em Alcobaça – Proposta – Apreciação e Votação; -aprovado por unanimidade.
------ - Pelletsfirst – Produção, Comercialização de pellets de madeira – Pedido de
Isenção de Taxas – Apreciação e Votação. -aprovado!
a reunião extraordinária foi, essencialmente, para tratar da solução provisória de habitação social para 3 famílias...
Foram apreciadas as cláusulas do arrendamento de 3 casas para habitação social e aluguer de 2 para subarrendar tb para esse fim.
Aprovado por unanimidade.
Votei a favor.
Temos que resolver o problema da habitação para quem precisa e não só as pessoas de etnia cigana.
Temos que dar prioridade às famílias com crianças.
Temos que ter soluções de emprego.
Temos de saber envolver as 3 famílias de forma a que sejam respeitadores dos vizinhos.
Temos que envolver as IPSS, Misericórdias, Paróquias, autarcas... na causa da habitação social, nas soluções de emprego e na inclusão social, de tds os que precisam e em td o concelho.
As soluções definitivas passam pelo envolvimento da comunidade que tem de ser convidada a apresentar soluções e projetos.
Temos que animar a PSP.GNR/Justiça/Segurança Interna para fomentar a ordem e a segurança e reduzir os roubos, o tráfico de droga de tds os que são criminosos.
Temos que resolver, com urgência, os 2 casos que faltam na Cova d'onça.
Temos que resolver o problema grave da Lameira.
Temos que ter os utentes da Habitação Social a cumprirem as regras que assinaram!
***********************
Os moradores e comerciantes estão descontentes com o alojamento de 1 casal jovem com 3 filhos menores no centro histórico???????????????????????????????????
mas o que é isto???????????????????
TENHAM BOM SENSO!!!
1.cister.fm...30.8.2011
Moradores e comerciantes descontentes com a solução encontrada para o realojamento das famílias ciganas
Publicado a 30 de Agosto de 2011
Esta terça-feira, duas dezenas de moradores e comerciantes do centro histórico da cidade de Alcobaça decidiram reunir-se em frente aos Paços do Concelho, no sentido de falarem com o presidente da CMA, Paulo Inácio.
Os primeiros começaram a chegar por volta das 08h30 e à medida que o tempo ia passando o grupo ultrapassou as vinte pessoas, que cerca de uma hora depois receberam a informação que Paulo Inácio só iria estar à tarde, a partir das 14h30.
Os populares desmobilizaram com a promessa que regressariam ao inicio da tarde, o que aconteceu. Foi nessa altura que tiveram oportunidade de falar com o autarca eleito pelo PSD, explicando a Paulo Inácio o sentimento de insegurança que vivem desde que uma das famílias passou a residir junto ao centro histórico.
Em resposta, Paulo Inácio assegurou compreender a posição da população, mas sempre foi adiantando que havia um compromisso herdado do anterior executivo de encontrar uma casa para as três famílias abarracadas e estas pagariam apenas uma renda equivalente àquela que paga a comunidade de etnia cigana que reside no bairro social da Belavista.
Paulo Inácio sublinhou também que este era um problema da cidade de Alcobaça e que era na cidade que tinha de ser resolvido, para além do facto de caso os agregados de etnia cigana não saíssem da Cova da Onça, a autarquia não poderia abrir, a 15 de Setembro, o Centro Escolar de Alcobaça.
Os moradores desmobilizaram pouco tempo depois, mas com a promessa de nos próximos dias voltar a abordar o assunto, estando dispostos, inclusivamente a ir à próxima Assembleia Municipal de Alcobaça para mostrar o seu descontentamento.
*****
2. cister.fm 31.8.2011
Protesto contra realojamento de família cigana regressa esta quinta-feira
Publicado a 31 de Agosto de 2011
Os moradores e comerciantes do centro histórico de Alcobaça vão regressar, esta quinta-feira de manhã, à Câmara Municipal para continuarem a mostrar o seu desagrado pelo realojamento de uma família de etnia cigana na Rua Miguel Bombarda.
Os populares falaram na terça-feira à tarde com o presidente do executivo camarário, Paulo Inácio, que depois de ouvir todas as reclamações afirmou à Rádio Cister que a medida é na verdade provisória.
Ou seja, assim que houver condições para construir novas habitações sociais, a autarquia irá realojar em definitivo as famílias de etnia cigana que saíram da Cova da Onça.
Paulo Inácio lembrou novamente que compreende os receios dos populares, mas também repetiu que o município de Alcobaça tudo fará para que a inclusão do agregado familiar corra pelo melhor.
Certo é que estas garantias não parecem chegar aos moradores e comerciantes do Rossio e por isso regressam amanhã aos protestos, argumentando que não se trata de uma questão de racismo, mas sim de “segurança pública”, já que alguns dos comerciantes dizem que já foram várias vezes “prejudicados” por elementos de etnia cigana.
***********
3. CISTER.fm 31.8.2011
CMA vai criar uma comissão de acompanhamento para as três famílias de etnia cigana realojadas
Publicado a 31 de Agosto de 2011
A Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) vai criar uma comissão de acompanhamento para as três famílias de etnia cigana que foram realojadas em três apartamentos da cidade.
A deliberação de transferir os agregados familiares, que residiam em barracas na Quinta da Cova da Onça, foi aprovada na passada sexta-feira, por unanimidade.
Uma das famílias foi realojada na rua Miguel Bombarda, outra na Augusto Pina e o terceiro agregado na Poeta Silva Tavares.
Com estas transferências, a autarquia deu por concluído um compromisso que o anterior executivo tinha firmado em 2006, uma vez que estas pessoas estavam recenseadas para receber uma habitação social e tinham ficado de fora durante a última atribuição de casas, por parte do executivo alcobacense.
