visitantes tomam conhecimento sobre o enquadramento histórico do Museu e aplicam esses conhecimentos adquiridos no Jogo Lúdico e na Oficina Temática.“É uma forma lúdica e interativa de estimular o conhecimento sobre o Museu do Vinho, promovendo a região e o que ela tem de melhor”, sublinhou a Vereadora da Educação, Desporto e Cultura Inês Silva.
Foi também anunciado o início do processo de acreditação do Museu do Vinho na Rede Portuguesa de Museus o que tornará possível ao Museu candidatar-se a fundos estruturais com vista à sua requalificação. Este investimento será feito no sentido de garantir a sua auto-sustentabilidade.
Futuros museus e exposições
Na conferência de imprensa foram anunciadas futuras iniciativas culturais e museológicas do Município. Em breve estará concluído o Museu das Máquinas Falantes que reúne dezenas de radio-transmissores, grafonolas, telefonias e outros aparelhos de radiodifusão de várias épocas e países reunidos ao longo de anos por Madureira Neves, falecido colecionador da Cela. O espólio está na posse da Câmara de Alcobaça desde 2009.
Está também prevista a inauguração de uma exposição sobre a vida e a obra de Joaquim Vieira Natividade na antiga Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade. A mostra debruçar-se-á sobre três aspetos essenciais: o Homem, o seu Impacto Cultural e o seu Contributo Científico.
***Intervim na reunião de câmara nº 25.2011, d' ontem, (24.8) questionando a solução para o Museu das Máquinas falantes
25ag2011
Presidente Sapinho atrasou-se e a oferta de Madeira Neves acabou por custar 170 mil euros.
O Presidente Paulo Inácio já está há quase 2 anos e nada se vê de concretização do Museu das Máquinas Falantes...
No início do mandato fiquei satisfeito por saber que havia intenção de encarregar a Fundação Armazém das Artes para restaurar e musealizar. Vimos algumas peças em exposição e ficámos a saber, +1x, da importância e da qualidade do espólio.
Onde vai ser? Como está a conservação do espólio?
Presidente da câmara diz que virá à próxima reunião 1 protocolo...
***
30maio2009
É bom ter memória.
O falecido Madeira Neves ofereceu em vida há 7 ou 8 anos...
Presidente Sapinho adiou, adiou, adiou e, agora, a câmara teve que comprar!!!
Ver notícias respigadas do site www.cister.fm e www.tintafresca.net
2009-05-28 21:54:00
CMA adquire “Espólio Colecção Madeira Neves – Casa das Máquinas Falantes”
Decorreu, durante a manhã de hoje, 28 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Alcobaça, a assinatura da aquisição do “Espólio Colecção Madeira Neves – Casa das Máquinas Falantes”, localizado na Cela.
Marcaram presença na cerimónia o Presidente José Gonçalves Sapinho, a proprietária Maria Manuela Leonardo Madeira Neves (viúva do coleccionador José Madeira Neves), e Paula Luísa da Silva Teodósio Cabeço, sobrinha da proprietária e a condutora do processo.
Esta aquisição tem como principal objectivo a criação de um Museu, do qual farão parte 847 peças, que se traduzem em equipamentos técnicos de radiodifusão e de telecomunicações como rádios, telefones, gravadores, microfones, caixa de música, fonógrafos, gravadores magnéticos, grafonola entre outros.
Espólio:
TLG – telegrafia – 2 peças,
APL – amplificadores – 13
ALT – altifalantes – 53
TEL – telefones – 92
MIC – microfones – 244
RAR – rádios receptor – 443
***
3mar2009
A notícia da Rádio cister:
"Museu das Comunicações é do Município
Alcobaça segura espólio das “máquinas falantes”
O espólio das “máquinas falantes” foi acordado em cento e trinta e um mil euros (131.000). Chega, assim, ao fim um longo processo de acordo entre a Câmara e familiares do fundador de um Museu de Comunicações, instalado na Cela.
O acordo foi alcançado recentemente com a Câmara Municipal de Alcobaça a concertar os 131 mil euros com os herdeiros do Museu das Comunicações da Cela através de três prestações. Uma já em 2009, de 50 mil, valor que será igual ao que será pago em 2010 e 31 mil em 2011.
Antes de chegar a acordo sobre a verba, a Câmara Municipal pediu ao Instituto das Comunicações que avaliasse o espólio deixado pelo celence José Neves.
O património, constituído por dezenas de Rádios-transmissores, grafonolas, telefonias e outros aparelhos de radiodifusão de várias épocas e países foi coleccionado ao longo de anos por José Neves. O espólio chegou a ser prometido à Junta de Freguesia da Cela mas José Neves morreu antes de concretizar a doação.
José Neves trabalhou na ex-emissora nacional, e coleccionou durante anos telefonias de todo o mundo. Prometeu doar o espólio ao município mas a morte súbita do homem que já tinha doado o terreno onde foi feito o monumento a Humberto Delgado, deixou para familiares a decisão sobre este património de valor ainda incalculável."
Eu relembro que José Neves doou a Sapinho o espólio em vida.
Cheguei a falar com ele e me disse: há 2 anos que espero que o Sr. PCâmara dê andamento ao que eu ofereci...
Relembro a proposta que fiz de desenvolvimento do lugar de Cela velha. Uma solução integrada para desenvolver com o rancho folclórico Papoilas do campo(gastronomia, museu agrícola...) com o restauro da estação da Linha do oeste, monumento a Humberto Delgado, jardim por cima da A8, utilização da ex-escola do 1ºciclo...
Este protelou, adiou e agora teve que pagar!!!
Mais um processo que andou a ritmo de caracol!!!