e morreu a 4noVEMbro 1847
***
the best:
https://www.youtube.com/watch?v=7wRUdNllW0s&list=RD7wRUdNllW0s#t=3
***
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/17592/hoje+na+historia+1847+-+morre+o+compositor+alemao+felix+mendelssohn.shtml
Morre em Leipzig, em 4 de novembro de 1847, aos 38 anos, Felix Mendelssohn Bartoldy, grande compositor alemão do século XIX. Mendelssohn compôs com apenas 16 anos a abertura da suíte "Sonhos de Uma Noite de Verão" que inclui a famosíssima Marcha Nupcial, possivelmente o fragmento musical mais executado em todo o mundo ao longo da história.
Mendelssohn começou a compor aos 9. Muitos vêem Mozart como o maior exemplo de prodígio precoce da história da música. Mas o gênio de Salzburg, até a idade adulta, compôs peças que os críticos jamais incluem entre suas obras-primas. Muito mais tarde, já adulto e artista consagrado, propôs-se a rever a peça. Não conseguiu fazer senão algumas insignificantes modificações.
https://www.youtube.com/watch?v=5FapP2wMCWQ
Mendelssohn nasceu em 1809, filho do banqueiro Abraham Mendelssohn e de Lea Salomon e neto do filósofo judeu-alemão Moses Mendelssohn, membro de uma família judaica, mais tarde convertida ao cristianismo.
Mendelssohn era certamente o músico pessoalmente mais bem-sucedido do século XIX. O mais intenso período de sua vida ocorreu quando foi indicado em 1835 como administrador, diretor musical e regente da orquestra Gewandhaus de Leipzig. Em pouco tempo, elevou a qualidade da vida musical na cidade ao nível das maiores capitais da Europa e em 1842 fundou o conservatório local com o fim de manter os padrões de excelência.
A escola seria vista como a melhor instituição de sua categoria em todo o mundo nos 50 anos que se seguiram. Em 1841, foi nomeado diretor da seção musical da Academia de Artes de Berlim, um empreendimento cultural recém instituído pelo rei Frederico da Prússia, quem lhe pediu que não só supervisionasse e regesse uma ampla variedade de programas, mas também compusesse, a pedido da coroa, complementos para a música incidental a sua deslumbrante Abertura para "Sonho de uma Noite de Verão" de 1826.
https://www.youtube.com/watch?v=wQmxw_rwSDw
Mendelssohn viajou como maestro convidado e compositor incessantemente e em março de 1837 assumiu responsabilidades adicionais de vida familiar quando se casou com Cécile Jeanrenaud. “Ligaria trabalho com mais trabalho, sucesso após sucesso, recebendo homenagens e mais homenagens e listando um número cada vez maior de admiradores e amigos” notou seu biógrafo, George Marek.
Antes de uma interrupção sabática entre 1844-1845, recebeu convite para reger a Orquestra da Sociedade Filarmônica de Londres durante o final da primavera de 1844. Chegou à Inglaterra em maio, propondo-se a tocar a Nona Sinfonia de Franz Schubert em Dó Maior “A Grande” que havia estreado na Gewandhaus 5 anos antes, mas os músicos riram-se às gargalhadas da extensão e da dificuldade de execução de seu final que teve de recuar de sua intenção, recusando-se, no entanto, a executar a sua popular Abertura Ruy Blas como compensação.
https://www.youtube.com/watch?v=bWaGq3HIojs
Sua temporada em Londres, porém, foi um estrondoso sucesso que o acompanhou em suas oito visitas posteriores ao país. Regeu o Concerto para Violino de Beethoven tendo como solista Joseph Joachim, o mais influente violinista de seu tempo. Apresentou também a íntegra de "Sonho de uma Noite de Verão" além de participar de intermináveis compromissos sociais e saraus de música de câmara.
Mendelssohn retornou à Alemanha para comandar o Festival de Música de Zweibrücken. Consumiu o verão todo para compor, em sua casa de Frankfurt, o principal projeto o Concerto para Violino dedicado ao ‘spala’ da orquestra de Gewandhaus, Ferdinand David.