Estes realojamentos tinham como pano de fundo a abertura, a 15 de Setembro, do novo Centro Escolar de Alcobaça, na Cova da Onça, precisamente no terreno que era ocupado pelos cerca de 15 elementos de etnia cigana.
*********
Manifestações contra...
P
*********
Facebook 30 e 31 Agosto 2011...página Alcobaça Portugal
Etnia cigana em Alcobaça. Quantos são? Quais as consequência futuras do crescimento desta comunidade?..
Miguel S so andam a robar
Sérgio neles !!!!
Rogério Manuel Madeira Raimundo há aqui muita falta de informação e muito preconceito...quando entrei como vereador em 1998 esta família tinha 4 pessoas e havia compromisso da câmara para com ela...depois Sapinho prometeu e só em 2009 foi construída habitação social para os alojar...Fundação maria Oliv e Câmara adiaram...até agora...esta história tem milhares de pormenores mais...1 dia haverá informação correcta disponível...
Rogério Manuel Madeira Raimundo amanhã em reunião de cãmara vou reclamar informação objectiva desta vergonha para Alcobaça!!!
Olga Acho k ja não há palavras para descrever esta situação.Eu moro perto deles e fico cada vez mais espantada com tudo o k se passa nesta comunidade,dizem e fazem o k kerem e justiça não é feita,e uma coisa é certa enquanto não existir algo ou alguém k lhes tire certas regalias e "manias",eles vão continuar a achar k são (superiores),e continuam a fazer das deles.
Alex MEUS SENHORES, SE AS NOSSAS AUTORIDADES EM ALCOBAÇA TIVESSEM OS COLCHÕES NO SITIO, AINDA SERIAM OS CIGANOS A PAGAR UMA INDEMNIZAÇÃO POR INVASÃO DE PROPRIEDADE.
Alex K ELES TEEM TANTOS DIREITOS COMO OS OUTROS, SÓ NÃO TEEM O DIREITO DE RESPEITAR OS OUTROS
José És branco e queres casa? Pede ao banco.
José És cigano e queres casa? Pede à Câmara!
Edgar Eu acho que ha um advogado ai da praça que lhes vai dar o seu terreno la para os lados de alfeizerão a fim de os alojar ,e ai para já o problema do alojamento fica resolvido ...!!! lol
Daniel É uma vergonha para a camara , não tem autoridade perante aos ciganos, eles é que mandão..
Edgar Mais pormenores Rogério ? Quais ? Haverá alguém que tenha duvidas ? De quê ? Se têm a Malta esclarece . É muito fácil regras iguais para todos não é ? O que é que voçês todos andam a fazer no estado ? Não é para poderem dar aos munícipes o fruto do vosso salário ? Com deliberações e regras decentes ? Retorica está o mundo cheio, e os punhos de renda estão a afundar a Europa !
Ex...ontem de manha em plena rua dr. brilhante para quem não sabe uma das ruas com mais comercio.foi me proposto por 2 mulheres de etnia comprar uns oculos de marca depois uma carteira e ainda uma mala. no fim de tudo como nao quix nad...a ainda fui maltratado. depois disso me senti no direito de ligar para a PSP a relatar o sucedido no qual disse que estavam a vender material contrafeito ou roubado. como estive de serviço toda a tarde verifiquei que nem psp nem nada que se parecesse. uma pergunta que fica no ar até para o dr. Rogerio sabe quantas lojas fecham por mês em alcobaça? pois é que eu quiser pendurar um toldo na entrada tenho que ir pagar licença á camara enquanto em cima do muro á volta do mercado se vende de tudo sem perguntarem porquê?
Dinah eles "andem" ai . bjs
Carlos S ois estas coisas so mesmo em alcobaça ,pois eu sou feirante e percorro tantas camaras e so na do meu concelho e ke nem direito tenho a um aviso para partecipar na feira de sao bernardo e uma pena pois so sirvo para pagar os meus direitos e ...deveres a camara de alcobaça k vergonha k ainda o ano passado para poder partecipar tive k me deslocar bastante longe por 3 veses por papeis da kual a camara os tem la todos e este ano nem me escreveram e fisera me um telefonema com 2 horas antes da camara fechar e k o prazo das propostas acabava na quele dia so k eu encontrava me a faser uma feira em covilha e em duas horas eu nao conseguia estar la mandei msn telefonei a pedir o mesmo lugar de o ano anterior ,e agora venho a ligar para la e fico a saber k ja foram os lugares todos entregues nao a direito ,,,,,,,,,,enfim so mesmo em alcobaça....
Joao Continuem a sustentar a ciganada e outras raças afins.. Qualquer dia não podemos andar em segurança pelo nosso país!!
Margarida Acho bem que a Câmara ajude famílias do concelho que estejam em crise e lhes empreste uma casa temporariamente, até estas se recomporem... Ir para além disto gera injustiças sociais .
Micael Pois é... Todos têm razão, mas há em certos locais em Alcobaça que ajudam mais esta etnia que rouba, que aqueles que se esforçam no seu dia-a-dia e que são da terra...
muita gente em Alcobaça e mais propriamente em Chiqueda conhecem bem ...a família Bento, eu e meu pai já fomos mais desfavorecidos pelos da terra a pagar que alguns dessa etnia a roubar...
enquanto pagamos a responsáveis, para remover-mos matéria ferrosa de um edifício abandonado na zona, estes indivíduos roubam... prejudicando-nos... e ainda vêm com ameaças...
para ajudar a festa, a nós, chamam-nos a policia e GNR por pensarem que andamos a roubar... e quando estão la esses de etnia romena??? não chamam porque??? por medo???
pois... compreendo... lembrem-se do sr do bacalhau da lameira!!!!
