06/10/2011

5.028.(6out2011.9h29') Lendo com mais atenção a documentação "O acordo de pagamento de dívida" SUMA

0. Dívida brutal de 3.174.779,57€
1. É possível uma câmara assumir na  reunião de 4 Out 2011 uma dívida de 200 mil euros, de 2 faturas Julho de 2011  que ainda não se venceram (30out2011)??? Não é o carro andar à frente dos bois?
(ver cláusula 1ª e anexo1)
2. Desde 30 Abril de 2010 que não pagam faturas à SUMA...
Quando eu perguntava como estávamos de pagamentos, em cada reunião de câmara, fugiam à questão...
Alinhei uma vez para um acordo destes no início do mandato...
Em todas as reuniões de Assembleia Municipal foi sugerido, pela CDU, a necessidade de uma reunião sobre finanças perante os preocupantes dados e perante os que não constavam na informação financeira.
É de salientar que na informação financeira não consta nada do estado dos Serviços Municipalizados que tem 2 faturas mensais impressionantes para pagar à "Águas do Oeste".
A resposta do Presidente da Câmara, em Assembleia Municipal, foi sempre de satisfação com o que estavam a fazer, quer PSD/Sapinho quer PSD/Inácio. Paulo Inácio até chegou a afirmar que tinha feito "um milagre"! Na última AM cantou os seus feitos mas não disse uma palavra que no dia seguinte colocava para consulta este calote à SUMA!
3. Nos meses de verão, a média mensal a pagar ronda os 200 mil euros!
A faturação anual da SUMA ronda os 2,1M€...
4. Os juros de mora expressos neste "acordo" são impressionantes: 245.248,81€...
5. É importante registar que estas práticas de sonegar, esconder, não são de agora! Nas contas do ano eleitoral de 2009, o PSD Sapinho/Inácio, surpreendemente, deparámos com  400 mil euros de juros de mora, por dívidas à SUMA o que revela uma prática sistemática, prolongada, de não pagamento das grandes faturas!!!
6. Nas cláusulas 3 e 4 fica o compromisso natural de pagar tb as novas faturas de cada mês!!! Com o risco de "perdão de juros" contemplados neste acordo!
7. Na documentação não havia texto político!!!
8. Na documentação não havia nenhuma informação ténica de quem controla todo este sistema de recolha e trasnporte de resíduos sólidos urbanos, varredura urbana e extensão...Praias...
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via cister.fm
CDU desagradada com gestão de Paulo Inácio da Câmara

Publicado a 15 de Outubro de 2011
A CDU está revoltada com a gestão financeira por parte da maioria PSD que governa a Câmara de Alcobaça.
Rogério Raimundo acusa Paulo Inácio de «falta de transparência», pelo facto de no espaço de uma semana ter apresentado números totalmente diferentes da gestão do Município.
Na Assembleia Municipal do passado dia 30 de Setembro, o vereador da CDU ouviu o presidente do executivo camarário afirmar que o município tinha uma poupança de um milhão de euros, mas poucos dias depois, na reunião de Câmara do passado dia 4 de Outubro, referiu que Alcobaça tem uma dívida de 2,1 milhões de euros à SUMA, empresa que recolhe o lixo do concelho, e de 3,2 milhões à Águas do Oeste.
Rogério Raimundo diz que «a estes valores acrescem cerca de 800 mil euros que a autarquia terá de pagar só em juros».
Os números deixaram Rogério Raimundo revoltado e, agora, o vereador diz que esta gestão financeira da maioria PSD não é a mais indicada.