No começo de 1845, depois de cortar significativamente suas obrigações com a Academia de Música, organizou-se para se dedicar exclusivamente à composição. Concluiu Elijah, programada para estrear no Festival de Birmingham no ano seguinte, completou suas sinfonias entre as quais se destaca a 4ª Sinfonia op. 90 “Italiana” e terminou o Quarteto de Cordas em Si Bemol Maior op. 87 e o Trio em Dó menor, op. 66.
No outono, o rei as Saxônia convenceu-o a retornar a seu posto na Gewandhaus. O frenético ritmo de vida foi então reativado o que o levou à morte em menos de dois anos.
***
O único que fica por fazer é cumprir com o próprio dever.
https://www.mensagenscomamor.com/mensagem/6221
*
O que ouvi dele me entusiasmou, estou fortemente convencido de que é um dos maiores talentos musicais de nosso tempo e é também uma dessas almas cândidas que raras vezes encontramos.
http://quemdisse.com.br/frase/o-que-ouvi-dele-me-entusiasmou-estou-fortemente-convencido-de-que-e-um-dos-maiores-talentos/60608/
*
"Isto me parece tão ambíguo, tão vago, tão facilmente mal entendido a respeito da música autêntica, que alimento a alma com mil coisas, melhores que as palavras."
***
biografia
http://guiadamusicaclassica.blogspot.pt/2009/05/biografia-de-felix-mendelssohn-1809.html
Biografia de Felix Mendelssohn (1809 - 1847)
Mozart é muitas vezes referido como exemplo de precocidade enquanto músico o que é uma forma de injustiça para Mendelssohn que em muitos aspectos até o bateu nesse aspecto.
Mendelssohn nasceu a 3 de Fevereiro de 1809 numa abastada família de Hamburgo. Muito cedo se tornaram evidentes os seus dotes musicais mas o pai não quis que a criança fosse tratada como um prodígio e sobretudo não encorajou a carreira musical do jovem até ter a certeza absoluta que esse era um desígnio sério.
Não obstante Mendelssohn teve uma educação musical de eleição que os recursos da família proporcionaram. Com apenas 9 anos faz a sua primeira audição pública e aos 13 conhece Goethe de quem seria o protegido e de quem temos possivelmente a primeira indicação de genialidade. Para além de pianista Mendelssohn também demonstrou desde logo capacidades para a composição e entre os 12 e 14 anos compôs várias peças para conjuntos de cordas que apenas recentemente foram publicadas.
Aos 15 anos compõe a sua primeira sinfonia para Orquestra completa Op. 11 em Dó menor (oiçam aqui o primeiro andamento). Um ano mais tarde compõe o Octeto para cordas em Mi bemol Maior e aos dezassete termina este ciclo com o Op. 21 a Abertura para a peça de Shakespeare "Sonho de uma noite de verão". Estas três composições seriam suficientes só por si por estabelecer o génio de Mendelssohn e assegurar a sua imortalidade porém ele viria a dar à Música Clássica e atrevo-me a dizer à música em geral, a noção revolucionária (na altura considerada reaccionária) que mesmo a música antiga, a antiga no tempo estávamos a falar de Bach ou de Beethoven podia também ser tocada e interpretada.
Temos hoje dificuldade em imaginar que não era assim, mas na verdade não era. As obras dos compositores que hoje veneramos dificilmente venciam o obstáculo do tempo. A primeira das obras que Mendelssohn trouxe de novo e definitivamente para a luz foi nada menos nada mais do que a Paixão Segundo São Mateus em 1829. Note-se para ter uma ideia, que esta obra que hoje consideramos um esteio da cultura ocidental, não era interpretada desde o falecimento de Bach em 1750. O conservatório que Mendelssohn viria mais tarde a fundar em Leipzig em 1843 perpetuaria essa tradição que podemos dizer é a génese do hábito de ouvirmos música "antiga".