JA CHEGA DESSA GENTE QUE VEM DE FORA e não daqueles que connosco coabitam ha mais de 40 anos!!!Ver mais
Moisés Sou da terra e digo a todos que embora tenham razão pois tal como eu estão revoltados por esses acontecimentos atrozes tambem acredito que na grande maioria seja em parte responsabilidade vossa! Em quem votaram nas ultimas eleições? Não que... faça muita diferença pois no meu ver a corja e toda a mesma mas não custa criticar custa sim melhorar! Espero que não seja mal entendido poiis estou 100% convosco no que a este assunto diz respeito mas vamos analisar um pouco mais a fundo... O jardim do mostiero em que eu muitas fotos tirei em casamentos baptizados e afins foi destruido e quem culpamos? A camara! O comercio tende cada dia mais a fexar as portas e quem culpamos? A camara! Trabalhamos todos os dias para pagar os impostos comer e beber e pagar as contas e de quem e a culpa? Da camara! O desemprego sobe cada dia mais e de quem e a culpa? Da camara! Quando começamos nos como povo portugues a responsabilizarmo-nos pelos erros cometidos no tempo das vacas gordas? Quando assumimos a responsabilidade por termos ficado xiques demais para varrer ruas despejar contentores do lixo trabalhar na construção etc etc etc? Por muito que me custe a ademitir infelizmente todo o povo portugues tem responsabilidade no estado do pais e enquanto não se capacitarem disso não vamos conseguir a união necessaria para dizer um basta e unidos sermos nos a mandar nop governo e não o contrario! São promessas em cima de promessas nas eleições que são quebradas por vezes nem 24h depois de conseguirem ser eleitos! Fechar as fronteiras voltar a agricultura eo consumo do produto nacional que neste momento somos obrigados a deitar ao lixo porque produzimos mais do que a cota que a união europeia premite! Que vergonha termos pessoas a morrer a fome e os nossos produtores de leite a serem obrigados a ficar na mesma situação pois nem partilhar os excedentes podem TEM DE IR PARA O LIXO MANDA A ASAE!!! Quanto aos ciganos digo teem direito a vida como todos temos o que me deixa triste e que para uns ha d tudo para outros nada! Quando era miudo brincava aos policias e ladroes agora teria de ser aos ladroes e policias! Os papeis foram invertidos e as classes ditas desfavorecidas sao beneficiadas o probelema e que ainda não se capacitaram que a classe desfavorecida agora e o portugues que graças aos emigrantes breve somos menos portugueses do que estrangeiros e mesmo assim a mando da uniao europeia faz uns anos atras como acharam que ainda não tinhamos suficientes imigrantes do leste ilegais decidiram deixar entrar mais não sei quantos mil deram-lhe os papeis de legalização e casa e trabalho quando se esta em periodo eleitoral evitam-se as ruas onde a miseria esta esposta pois são portugueses que não tiveram como continuar a sustentar a familia e isso e uma vergonha e não convem mostrar no entanto quando chegam uns milhares para afundar ainda mais portugal da em todas as televisoes! Claro que não somos santos pois não ha regra sem excepção mas se não cuidamos dos nossos vamos cuidar dos de fora? DESCULPEM ALONGUEI-ME NO TEXTO MAS DEPOIS DE COMEÇAR...Ver mais
Joaquim MUITO BEM ! ASSIM E QUE E ! HA QUE CHAMAR OS BOIS PELOS NOMES . Nota : ditado antigo portugues.
Carla estou a ver..... viro cigana..... e a camara da-me uma casinha......se sabia já tinha vindo a mais tempo para cá......
Paulo são uma praga, querem que nós os aceitemos na sociedade mas depois são eles que não se integram.Manda-los todos para os farilhões isso sim era obra.Chegam , ocupam, a câmara paga e a policia só multa e carrega sobre quem lhes paga o ordenado e esses"cidadãos"ficam impunes.É preciso meter mãos á obra e correr com eles todos, tal qual o Sarkosi.
Paulo.R.. o meu pai que trabalhou desde os 5 anos a boca de um forno na industria vidreira tinha que trabalhar sábados e domingos para quando se reformou ao fim de maais de 50 anos de trabalho ter uma reforma de quase miseria e mais triste do que is...so e ver quem nunca fez nada na vida não so os ciganos terem bons carros casas que nunca pagam agua, luz, gaz, e telefone raramente pagam e bons subsidios pagos pelos contribuintes que são superiores a reforma do meu paiVer mais
Rita pois sim estou a ver k sarkosy sssss e o k nao falta em alcobaca e essas injusticas sociais sao culpa dos ciganos por acaso?? e ainda por cima geram racismos desnecessarios vergonha foi o tempo k os ciganos estiveram sem casa e tb habitantes da nossa terra k viviam em situacoes de pouca higiene sem luz etc etc minha gente parem de criticar so os ciganos estao a ir plo caminho mais facil....
Portugal Rita por acaso sabe me dar um nome de uma familia a quem a camara tenha dado uma casa? Eu posso lhe dar varios nomes de familias de Alcobaça que vivem em grandes necessidades, pessoas que durante uma vida fizeram descontos pagaram os seus impostos por acaso já viu um cigano pagar impostos e já agora tente se informar o que têm destruido roubado e quem sabe coisas muito mais graves.
Rita tenho amigos nesses predios de varias etnias compreendo k ha muitas injusticas eu tive k emigrar por nao ter nada nem um trabalho na regiao me deram sou alvo de descriminacao e nao sou cigana e sem me interessar especialmente por politica pergunto me onde esta o bom senso das pessoas e apetece me msmo dizer as vx na vida e mesmo necessario ser se cigano
Tuxa Li quase todos os comentários...sim há eventualmente muita falta de informação...acredito...mas, alguem me diga...porque é que as rendas não são pagas? Porque não pagam água... etc etc...
