20/09/2011

4.940.(20Set11h6') Síntese da reunião de câmara (pública) Nº26.2011(13.9.2011). Aprovadas as normas da feira do Livro

Extra 3
Aprovadas as normas de funcionamento da Feira do livro 2011.
A Vereadora fez uma informação exaustiva.
Saudei o programa e o espaço escolhido.
Aproveitei para saudar Agnelo Ferreira que lançou "Pedaços de Mim" 
ver 4.934.
e para propor que os autores d'alcobaça que lançaram livros no ano tivessem todos a sua representação na Feira do Livro.
A vereadora desconhecia mas concordou.
Recomendei que rapidamente houvesse intervenção no Rio Baça e Alcoa de forma a se fazer uma pequena barragem que termine com a vergonha atual do envolvimento da confluência dos rios...
No projeto do Arq. Byrne parecia bonito. Assim parece que fica a metade!!!
Depois a noite está completamente às escuras nessa zona onde vai haver Feira do Livro: R. Dr. Brilhante, junto à Biblioteca, R. Dr. Nascimento e Sousa!!!
*****
região de cister de 15.9.2011

Feira do Livro promove zona ribeirinha de Alcobaça


A zona de confluência dos rios Alcoa e Baça, nas traseiras da Biblioteca Municipal, é o grande palco da Feira do Livro de Alcobaça, que decorre este ano entre 23 de Setembro e 2 de Outubro.


"Queremos dar destaque àquele espaço, que muitos cidadãos nem sequer conhecem", explica a vereadora da Cultura, pelouro responsável pela organização do evento.
Haverá uma zona de esplanada, os stands das editoras serão colocados de costas para os dois rios, haverá um palco com plateia e o pombal será transformado numa casinha de conto para as crianças.
Serão dez dias de intensa actividade cultural, com um programa que inclui apresentação de livros, contadores de histórias, teatro, ateliers infantis e vários momentos musicais, com interpretações para adultos e crianças.
‘As Histórias da Vanda’ é um dos eventos do programa, que privilegia os autores locais. A escritora Vanda Furtado Marques vai ler histórias de sua autoria, ao mesmo tempo que dá a conhecer os seus livros, que narram episódios da história de Portugal para um público infantil. Num dos dias, a autora sobe ao palco com a Academia de Música de Alcobaça para a iniciativa ‘Histórias com Música’.
De resto, o programa, que pode ser consultado nos serviços da Câmara e na Biblioteca, é muito extenso: há actividades das 10 às 23 horas nos dias de semana e das 14 às 24 horas aos sábados e domingos, dias em que as crianças dispõem de insufláveis.
A organização da autarquia tem o patrocínio e o apoio de várias instituições.
A zona ribeirinha foi inaugurada em 2009, depois de um projecto que permitiu recuperar o espaço da central eléctrica. A obra, da autoria dos arquitectos Gonçalo Byrne e Falcão de Campos, recuperou uma zona desagradada no centro da cidade e deu um novo colorido à confluência dos rios Alcoa e Baça.
Ana Ferraz Pereira