Entretanto em 1829 Mendelssohn visita pela primeira vez Inglaterra e a Escócia país onde se sente especialmente bem recebido. Esta seria a primeira de 10 viagens que viriam a culminar na ultima grande obra sinfónica, a Sinfonia Escocesa de 1842.
Três anos depois é publicado o primeiro volume dos oito volumes de "Lieder Ohne Worte" (canções sem palavras) que estabelecem definitivamente Mendelssohn como um nome conhecido embora não tanto pelo mérito artistico mas mais pelo sucesso comercial que estas canções registaram (oiçam aqui um exemplo).
Em 1835 torna-se maestro da Leipzig Gewandhaus que como vimos há pouco acabaria por transformar num verdadeiro conservatório e mais do que isso um modelo dos actuais esquemas de programação pelos quais ainda nos regemos.
Em 1837 casa-se com Cécile Jeanrenaud de quem tem 5 filhos. Nenhum deles viria a seguir a carreira de músico. A vida pessoal de Mendelssohn se comparada com a de outros compositores da época é curiosamente um espelho das próprias noções "conservadoras" de Mendelssohn. Não se conhecem casos (excepto talvez com a soprano Sueca Jenny Lind), não se conhecem dificuldades psicológicas, diz-se que isso explica a falta de chama verdadeira na sua música. Não me parece uma avaliação justa ...
Em 1839 e 1841 Mendelssohn continua na sua missão de divulgar obras que doutra forma cairiam no esquecimento para sempre estreando a 9ª Sinfonia de Schubert e a primeira de Schumann.
Em 1842 compõe o resto da suite Orquestral "Sonho de uma noite de Verão" que inclui possivelmente a composição mais conhecida de Mendelssohn a célebre marcha nupcial.
Desse mesmo ano data a Sinfonia Nº 3 (dita "A Escocesa") e que foi uma das suas ultimas obras sinfónicas. Em 1844 compõe o seu concerto para Violino de que falámos aqui e que esteve a votação para a eleição do nosso concerto de violino preferido, tendo conquistado o quinto lugar.
Mendelssohn estava por esta altura já perto do fim da sua vida tendo falecido seis meses após a sua irmã Fanny ela também compositora e notável pianista. Mendelssohn faleceu em Hamburgo a 4 de Novembro de 1847 com apenas 38 anos.
Mendelssohn nasceu a 3 de Fevereiro de 1809 numa abastada família de Hamburgo. Muito cedo se tornaram evidentes os seus dotes musicais mas o pai não quis que a criança fosse tratada como um prodígio e sobretudo não encorajou a carreira musical do jovem até ter a certeza absoluta que esse era um desígnio sério.
Não obstante Mendelssohn teve uma educação musical de eleição que os recursos da família proporcionaram. Com apenas 9 anos faz a sua primeira audição pública e aos 13 conhece Goethe de quem seria o protegido e de quem temos possivelmente a primeira indicação de genialidade. Para além de pianista Mendelssohn também demonstrou desde logo capacidades para a composição e entre os 12 e 14 anos compôs várias peças para conjuntos de cordas que apenas recentemente foram publicadas.
Aos 15 anos compõe a sua primeira sinfonia para Orquestra completa Op. 11 em Dó menor (oiçam aqui o primeiro andamento). Um ano mais tarde compõe o Octeto para cordas em Mi bemol Maior e aos dezassete termina este ciclo com o Op. 21 a Abertura para a peça de Shakespeare "Sonho de uma noite de verão". Estas três composições seriam suficientes só por si por estabelecer o génio de Mendelssohn e assegurar a sua imortalidade porém ele viria a dar à Música Clássica e atrevo-me a dizer à música em geral, a noção revolucionária (na altura considerada reaccionária) que mesmo a música antiga, a antiga no tempo estávamos a falar de Bach ou de Beethoven podia também ser tocada e interpretada.