Alcobaça Portugal Tuxa não lhe sei responder mas penso que deve existir alguém que saiba ou então estou enganado e não sabem mas acham bem
Rosa Por muitas reuniões de câmaras que façam, o resultado é sempre o mesmo..............
Pedro...Não vejo que seja necessario uma reunião para resolver este assunto, da mesma maneira que se um de nós fosse apanhado a roubar a camara tambem não reunia iamos era presos, por isso a solução é facil se a policia nada faz, tem que ser a pou...lação a fazer e resolver o assunto da mesma maneira que o funcionario da empresa de iluminação decorativa da feira no sabado passado resolveu o assunto quando os apanhou a roubar o material que tinham acabado de desmonta.Ver mais
Tuxa ... Já agora...ele pgam algum terrado da feira que montam aos sábados junto ao mercado...fora os outros dias que também montam a banca perto do centro comercial e a polícia passa e nada diz... para além de não pagarem nada (o que é injusto) dá um mau aspeto terrível a esta terra que se diz de paixão!!!!
Rogério Manuel Madeira Raimundo alguém pode arranjar emprego? alguém tem soluções para as crianças que estão a viver em barracas? conhecem mesmo as pessoas? ou falam por falar? votei a favor da solução d'arrendar enquanto não há bairros de habitação social. a medida esten...de-se para outras famílias que não são de etnia cigana e que precisam de habitação condigna! o mal foi ter demorado 14 anos a resolver parte deste problema da Cova d'onça (faltam os 2 irmãos)! aquel'abRRaço e bom senso!!!
João Pergunto-me a mim, vale a pena estar-me eu a formar?, vale a pena trabalhar? porque não ameaçar, roubar e assaltar??? assim até me poderão oferecer uma casa não??? Estou farto de ouvir deputados municipais, vereadores (há já alguns anos por sinal), toda gente a desculpar-se de algo que eu era já pequenino e via crescer em Alcobaça, a enorme onda de assaltos e o constante clima de insegurança.
Rogério Manuel Madeira Raimundo Oh João...fazes cada pergunta!!! e faço-te eu 1: o clima de assaltos e de insegurança noutras zonas do país que não tem ciganos é devido a quê?
João...Bem isto é incrível mas... Eu não sou contra TODOS os elementos de etnia cigana, mas sim os que são desordeiros e que nada contribuem como são todas estas famílias da cova da onça... Só para ter noção, visto que toda gente se esquece, com q...ue contornos esta o assalto da lameira a um senhor que tinha uma mercearia que sempre criticou tal facto, coincidências... Como ficou a história do esfaqueamento em plena " taverna o capador" onde nenhum dos sujeitos foi detido... Como são justificados constantes assaltos que têm vindo a ser feitos por dois carros ( um branco e um preto) carregado desses elementos como a população dos capuchos já avisou a GNR de que é alvo desde o rebentamento deste que se pode chamar escândalo que começou as portas daquela localidade... Como justifica à já uns 15 anos atras registarem-se assaltos à ex-esplanada da sinfonia e vestígios dos mesmo ( volume de tabaco, caixas de gelado) serem sempre espalhados nu trajecto jardim do tribunal - lar Maria e Oliveira e jardim do tribunal-cova da onça... Coincidências.., nada mais...
Como se justifica os carros de alta cilindrada ??? Ordenados??? Onde estão os recibos de vencimento, as deduções de impostos???
Como se justifica a abordagem já feita imensas vezes por elementos desses à minha pessoa a e a outras junto do cineteatro para venda de telemóveis de gama elevada,???? São comprados é??
Sr Rogério quantas famílias existem por exemplo no ceeria, na ESDICA, na própria Escola primaria , etc ... e que câmara não apoia???
Será que das habitações sociais do cemitério, foram pagas ate à data todas as despesas??? Claro que sim, a câmara ira afirmar que sim porque liquidar esses valores é irrisório, mesmo sendo a própria câmara a fazer... Coisa que não faz aos seus fornecedores que descontam impostos ali e em vez de receberem a 30 dias é a 6 meses, um ano, ou mais... Mas isto são outras aguas... Alguma vez você veio a preocupar-se com isto??? Procurou tanto as redes sociais? A senhora Isabel granada levantou estas questões???
Pronto sei que a senhora Isabel Granada à já muito tempo levanta o problema do dois irmãos que têm alguns distúrbios.., se fosse um cidadão comum cuja Familia cumpre com todas as obrigações fiscais e civicas eram chamadas as entidades competentes e era internado por tempo indefinido... Não em Alcobaça são para estes dois senhores arranja-se casas... Em que municípios na zona Oeste se viu isso??? Não faz parte daninha maneira de ser tocar nestes assuntos, muito mais ser tão duro, mas existe limite para tudo. Isto que você aprovou é uma decisão para quanto tempo???
Deixo à reflexão... Focando desde já bem explicito que sou contra estas revoltas e tudo mais, mas como sempre eles têm mais regalias sem o merecer... Hoje a população procede como eles, vem para rua!!! Não tenho mesmo nada nada contra uma Familia que comprou casa junto à assessor, os filhos sempre se inseriram , bem como outra que reside na rua do antigo restaurante bem amado... São pessoas que sempre trabalharam, procuraram sempre o caminho do civismo... Para esse tudo!!! Ver mais
João ... Incrível... Com s outras zonas posso eu bem... Sou de Alcobaça e por diversas vezes já ouvi os policias a dizer que estes estão todos referenciados... Em muitos municípios a intervenção em bairros problemáticos com a eliminação dos me...smos resolveu... Porque é que em Alcobaça em vez de se resolver, se cria mais um problema com uma solução que há há partida parece provisoriamente definitiva... Quantos eram estes senhores à 10 anos e quantos são hoje em Alcobaça? Não se sabe, afinal ate ao recenseamento fogem e não se paga... E isto que preocupa, o crescimento dos mesmo no nosso pais tem vindo a aumentar exponencialmente vindo de outras partes da Europa... Coisa que também acontece em Alcobaça, acompanhado do clima de insegurança...
