via Gazeta das Caldas
Alcobaça vai ter Unidade de Cirurgia de Ambulatório
Publicado a 28 de Outubro de 2011 .
É inaugurada na próxima segunda-feira, dia 31 de Outubro, a Unidade de Cirurgia Ambulatória do Centro Hospitalar Oeste Norte (CHON), localizada no Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça.
Resultado de obras de adaptação nas instalações do hospital alcobacense, a nova unidade vai permitir concentrar em Alcobaça grande parte das intervenções cirúrgicas que não requerem internamento na área de abrangência do CHON, que integra os hospitais de Alcobaça, Caldas da Rainha e Peniche.
A inauguração do novo espaço está marcada para as 10h30.
J.F.
***
via cister.fm:
Unidade de Cirurgia Ambulatória inaugurada
Publicado a 31 de Outubro de 2011
Hospital de Alcobaça, que pertence ao Centro Hospitalar Oeste Norte (CHON), inaugurou esta segunda-feira, uma Unidade de Cirurgia de Ambulatório.
Aumentar a comodidade do doente, envolver o doente e a família nos cuidados de saúde, promover uma recuperação pós operatória e a reabilitação sócio profissional mais rápidas; reduzir o tempo de permanência hospitalar e o tempo de espera cirúrgico, com redução dos riscos inerentes e prestar de cuidados individualizados e humanizados, são os objetivos desta nova unidade.
Com capacidade para acolher oito doentes, a Unidade dispõe de uma sala de Bloco Operatório para intervenções sob anestesia geral ou locoregional e de uma sala para realização de pequena cirurgia sob anestesia local. Numa primeira fase, a unidade será usada pelas especialidades de Cirurgia Geral, Urologia e Ortopedia.
Com um investimento de 50 mil euros, referentes à realização de obras e aquisição de equipamento, esta iniciativa contou com o apoio de diversas entidades que, a título de mecenato, contribuíram com 20 mil euros para a aquisição de diverso equipamento.
A cerimónia de inauguração contou com o Presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o Presidente da Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória e o Conselho de Administração do CHON.
O CHON entrou em funcionamento no dia 23 de Janeiro de 2009, e integra o Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, o Hospital de Alcobaça e o Hospital de Peniche. A abertura desta Unidade faz parte da estratégia de descentralização de actividades ao nível de todo o CHON, que tem como objectivo a rentabilizar os recursos técnicos e humanos existentes e proporcionar uma resposta integrada da capacidade assistencial aos 220 mil utentes que serve.
***
via região de cister de 3.11.2011
| Edição | |
|
Hospital de Alcobaça tem nova unidade de cirurgia |
Cirurgia geral, urologia e ortopedia são algumas das especialidades de intervenções cirúrgicas a utentes do Oeste Norte que passam a ser feitas em Alcobaça, em regime de ambulatório, que dispensa internamento do doente, desde esta segunda-feira, quando o novo serviço foi inaugurado no Hospital.
|
Para além de reduzir "de forma significativa" a lista de espera para cirurgias, que neste momento é de 600 utentes, como explicou o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Oeste Norte (CHON), Carlos Sá, a Unidade de Cirurgia Ambulatória tem como missão aumentar a comodidade do doente, envolver o doente e a família nos cuidados de saúde, promover uma recuperação pós operatória e a reabilitação sócio profissional mais rápidas. Com capacidade para acolher oito doentes, que repousam nas camadas da unidade apenas algumas horas após a cirurgia, o novo serviço dispõe de uma sala de bloco operatório para intervenções sob anestesia geral e de uma sala para realização de pequena cirurgia com anestesia local. Com um investimento total de 70 mil euros, referentes à realização de obras e aquisição de equipamento, o serviço é uma realidade graças ao apoio de vários mecenas, que contribuíram com 20 mil euros para a aquisição de equipamento diverso. O novo serviço foi implementado no espaço do antigo serviço de pediatria, que já serviu também a medicina interna. "Esta é uma mais valia sobretudo para os doentes", considerou o director do serviço de cirurgia do CHON, Pedro Coito. "Esta abertura integra-se na estratégia de alargamento do centro hospitalar", disse Carlos Sá, que sublinhou a importância da rentabilização dos recursos físicos, técnicos e humanos. "A cirurgia de ambulatório é a melhor alternativa em muitos casos para o utente e para o Estado", defendeu o recém-empossado presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Cunha Ribeiro. O novo responsável dos serviços de saúde da região acredita que a crise deve ser transformada em oportunidade, apesar de reconhecer que não existem médicos suficientes na área que representa. "Só vamos ter profissionais que cheguem dentro de alguns anos. Até teremos de saber viver com o que temos", disse Cunha Ribeiro, que defende que "a concentração é amiga da qualidade", numa clara referência ao encerramento de algumas unidades na região e à concentração de serviços noutras. O presidente da Câmara de Alcobaça manifestou satisfação pela inauguração do serviço e disse reconhecer "o esforço por parte do CHON". A par de Carlos Sá, Cunha Ribeiro, Pedro Coito e de Paulo Inácio, a inauguração contou com a presença do presidente da Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória e do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, dona do edifício do hospital.
Ana Ferraz Pereira
|
|
|
|
|
|