Temos hoje dificuldade em imaginar que não era assim, mas na verdade não era. As obras dos compositores que hoje veneramos dificilmente venciam o obstáculo do tempo. A primeira das obras que Mendelssohn trouxe de novo e definitivamente para a luz foi nada menos nada mais do que a Paixão Segundo São Mateus em 1829. Note-se para ter uma ideia, que esta obra que hoje consideramos um esteio da cultura ocidental, não era interpretada desde o falecimento de Bach em 1750. O conservatório que Mendelssohn viria mais tarde a fundar em Leipzig em 1843 perpetuaria essa tradição que podemos dizer é a génese do hábito de ouvirmos música "antiga".
Entretanto em 1829 Mendelssohn visita pela primeira vez Inglaterra e a Escócia país onde se sente especialmente bem recebido. Esta seria a primeira de 10 viagens que viriam a culminar na ultima grande obra sinfónica, a Sinfonia Escocesa de 1842.
Três anos depois é publicado o primeiro volume dos oito volumes de "Lieder Ohne Worte" (canções sem palavras) que estabelecem definitivamente Mendelssohn como um nome conhecido embora não tanto pelo mérito artistico mas mais pelo sucesso comercial que estas canções registaram (oiçam aqui um exemplo).
Em 1835 torna-se maestro da Leipzig Gewandhaus que como vimos há pouco acabaria por transformar num verdadeiro conservatório e mais do que isso um modelo dos actuais esquemas de programação pelos quais ainda nos regemos.
Em 1837 casa-se com Cécile Jeanrenaud de quem tem 5 filhos. Nenhum deles viria a seguir a carreira de músico. A vida pessoal de Mendelssohn se comparada com a de outros compositores da época é curiosamente um espelho das próprias noções "conservadoras" de Mendelssohn. Não se conhecem casos (excepto talvez com a soprano Sueca Jenny Lind), não se conhecem dificuldades psicológicas, diz-se que isso explica a falta de chama verdadeira na sua música. Não me parece uma avaliação justa ...
Em 1839 e 1841 Mendelssohn continua na sua missão de divulgar obras que doutra forma cairiam no esquecimento para sempre estreando a 9ª Sinfonia de Schubert e a primeira de Schumann.
Em 1842 compõe o resto da suite Orquestral "Sonho de uma noite de Verão" que inclui possivelmente a composição mais conhecida de Mendelssohn a célebre marcha nupcial.
Desse mesmo ano data a Sinfonia Nº 3 (dita "A Escocesa") e que foi uma das suas ultimas obras sinfónicas. Em 1844 compõe o seu concerto para Violino de que falámos aqui e que esteve a votação para a eleição do nosso concerto de violino preferido, tendo conquistado o quinto lugar.
Mendelssohn estava por esta altura já perto do fim da sua vida tendo falecido seis meses após a sua irmã Fanny ela também compositora e notável pianista. Mendelssohn faleceu em Hamburgo a 4 de Novembro de 1847 com apenas 38 anos.
Ler mais: http://guiadamusicaclassica.blogspot.com/2009/05/biografia-de-felix-mendelssohn-1809.html#ixzz4P1reZt9J
Under Creative Commons License: Attribution
***
https://www.youtube.com/watch?v=SUDvZaMl4RU&list=RDSUDvZaMl4RU#t=2
***
04 de Novembro de 1847: Morre o compositor alemão Felix Mendelssohn, nome maior do Romantismo.
Compositor, pianista, maestro e professor alemão, nasceu em 1809, em
Hamburgo, na Alemanha, e morreu em 1847, em Leipzig. Foi uma das figuras mais
importantes do início do período romântico. Mendelssohn foi um homem dotado: um
bom pintor, um bom escritor e, com amplos conhecimentos literários, foi
principalmente um grande compositor, um soberbo pianista e organista, um bom
violinista e um maestro valoroso. Combinava o classicismo das suas composições
com uma inclinação romântica, transmitindo à sua obra uma estilização muito
própria. O seu perfeccionismo quanto à forma é perfeitamente notável no legado
musical que deixou. Esta tendência levou a que o seu formalismo fosse, muitas
vezes, confundido com superficialidade e ligeireza, o que o trouxe para um
segundo plano da música clássica. Posteriormente, foi-lhe reservado o lugar
merecido e a redescoberta do seu romantismo é uma realidade, patente na gravação
e apresentação mais frequente das suas peças.