Tuxa... Pois, discordo de ambas as posturas... Falta pulso a quem tem estes assuntos para resolver...são programas atrás de programas... dá-se muito a quem só reclama direitos e esquece deveres... por falar em deveres, realmente ninguém me confirmou que as obrigações que todos temos de cumprir (renda, agua, luz, terrado etc) eles tb as cumprem...
Rogério Manuel Madeira Raimundo concordo com a Tuxa ... quando diz que tem de haver disciplina e não só programas atrás de programas...
Rogério Manuel Madeira Raimundo sou contra tds os que praticam atos criminosos! sou a favor da prevenção dos crimes...a habitação..o ordenamento do território...é responsavbilidade da câmara...quem deixou construir +1 bairro ilegal nos últimos anos na Lameira???PSD/Sapinho!!!
Rogério Manuel Madeira Raimundo ninguém votou PSD/Sapinho????
João...Esse terreno não pertence aos ditos ocupas?
João....ou pelo menos parte dele...
Rogério Manuel Madeira Raimundo mas quem permitiu construir ilegalmente?
João... correcto... mas a meu ver é mais gravosa a ocupação da cova da onça e do antigo terreno por e trás do lar, onde a câmara ao ter estas iniciativas fabulosas está a compactuar com construções ilegais (sim na cova da onça eram umas 2 barracas ...hoje já ia certamente em 5 ou seis, como está a compactuar e a incentivar novas instalações em terrenos ilegais... Porque há imagem do que tem acontecido, como os de fora sabem que aqui somos uns porreiros e damos casas, vêm para cá todos... Não contando com o problema dos dois irmãos que está entregue à segurança social para a qual nunca contribuíram...
João ... Relativamente à conotação politica que PS, CDS, CDU procuram fazer. Tem que se ter em conta que se isto chegou ao ponto que chegou estes também têm a sua Mea Culpa... a dita e tão falada oposição serve para apoiar caso concorde e se discordar evitar que estas coisas se sucedam caso não concorde... talvez haja que repensar o caminho que se está a levar... Isto é um problema de todas as facções politicas...
Rogério Manuel Madeira Raimundo a cova d'onça é 1 bom exemplo de como a câmara não soube e não sabe rentabilizar as suas propriedades principais...o laxismo nas barracas é igual...PS dezenas de anos e PSD 14 anos!!!...nós na CDU não podemos fazer + que criticar, protestar...as pessoas votaram para eles executarem...
Rosa...E o partido comunista entretanto o que fez. Em 25 anos, nada vi de importante... é sempre mais facil dizer mal dos outros do que fazer bem feito..
Rogério Manuel Madeira Raimundo Oh Rosa... o PCP não foi executivo, com pelouros. Como vereador só podia sugerir, propor, reclamar, criticar e votar. E aí nessa prática está documentada em site e blogue!!!
Rosa...boa resposta
**************************
1.9.2011...
opinião da munícipe AN:
"Rogério, parece-me bem a tua posição.
O que sei é que essas famílias vão ser alojadas numa casa que 30 anos atrás já viveu lá a família Joaquim Paródia, nunca arranjaram problemas a ninguém..."
****
1.9.2011...
opinião da munícipe FR:
"Vivo em Alcobaça há 15 anos, aprecio o qualidade de vida que não existe nas grandes cidade. Tem as suas vantagens. Possivelmente não me vou mudar daqui, uma vez que já constituí familia.
Mas......... cambada de CÍNICOS nesta terra.
As pessoas que estão contra o alojamento dos ciganos, são aquelas que perguntam a alguém que responde a um anuncio de trabalho de quem é filho, mora quem quem? e onde mora!!!!!! É verdade já me aconteceu e ainda ACONTECE. Não és de Alcobaça ficas à margem.
Se não integrarem, as crianças vão viver a mesma vida dos pais, em barracas sem alternativas, sem destino. Já visitei uma casa arrendada por um casal cigano e digo, fiquei surpreendida pela organização, nunca imaginei.
Agora muito importante, mesmo muito. A câmara deve de arranjar alguém que lhe consiga obter alguma confiança. E dar-lhes formação. Não ír para as aulas, obrigá-los a frequentar a escola. Visitem as casas, ensinem as mulheres a tratar da roupa, a deitar os filhos, a penteá-los de manhã. Aos homens façam-lhes sentir o prazer do trabalho.
Reclamam que não ajudam as famílias carenciadas, mas:
1º Muitas das famílias em dificuldades, vívem em segredo, em vergonha, dos vizinhos, da família.
2º Se sabem de tantas famílias em dificuldade, o que fazem para ajudar????????. dão um pacote de arroz e de açúcar no banco alimentar??????? já bateram na porta ao lado para oferecer um prato de comida?
Eu já fiz e se puder continua a fazer. Também já recebi ajuda, mas não tive vergonha de dizer que estava a precisar.
possivelmente, posso mudar de opinião, ou alterá-la, se for vítima desta etnia....... Mas não creio. Há uns anos estavam contra os negros. E eu conheço pessoas de cor impecáveis e leais.
O Municipio, não tem experiência neste assunto, deveria de procurar casos de sucesso noutros concelhos....... Porque já se viu que ninguém lhes vai ajudar ou dizer como fazer.
**********
região de cister de 1.9.2011
População manifesta-se contra alojamento de ciganos
Um grupo de cidadãos de Alcobaça está revoltado contra o alojamento de uma família cigana numa casa próxima ao Mosteiro. Para demonstrar o seu descontentamento, duas dezenas de pessoas reuniram-se, na passada terça-feira, junto à Câmara. Os manifestantes juntaram-se logo pela manhã, mas apenas depois do almoço ouviram algumas palavras por parte do presidente da Câmara.
“Queremos é que eles sejam alojados noutro local. Não tenho nada contra os ciganos e até sou amigo de alguns, mas esta não é a melhor opção”, reclama José Miguel Gedeão, um dos manifestantes presentes, referindo que a família alojada pela autarquia “não tem um passado muito favorável” a nível de comportamento.
Já Paula Damas não teve papas na língua, acusando a Câmara de dar “mais apoio aos indivíduos de etnia cigana do que aos idosos da cidade”.
Confrontado com as queixas da população, Paulo Inácio referiu que a medida “tinha de ser realizada”, pois já tinha sido aprovada pelo município em 1992. “Nesse ano, foi decidido encontrar fogos de habitação para várias famílias e esta é uma delas. Apenas estamos a cumprir o que foi acordado nesse período”, explica o autarca, sublinhando que o realojamento na Rua Miguel Bombarda foi aprovado na passada sexta-feira “por unanimidade“ durante a sessão de Câmara.
A escolha do local é, para Paulo Inácio, apenas “uma opção de mercado” e que a Câmara teve a preocupação de alojar naquele espaço a família mais jovem, o que à partida poderá “diminuir o risco de problemas”, visto que os membros estão mais “integrados na sociedade”.
Quanto à segurança, que é o que mais preocupava os manifestantes, o autarca avisou que serão tomadas medidas de modo a assegurar a “tranquilidade dos moradores” e que a família terá um grupo de acompanhamento, de modo a garantir a integração.
Paulo Inácio revelou que está será uma “opção provisória”, visto que estão a ser estudadas soluções para as habitações sociais. Com a mudança das famílias da Cova da Onça, a autarquia resolve um dos problemas para a abertura do Centro Escolar, marcada para o dia 15.
texto/foto luciano larrossa
*********
1.9.2011...do blogue do Felisberto Matos:
Quinta-feira, 1 de Setembro de 2011
Dizem que não são racistas mas....
Finalmente,a Câmara Municipal de Alcobaça tomou uma decisão sensata e cumpriu uma promessa da gestão anterior : realojou três famílias alcobacenses de etnia cigana,em apartamentos que tomou de arrendamento,para o efeito.
Mas mais uma vez,alguns outros(uns vinte?)alcobacenses vieram exibir o seu elevado conceito de cidadania,em manifestação frente à câmara.Arrogam-se, sabe-se lá a que título, o direito de não querer ciganos como vizinhos(neste caso é uma só família).
Antecipando-se à crítica,tal é a sua boa consciência,dizem que não são racistas,apenas não os querem na zona histórica da cidade,porque são barulhentos,roubam e dão mau aspecto ao turismo !!!
Como o protesto de há uns meses,em moldes e argumentos idênticos resultou,agora era só repetir a dose.Mas o presidente da câmara(embora pouco convicto e quase a pedir desculpas)desta vez não cedeu aos manifestantes.E estes prometeram continuar a sua luta!!!
Este caso seria simplesmente ridículo se não ofendesse direitos fundamentais do cidadão.Mas vai já na segunda edição e explora fácilmente, atávicos preconceitos rácicos e de insegurança numa população envelhecida ,e por isso é grave.
Adultos a brincar com o fogo em seara seca,há que ter os bombeiros de prevenção.
Publicada por Felisberto Matos em 01:27
Etiquetas: etnia cigana em Alcobaça
1 comentários:
Anónimo disse...
Direitos fundamentais dos cidadãos? Ter casa à borla, paga pelos os outros, quando até já lhes tinham dado outra antes? Temos todo direito fundamental de discordar e manifestar-nos, já que pagamos impostos (coisa que os ciganos não fazem) e é com os nossos impostos que estes marmanjos se vão instalar! E se eles têm tão má fama é por alguma coisa, não é só preconceito.Quer chamar-nos racistas chame.
1 de Setembro de 2011 08:46
Anónimo disse...
racistas são os ciganos que nem deixam casar com com não é cigano e não se juntam a mais ninguém. ainda por cima os únicos não ciganos a entrar na casa de ciganos são drogados vendedores de droga contrabandistas prestadores de apoios sociais e policias. deviam ser todos expulsos não pagam impostos não pagam rendas não compram os terrenos é uma pouca vergonha um roubo.
1 de Setembro de 2011 18:18
felisberto matos disse...
Anónimos:
Não gosto de falar com quem não dá a cara,mas aqui vai:
1)Direitos fundamentais-estão consagrados em artigos 12º,13º e outros da Constituição da Rep.Portuguesa e outras leis,na Declaração Universal dos Direitos Humanos e práticamente em leis de todos os regimes democráticos.
Ver meus textos anteriores sobre este assunto.
2)As convicções de cada um ,políticas ou ideológicas também são direitos fundamentais.Podemos discordar uns dos outros,não podemos é ser priviligiados,beneficiados,prejudicados,privados de qualquer direito ou isentos de qualquer dever em razão da ascendência,sexo,raça,,língua,território de origem,religião,convicções políticas,ideológicas,instrução,situação económica ou condição social.
3)há muitos outros portugueses e alcobacenses que vivem em casa de habitação social,muitos que não pagam a respectiva renda e até alguns que já não se justificaria terem esse apoio,por entretanto terem melhorado significativamente a sua situação económico social.