Começou a estudar Piano com a mãe e, mais tarde, com Ludwig Berger e com K. F. Zelter, altura em que se revelou um compositor bastante precoce. Durante a adolescência, escreveu várias composições, entre elas cinco óperas, 11 sinfonias para orquestra de cordas, concertos, sonatas e fugas. Depois, com apenas 17 anos, em 1826, compôs o acompanhamento musical para uma peça de Shakespeare, Sonho de Uma Noite de verão. Ainda hoje, esta é uma das suas obras mais reconhecidas e divulgadas e surpreende a maturidade de composição que o jovem Mendelssohn já revelava com esta idade. Nesse trabalho, os efeitos atmosféricos e as melodias líricas novas revelaram também a sua originalidade como compositor. Em 1829, deu-se, por inteira iniciativa de Mendelssohn, um acontecimento de grande relevo na vida musical da Alemanha e de todo o mundo: a primeira audição, depois da morte de Bach, de A Paixão Segundo S. Mateus, conduzida pelo compositor. A sua atividade como chefe de orquestra recebeu um grande impulso com essa iniciativa; algum tempo depois, foi nomeado diretor de todas as instituições musicais, públicas e privadas, da cidade de Düsseldorf.
Começou a estudar Piano com a mãe e, mais tarde, com Ludwig Berger e com K. F. Zelter, altura em que se revelou um compositor bastante precoce. Durante a adolescência, escreveu várias composições, entre elas cinco óperas, 11 sinfonias para orquestra de cordas, concertos, sonatas e fugas. Depois, com apenas 17 anos, em 1826, compôs o acompanhamento musical para uma peça de Shakespeare, Sonho de Uma Noite de verão. Ainda hoje, esta é uma das suas obras mais reconhecidas e divulgadas e surpreende a maturidade de composição que o jovem Mendelssohn já revelava com esta idade. Nesse trabalho, os efeitos atmosféricos e as melodias líricas novas revelaram também a sua originalidade como compositor. Em 1829, deu-se, por inteira iniciativa de Mendelssohn, um acontecimento de grande relevo na vida musical da Alemanha e de todo o mundo: a primeira audição, depois da morte de Bach, de A Paixão Segundo S. Mateus, conduzida pelo compositor. A sua atividade como chefe de orquestra recebeu um grande impulso com essa iniciativa; algum tempo depois, foi nomeado diretor de todas as instituições musicais, públicas e privadas, da cidade de Düsseldorf.
Na sua música, Mendelssohn observou os modelos
clássicos e os aspetos-chave do Romantismo. O seu movimento artístico exaltou os
sentimentos e a imaginação, acima das formas rígidas e das tradições. Entre os
seus trabalhos mais famosos encontram-se Overture to a Midsummer Night's
Dream (1826), Italian Symphony (1833), Scottish Symphony
(1843), Violin Concerto in E Minor-Major (1844), dois concertos para
piano (1831, 1837), a oratória Elijah (1846) e várias peças de música de
câmara.
O excesso de trabalho e o choque da repentina morte da irmã Fanny
(também ela compositora), em maio de 47, resultou na sua própria morte, em
novembro desse mesmo ano.
Fontes:Infopédia
wikipedia
(imagens)
Selo alemão dedicado a
Mendelssohn
https://www.youtube.com/watch?v=y1uvYdW8MSk&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2KxSSTQhCWKuAn9MNwZeutfOtm459529wxBpKk71KD_DcsfZOctpToQhs*
https://www.youtube.com/watch?v=K67o86CS5uo&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2GPn97dnG_E2I1IBYx9Y1IKEwzxMCB198uDQF-Qb9uNsWbYCZqHu4bfsw
*
https://estoriasdahistoria12.blogspot.com/2018/11/04-de-novembro-de-1847-morre-o.html?fbclid=IwAR2c419w3o_i5DLYFFUwUClEL_ljr6fylj-gFQuhlJKLFuAjhNyNW891vRA
***