4)Não sei se vocês pagam mais impostos que os ciganos.Estes ,como qualquer pessoa pobre ou rica,pagam pelo menos IVA sobre o que consomem.
5)Acresce que são umas centenas ou milhares de muito ricos quem recebe recebe da UE e do estado portugês,80 ou 90% de todos os subsídios e isenções fiscais.São muitas centenas de milhões de euros e não uns trocos como os ciganos e outros necessitados.Por isso é cegueira ter inveja dos pobres.
6)A fama boa ou má depende mais dos outros do que dos próprios,sejam eles quem forem.Umas vezes é justa ,outras injusta.Um dos maiores roubos da história de Portugal aconteceu há bem pouco tempo.Banco Português de Negócios.Estamos todos a pagá-lo e de que maneira!Uns foram ministros,outros secretários de estado,conselheiros de estado,a fina flor do PSD.Não me consta que tenham sido os ciganos.
7)quem não quer ser chamado de racista não lhe veste a pele.Discriminar pessoas só por pertencerem um determinada raça,é puro racismo.
8)Também sei que há ciganos racistas.Um racismo não justifica outro.Quem defende que os ciganos deviam ser todos expulsos,para além de racista,sofre com toda a certeza de grave doença mental.
Aconselho procure tratamento, urgentemente.
2 de Setembro de 2011 03:46
************
cister.fm
CONTESTAÇÃO A NOVO REALOJAMENTO DE CIGANOS EM ZONAS NOBRES DE ALCOBAÇA ENDURECE
Aumenta a contestação popular contra a forma como têm estado a ser realojadas as famílias de etnia cigana em Alcobaça.
O que começou por ser uma contestação por causa da presença de uma família cigana no centro histórico estendeu-se ao realojamento deliberado, recentemente, pela Câmara Municipal, de mais duas famílias em ruas próximas ao Estádio Municipal de Alcobaça.
Os moradores e comerciantes de Alcobaça voltaram, hoje, dia 1 de Setembro a reunir com o presidente do executivo camarário, Paulo Inácio, sobre um assunto que já tinha originado uma manifestação na passada terça-feira.
Paulo Inácio frisou que «o realojamento é temporária e que as três famílias, antes a residir na Cova da Onça, irão, no futuro, para habitações sociais, a construir pela autarquia».
A resposta não agradou aos populares que já decidiram voltar a reunir na próxima segunda-feira, pelas 08h30, em frente aos Paços do Concelho, para decidir novas formas de contestação.
As medidas poderão passar por um protesto durante a inauguração do Centro Escolar ou por uma deslocação à Assembleia Municipal de Alcobaça, para além da realização de um “luto simbólico” que passará pelo encerramento dos estabelecimentos comerciais, assim como as portas e janelas dos moradores da cidade.
A Câmara Municipal realojou três famílias de etnia cigana em apartamentos da cidade de Alcobaça, por causa da abertura do centro educativo, situado na Quinta da Cova da Onça, o mesmo terreno onde habitavam, em barracas, cerca de 15 elementos de etnia cigana. Alguns destes elementos fugiram do bairro “Bela Vista”, criado pelo anterior executivo camarário com vista a realojar definitivamente as famílias de etnia cigana que moravam, há anos, em barracas de madeira, numa das principais entradas da cidade de Alcobaça. Alegaram “mau relacionamento” entre famílias para abandonarem as suas casas e exigiram novas soluções para a sua vida.
*************
cister.fm 4.9.2011
Famílias ciganas surpreendidas pela onda de protestos que causaram
Publicado a 4 de Setembro de 2011
O advogado das famílias de etnia cigana realojadas por apartamentos dentro da cidade de Alcobaça afirma que os protestos da população estão vazios de fundamento legal.
O advogado esclarece que os seus clientes «têm o cadastro criminal» limpo, razão pela qual não existe, segundo Adelino Granja «qualquer argumento jurídico do lado dos contestatários».
Adelino Granja refere, ainda, que os realojados foram apanhados de surpresa pela contestação pois «nunca foram confrontados diretamente por ninguém».
O movimento “Protesto Indignado da População Alcobacense” contesta, desde há alguns dias, o realojamento de famílias que viviam em barracas junto do novo centro escolar de Alcobaça em apartamentos situados em três pontos distintos da cidade.
Apesar de surpreendidos pela opinião pública e de algumas considerações que correm nas redes sociais da internet sobre alguns elementos da etnia, as famílias realojadas não pretenderem avançar com qualquer queixa crime por difamação.
O advogado alcobacense adianta que o processo de reinserção social, formalmente iniciado pela autarquia de Alcobaça há um ano, tem no realojamento recente uma «solução provisória».
Logo que a Câmara tenha condições para construir novas habitações sociais, estas três famílias, que antes moravam na Cova da Onça, serão realojadas em definitivo, esclarece o advogado.
Para esta segunda-feira está prevista nova manifestação, em frente ao edifício da Câmara Municipal, contra o realojamento das famílias ciganas. Apesar do advogado e da autarquia já ter garantido que a solução é temporária, o movimento popular continua a contestar a decisão camarária de arranjar casa às famílias que antes viviam em barracas na Cova da Onça, propriedade do Município de Alcobaça.
**********
região de cister de 8.9.2011
Câmara acaba com barracas na cidade apesar da contestação
Houve nova manifestação ao início da manhã de quinta-feira
Chegou ao fim a existência de barracas que serviam de habitação a pessoas na cidade de Alcobaça. O virar de página deu-se até ao final da passada semana com o realojamento dos últimos quatro agregados familiares de etnia cigana que ocupavam o terreno municipal junto ao Centro Escolar, que vai entrar em funcionamento no ano lectivo que agora começa.
A Câmara alojou as famílias em três casas distintas nas Ruas Araújo Guimarães, Poeta Silva Tavares e Miguel Bombarda, uma decisão que mereceu a aprovação dos vereadores da maioria, mas também dos três eleitos da oposição (PS e CDU). Um dos imóveis é do município, enquanto os outros dois foram arrendados.
O chege do executivo municipal justifica a medida com o facto de ter de resolver um compromisso assumido há vários anos pela autarquia (o de realojar aqueles cidadãos) e com a questão da abertura do Centro Escolar, que não poderia entrar em funcionamento com as habitações ilegais nas imediações.
A solução, que permitiu resolver o problema de 14 adultos e seis crianças, é, no entanto, provisória. Paulo Inácio quer encontrar outra solução de futuro.
O alojamento das famílias vai agora ser seguido “de perto” pelos serviços de Acção Social da Câmara, que vão exigir àqueles cidadãos “respeito pelas regras inerentes à habitação social”.
Todavia, a medida da autarquia, que agradou às pessoas agora realojadas, segundo o advogado das famílias, motivou vários protestos por parte de outros cidadãos de Alcobaça, que não querem ter como vizinhas pessoas de etnia cigana.
A contestação já se tinha feito notar há várias semanas, quando foi ventilada a possibilidade de alojar aquelas famílias na freguesia de Évora de Alcobaça. “Compreendo a reserva das pessoas, mas com equilíbrio e bom senso, acredito que haverá compreensão”, diz Paulo Inácio.
Adelino Granja lembra que os elementos daquelas famílias são pessoas de trabalho e que não têm qualquer problema nos seus registos criminais.
texto ANA FERRAZ PEREIRA
*************
cister.fm 4.9.2011
Famílias ciganas surpreendidas pela onda de protestos que causaram
Publicado a 4 de Setembro de 2011
O advogado das famílias de etnia cigana realojadas por apartamentos dentro da cidade de Alcobaça afirma que os protestos da população estão vazios de fundamento legal.
O advogado esclarece que os seus clientes «têm o cadastro criminal» limpo, razão pela qual não existe, segundo Adelino Granja «qualquer argumento jurídico do lado dos contestatários».
Adelino Granja refere, ainda, que os realojados foram apanhados de surpresa pela contestação pois «nunca foram confrontados diretamente por ninguém».
O movimento “Protesto Indignado da População Alcobacense” contesta, desde há alguns dias, o realojamento de famílias que viviam em barracas junto do novo centro escolar de Alcobaça em apartamentos situados em três pontos distintos da cidade.
Apesar de surpreendidos pela opinião pública e de algumas considerações que correm nas redes sociais da internet sobre alguns elementos da etnia, as famílias realojadas não pretenderem avançar com qualquer queixa crime por difamação.
O advogado alcobacense adianta que o processo de reinserção social, formalmente iniciado pela autarquia de Alcobaça há um ano, tem no realojamento recente uma «solução provisória».
Logo que a Câmara tenha condições para construir novas habitações sociais, estas três famílias, que antes moravam na Cova da Onça, serão realojadas em definitivo, esclarece o advogado.
Para esta segunda-feira está prevista nova manifestação, em frente ao edifício da Câmara Municipal, contra o realojamento das famílias ciganas. Apesar do advogado e da autarquia já ter garantido que a solução é temporária, o movimento popular continua a contestar a decisão camarária de arranjar casa às famílias que antes viviam em barracas na Cova da Onça, propriedade do Município de Alcobaça.
**********
região de cister de 8.9.2011
Câmara acaba com barracas na cidade apesar da contestação
Houve nova manifestação ao início da manhã de quinta-feira
Chegou ao fim a existência de barracas que serviam de habitação a pessoas na cidade de Alcobaça. O virar de página deu-se até ao final da passada semana com o realojamento dos últimos quatro agregados familiares de etnia cigana que ocupavam o terreno municipal junto ao Centro Escolar, que vai entrar em funcionamento no ano lectivo que agora começa.
A Câmara alojou as famílias em três casas distintas nas Ruas Araújo Guimarães, Poeta Silva Tavares e Miguel Bombarda, uma decisão que mereceu a aprovação dos vereadores da maioria, mas também dos três eleitos da oposição (PS e CDU). Um dos imóveis é do município, enquanto os outros dois foram arrendados.
O chege do executivo municipal justifica a medida com o facto de ter de resolver um compromisso assumido há vários anos pela autarquia (o de realojar aqueles cidadãos) e com a questão da abertura do Centro Escolar, que não poderia entrar em funcionamento com as habitações ilegais nas imediações.
A solução, que permitiu resolver o problema de 14 adultos e seis crianças, é, no entanto, provisória. Paulo Inácio quer encontrar outra solução de futuro.
O alojamento das famílias vai agora ser seguido “de perto” pelos serviços de Acção Social da Câmara, que vão exigir àqueles cidadãos “respeito pelas regras inerentes à habitação social”.
Todavia, a medida da autarquia, que agradou às pessoas agora realojadas, segundo o advogado das famílias, motivou vários protestos por parte de outros cidadãos de Alcobaça, que não querem ter como vizinhas pessoas de etnia cigana.
A contestação já se tinha feito notar há várias semanas, quando foi ventilada a possibilidade de alojar aquelas famílias na freguesia de Évora de Alcobaça. “Compreendo a reserva das pessoas, mas com equilíbrio e bom senso, acredito que haverá compreensão”, diz Paulo Inácio.
Adelino Granja lembra que os elementos daquelas famílias são pessoas de trabalho e que não têm qualquer problema nos seus registos criminais.
texto ANA FERRAZ PEREIRA